Conheça a FAEMG

A FAEMG (Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Minas Gerais) defende os interesses dos produtores rurais do estado.

Crédito Rural

Veja informações sobre os financiamentos destinados aos produtores rurais, cooperativas ou associações para fomentar a produção e comercialização de produtos agropecuários.

Informações Jurídicas

Acesse os documentos disponibilizados pela Assessoria Jurídica para auxiliar os produtores rurais.

Contribuição Sindical
Leiloeiros Rurais

Veja todas as informações sobre os leiloeiros rurais do estado de Minas Gerais.

Compartilhe


Encontro em Guaxupé destaca importância da mulher no campo

MULHERES DO AGRO
ESCRITO POR JOÃO PEDRO BERNARDES, DE PASSOS
24/04/2024 . SISTEMA FAEMG, SINDICATOS, FAEMG

Mais de 500 mulheres estiveram presentes no 2º Encontro de Produtoras Rurais em Guaxupé, São Pedro da União e Região, promovido pelo Sindicato dos Produtores Rurais de Guaxupé. O evento realizado no Sítio Jaboti foi espaço para debater sobre “Boa Práticas Trabalhistas”, “Gestão Sustentável" e “Protagonismo Feminino no Agronegócio”, pecuária, agricultura familiar, dentre outros assuntos. Participaram mulheres de Guaxupé, São Pedro da União e região. O objetivo foi proporcionar um lugar para compartilhar experiências, desafios e conquistas em uma jornada de fortalecimento e apoio coletivos.

Todas as fotos: Fernanda Mussara 

Além de uma programação especial, o encontro contou com a participação de líderes locais e apoiadores do evento, como o Sistema Faemg Senar, representado por Silvana Novais, gerente da Mulher, do Jovem e da Inovação, e Rogger Coelho, gerente regional de Passos. No local, algumas participantes levaram produtos artesanais produzidos após os cursos realizados pelo Sistema Faemg Senar na região.

"É muito interessante ver como as mulheres têm se mobilizado para participar ativamente, gerando conexão, buscando conhecimento e informação, e fazendo uma diferença muito grande umas nas vidas das outras. Não foi diferente em Guaxupé. Nós vimos isso porque foi um evento para levar conhecimento a elas, buscar conexão e discutir assuntos pertinentes ao seu dia a dia, bem como ao papel de líderes e gestoras”, disse Silvana Novais.

A ADR Maria Jose´ Cyrino, a presidente do SPR de Alfenas, Elvira Alice Ribeiro, e Silvana Novais

O evento e a valorização da mulher no campo

A participação expressiva no evento mostra a força da mulher no campo. "O encontro foi muito bom. A gente que sempre trabalhou na roça, mas nunca fomos tão valorizadas. As palestras foram muito boas e proporcionaram muito conhecimento para nós todas," disse Alice Fukumoto Queiroz, produtora e proprietária do Sítio Jaboti. “Através dos cursos oferecidos pelo Sistema Faem Senar, consegui desenvolver uma renda extra com a venda de produtos defumados. Este é o caso de muitas mulheres aqui que também mudaram suas realidades, tornando-se produtoras”, complementou.

A produtora Alice Fukumoto, seu marido Ari Martins de Queiroz e o presidente do sindicato de Guaxupé, Mae´

“Um evento muito especial, pois era um sonho que começou pequeno, mas as coisas foram acontecendo e se transformando em conhecimento, amizade, capacitação e networking. Para nós, foi um passo importante rumo ao que imaginamos ser um mundo melhor dentro do agronegócio”, disse o presidente do Sindicato de Produtores Rurais de Guaxupé, Mario Guilherme Perocco Ribeiro Do Valle (Maé).

“Nós recebemos desde a produtora, a trabalhadora rural, a todas as pessoas que têm contato direto com a terra. Enaltecemos não só a cultura do café, como o pessoal da agricultura, da agricultura familiar, da pecuária, o pessoal que trabalha com leite, com beneficiamento de leite, milho, soja”, explicou a agente de desenvolvimento rural (ADR) de Guaxupé, Maria José Cyrino.

Equipe do Sistema Faemg Senar acompanhada do presidente do Sindicato de Guaxupé, Mae´

O 2º Encontro de Produtoras Rurais de Guaxupé, São Pedro da União e Região ainda teve o apoio da Comissão Faemg Mulher, Cooxupé, Emater, Basf, Sicoob Agrocredi, ICL e Husqvarna.