Conheça a FAEMG

A FAEMG (Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Minas Gerais) defende os interesses dos produtores rurais do estado.

Crédito Rural

Veja informações sobre os financiamentos destinados aos produtores rurais, cooperativas ou associações para fomentar a produção e comercialização de produtos agropecuários.

Informações Jurídicas

Acesse os documentos disponibilizados pela Assessoria Jurídica para auxiliar os produtores rurais.

Contribuição Sindical
Leiloeiros Rurais

Veja todas as informações sobre os leiloeiros rurais do estado de Minas Gerais.

Compartilhe


Eventos na Zona da Mata celebram a sustentabilidade

MÊS DO MEIO AMBIENTE
ESCRITO POR FLÁVIO CHRISTO, DE JUIZ DE FORA
17/06/2024 . SINDICATOS, FAEMG

As mudanças climáticas vêm sendo tema de discussões e seminários na Zona da Mata. Celebrando o mês do meio ambiente, o escritório regional do Sistema Faemg Senar em Juiz de Fora organizou eventos e participou de seminários com informações relevantes sobre a preservação ambiental, a recuperação de áreas degradadas e a mitigação de danos em eventos climáticos extremos.

Público presente no dia de campo, cerca de 90 pessoas participaram

Na última semana, em Ubá, o tema foi a importância da recuperação de pastagens degradadas para a conservação de solo e água em áreas declivosas, abordando os desafios e as oportunidades financeiras da preservação. Cerca de 90 pessoas participaram do Dia de Campo, evento realizado pelo Sindicato Rural de Ubá e pela Prefeitura. “Sempre focamos no atendimento ao produtor interessado na conservação do meio ambiente, fortalecendo os mecanismos de fomento à essa prática”, afirmou Raphael Vieira, vice-presidente do sindicato rural de Ubá.

Agricultores e o prefeito de Ubá, Edson Teixeira Filho, com a equipe do Sistema Faemg Senar

Seminários

Dias antes (3/6), o Sindicato Rural de Guarani realizou um seminário abordando também o tema da recuperação de pastagens. No dia 8, representantes sindicais da região, o analista de sustentabilidade Henrique Damásio e o gerente regional do Sistema Faemg Senar em Juiz de Fora, Emerson Simão, participaram de um seminário, realizado pela Assembleia Legislativa de Minas Gerais, sobre o enfrentamento à crise climática e a mitigação de danos da seca e da chuva extrema. “Este ano, estamos focando em eventos que nos ajudem a conhecer e levar aos produtores alternativas produtivas e de conservação ambiental para a atualidade”, afirmou Emerson.

Antônio Amaral explica para os presentes como funciona a recuperação de áreas degradadas

Uma das opções apresentadas durante o Dia de Campo para o produtor rural que conserva o meio ambiente, é o pagamento por serviços ambientais (PSA), um incentivo que tem sido pago aos produtores de Ubá nos últimos cinco anos. Cerca de 150 propriedades rurais da cidade estão cadastradas no programa, que impacta positivamente na vida de pequenos e médios produtores, com até 10 hectares de área.

Barragem foi contruida para evitar erosões

Exemplo na prática

Na fazenda Zé Guilé, onde foi realizado o Dia de Campo, foi desenvolvida uma ação que serviu de exemplo para os presentes. Em uma área de 0,4 hectares, foi feito um experimento de recuperação da área de pastagem, que vinha sofrendo com erosões. O local passou por análise e o tratamento do solo, além do plantio de braquiária, algumas espécies de leguminosas forrageiras e árvores nativas. 15 meses depois, a situação é bem diferente. “Podemos ver que a área se recuperou e já temos uma maior camada de proteção do solo onde fizemos a intervenção”, afirmou Antônio Amaral, instrutor do Senar Minas que responsável pela orientação na recuperação desta área.

À esq e no alto, área que passou por recuperação de pastagem, à direita, área que não passou

A cidade de Ubá sofre com problemas crônicos de seca e enchentes. Por isso, a prefeitura e o Sindicato Rural de Ubá vem desenvolvendo soluções ecológicas para diminuir o impacto do clima sobre a população. “Existe um projeto de lei na cidade onde o proprietário rural que tem multas pode converter o valor em serviços ambientais e recuperação de áreas degradadas”, contou Edson Teixeira Filho, prefeito de Ubá.

Edson Teixeira (à esquerda) e Emerson Simão (ao centro)

As propriedades rurais são conservadoras de mata nativa e geradoras de água limpa para as cidades. Toda a água que chega aos grandes centros, passa pelo meio rural, chegando aos mananciais e rios. As famílias rurais são importantes agentes na conservação do solo e da água, respeitando as leis ambientais mais rígidas do planeta, produzindo alimentos com qualidade e sustentabilidade. “A gente sabe que é necessário ajudar o meio ambiente e o próximo, pois a natureza devolve em dobro tudo que fazemos por ela”, afirmou João Batista da Silva, produtor de leite.

}