Conheça a FAEMG

A FAEMG (Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Minas Gerais) defende os interesses dos produtores rurais do estado.

Crédito Rural

Veja informações sobre os financiamentos destinados aos produtores rurais, cooperativas ou associações para fomentar a produção e comercialização de produtos agropecuários.

Informações Jurídicas

Acesse os documentos disponibilizados pela Assessoria Jurídica para auxiliar os produtores rurais.

Contribuição Sindical
Leiloeiros Rurais

Veja todas as informações sobre os leiloeiros rurais do estado de Minas Gerais.

Compartilhe


Expo Muriaé: novo capítulo para a aquicultura mineira

EXPO MURIAÉ
ESCRITO POR LÍLIAN MOURA, BARBACENA
05/09/2024 . SISTEMA FAEMG, SINDICATOS, SENAR, FAEMG

Com a participação do Governador Romeu Zema, durante exposição, presidente do IMA assina portaria que regulamenta a produção de peixes ornamentais no Estado

O governador de Minas, Romeu Zema, e o vice-presidente de Finanças do Sistema Faemg Senar, Renato Laguardia, participam da abertura oficial

Com a assinatura da portaria 2325, que regulamenta a produção de peixes ornamentais em Minas Gerais, a 67ª edição da Expo Muriaé marca um novo capítulo para o setor na região. O evento, realizado nesta quinta-feira (5/9), e que contempla também a 2ª Exposição Estadual de Aquicultura Ornamental contou com a presença do governador Romeu Zema, que destacou a importância da medida para o desenvolvimento da aquicultura ornamental em todo o estado. A feira, realizada pelo Sindicato dos Produtores Rurais da cidade, está em sua 67ª edição 

A solenidade também contou com as presenças  do vice-presidente de Finanças do Sistema Faemg Senar, Renato Laguardia, e do diretor-geral do IMA, Antônio Carlos de Moraes, além de produtores rurais e demais.  Mais de 400 famílias vivem dessa atividade na região de Muriaé, na Zona da Mata. 

Na oportunidade, Laguardia salientou a importância da parceria com o governo do estado para o desenvolvimento do setor. “Estamos trabalhando juntos para o crescimento dos produtores rurais e do agro de Minas”. O vice-presidente também ressaltou a importância do trabalho desenvolvido em parceria com o SPR de Muriaé. “Nós vemos um exemplo de entidade forte e atuante, empenhada em levar capacitações e assistência técnica e gerencial para as cadeias de piscicultura ornamental, cafeicultura, bovinocultura de leite”, comentou.

O governador Romeu Zema falou sobre a relevância do agronegócio para a economia mineira e reforçou o destaque de Muriaé e região na produção de peixes ornamentais. O político também acompanhou a assinatura da nova portaria com regulamento sanitário feito pelo Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA) que garante a biossegurança na produção de peixes ornamentais.  “Queremos oferecer condições adequadas para que os produtores consigam ganhar mercado nacional e internacional. A Seapa está engajada nesse processo junto ao Sistema Faemg Senar para que o polo tenha cada vez mais visibilidade”, apontou.

 

Parceria pelo agro mineiro: vice-presidente do Sistema, Renato Laguardia, e o governador de Minas, Romeu Zema

O presidente do SPR e membro do Conselho Fiscal da Faemg, Altomirando Viegas de Carvalho Neto, ressaltou o compromisso da entidade com o desenvolvimento do agronegócio regional e destacou que a realização do evento é parte desse empenho. Ele celebrou o crescimento da entidade com a expansão de associados, as benfeitorias realizadas no parque de exposições, onde acontece o evento, e a consolidação de parcerias que fortalecem o setor agropecuário.  “Ser a voz do produtor rural e representar essa classe, com muita determinação, são as missões do Sindicato dos Produtores Rurais de Muriaé”, afirmou.

Mais interior: o gerente do Escritório Regional de Viçosa, Marcos Reis, o presidente do SPR Muriaé, Altomirando Viegas, e o vice-presidente do Sistema, Renato Laguardia


Programação Expo Muriaé

O evento tem apoio do Sistema Faemg Senar, da prefeitura local e do Sicredi e conecta produtores rurais e a população às principais atividades do agronegócio de Muriaé e região, recebendo milhares de pessoas.

A programação acontece até domingo (8/9) e inclui a Exposição Regional do Cavalo Mangalarga, rodeio profissional em touros - etapa Barretos - Ranch Soting, torneio leiteiro e espaço canino, com exibição de cães de pastoreio, além de vila gastronômica e shows musicais.


2ª Exposição Estadual de Aquicultura Ornamental

Muriaé é uma das oito cidades que compõem o polo de piscicultura ornamental responsável por 70% da produção nacional e sedia a segunda edição da Exposição Estadual de Aquicultura que acontecerá de 5 a 8 de setembro.

Além dos aquários para visitação do público e compra de alevinos, o evento reunirá especialistas, produtores e interessados na atividade para discussões sobre questões ambientais, tecnologias e boas práticas no manejo de peixes ornamentais.

As mulheres e os jovens terão um espaço especial no evento com palestras sobre liderança, empreendedorismo e gestão ministradas pela gerente da Mulher, do Jovem e de Inovação do Sistema Faemg Senar, Silvana Novais, e por Jéssica do Carmo.


ATeG

Os primeiros grupos do Programa de Assistência Técnica e Gerencial - ATeG Piscicultura Ornamental do estado estão em cidades do polo e atendem a 90 aquicultores. Durante a exposição, a analista do Sistema Faemg Senar Paula Lobato compartilhará casos de sucesso do programa, mostrando a relevância da iniciativa para potencializar a cadeia que já movimenta mais de R$10 milhões ao ano, garantindo emprego e renda para cerca de 400 famílias.