Conheça a FAEMG

A FAEMG (Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Minas Gerais) defende os interesses dos produtores rurais do estado.

Crédito Rural

Veja informações sobre os financiamentos destinados aos produtores rurais, cooperativas ou associações para fomentar a produção e comercialização de produtos agropecuários.

Informações Jurídicas

Acesse os documentos disponibilizados pela Assessoria Jurídica para auxiliar os produtores rurais.

Contribuição Sindical
Leiloeiros Rurais

Veja todas as informações sobre os leiloeiros rurais do estado de Minas Gerais.

Dias
0 0 0
Horas
0 0
Minutos
0 0
Segundos
0 0
Compartilhe


Encontro em Porteirinha reúne centenas de produtores atendidos pelo ATeG

ATEG
ESCRITO POR RICARDO GUIMARÃES, DE MONTES CLAROS
23/05/2023 . SISTEMA FAEMG, SINDICATOS, SENAR, INAES, FAEMG

Encontro proporcionou conhecimento aos produtores rurais e  a alunos de Instituição de Ensino no Norte de Minas 

A parceria entre o Sistema Faemg Senar e o Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Porteirinha tem garantido aos produtores rurais do Norte de Minas evolução e ainda mais qualidade no dia a dia de trabalho por meio do Programa de Assistência Técnica e Gerencial – ATeG. A área de abrangência do sindicato, que atua nos municípios de Porteirinha, Serranópolis de Minas e Pai Pedro conta com seis grupos de assistência em andamento, beneficiando diretamente 170 produtores rurais das cadeias da avicultura, bovinocultura de leite, agroindústria e apicultura.

“Esses produtores estão recebendo capacitação, qualificação e assistência técnica e gerencial. Essas são chaves para o sucesso e para o futuro. O sindicato tem buscado e demandando ao Sistema Faemg Senar as ações para o desenvolvimento para o município, porque aqui temos um povo que quer crescer”, define o presidente do sindicato, Elton Mendes.

Evento reuniu centenas de produtores rurais da região 

Parte deste empenho na evolução técnica dos produtores locais pode ser visto durante um encontro realizado pelo Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Porteirinha. O evento, com a presença de mais de 200 pessoas, sendo a maioria produtores vinculados ao ATeG, debateu a importância da gestão nas propriedades rurais e orientações para saúde dos produtores, contando com palestras do consultor master da bovinocultura do Sistema Faemg Senar, Walter Ribeiro, e do instrutor do Senar Minas Raphael Sanzio.

“O sindicato de Porteirinha é muito ativo. Nesse evento trouxemos algo a mais para entregar ao produtor rural, tratando temas também fora da portaria das propriedades atendidas pelo ATeG. E ver esse público grande, o produtor engajado, significa que estão satisfeitos, que o produto que estamos entregando com a assistência técnica está bem avaliado”, pontua o analista de ATeG Wender Guedes.

O analista de ATeG Wender Guedes participou do evento 

Novos aprendizados

Ao longo das duas palestras, o público tirou dúvidas e buscou novas orientações. O apicultor Antônio Oliveira de Aguiar, que é do ATeG, quer levar mais estes aprendizados para dentro da sua propriedade. O objetivo é seguir evoluindo e atingir novas metas produtivas nos seus enxames.

“O evento foi importante para ampliar ainda mais nossos esclarecimentos sobre as atividades rurais e também saber valorizar o nosso trabalho para conseguir gerenciar melhor nossa propriedade e conquistar mais fonte de renda. Com o ATeG, já estou aprendendo a organizar todo o processo, o que tem ajudado a melhorar a produtividade. Quero ir mais além com apoio da assistência técnica e de eventos como este”.

Equipe do Sistema Faemg Senar e do Sindicato de Porteirinha 

Produtores rurais e estudantes de um curso técnico em agropecuária também estiveram presentes ao evento. Os alunos, com idade entre 16 e 30 anos, são da cidade vizinha, Pai Pedro. A visita dos discente teve o objetivo de garantir aos estudantes acesso a novos conteúdos para despertar a maior valorização do trabalho rural da região.

“O evento foi de grande importância para esses 16 alunos que trouxemos na caravana. Uma das nossas preocupações é a sucessão de quem vai ficar no campo. Um evento como esse vem para angariar conhecimentos para que os jovens tenham ainda mais vontade de ficar no campo e ter renda com sua atividade dentro de uma visão do empreendedorismo no meio rural”, celebra o diretor da instituição de ensino Denilton Borges.

Participaram ainda do evento técnicos do ATeG, supervisores e o gerente regional Dirceu Martins, que anunciou, ao término das palestras, que região de abrangência do sindicato de Porteirinha irá receber dois dias de campo com foco na bovinocultura e apicultura. Os eventos serão realizados ainda em 2023.