Conheça a FAEMG

A FAEMG (Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Minas Gerais) defende os interesses dos produtores rurais do estado.

Crédito Rural

Veja informações sobre os financiamentos destinados aos produtores rurais, cooperativas ou associações para fomentar a produção e comercialização de produtos agropecuários.

Informações Jurídicas

Acesse os documentos disponibilizados pela Assessoria Jurídica para auxiliar os produtores rurais.

Contribuição Sindical
Leiloeiros Rurais

Veja todas as informações sobre os leiloeiros rurais do estado de Minas Gerais.

Compartilhe


Exposições mostram a força do Norte de Minas

EVENTOS
ESCRITO POR RICARDO GUIMARÃES, DE MONTES CLAROS
15/05/2024 . SISTEMA FAEMG, SINDICATOS

Entre os meses de maio e julho, três grandes exposições agropecuárias movimentam ainda mais as ações do Sistema Faemg Senar em cidades do Norte de Minas. Mostrando a força do agronegócio regional, para os eventos estão planejadas palestras técnicas e debates; capacitações; encontro de jovens do agro e lideranças rurais; e muito mais.

A primeira parada será na cidade de São Francisco, durante a 15ª Feira do Agronegócio e da Agricultura Familiar do Vale do São Francisco (Fevasf), entre os dias 16 e 19 de maio. Na cidade com um dos maiores rebanhos da região, com mais de 230 mil bovinos e predominância da pecuária de corte, a programação da feira, coordenada pelo Sindicato dos Produtores Rurais e apoiada pelo Sistema Faemg, busca efetivar a mudança de olhar do produtor rural para a gestão estratégica da fazenda.

Palestra de Jônadan Ma, presidente da Comissão Técnica de Pecuária de Leite do Sistema Faemg Senar, durante a última Fevasf

“O Sindicato assume um papel crucial, atuando como realizador estratégico para o sucesso do evento, oferecendo aos produtores diversos serviços e benefícios, trazendo debates que vão auxiliar na gestão da propriedade, com planejamento estratégico na produção e comercialização dos seus produtos. A Fevasf é um evento de grande importância, porque contribui para o desenvolvimento econômico, social e cultural regional”, afirma o presidente do Sindicato, José Botelho Neto, o Zezito.

O Sistema Faemg estará presente mais efetivamente no dia 17 de maio, conduzindo a palestra sobre planejamento estratégico da propriedade rural, e no dia 18 de maio, em dois momentos, mediando debate sobre sucessão familiar no campo e no encontro de mulheres do agro. Cerca de 2 mil pessoas são esperadas por dia na feira.

Lançamento de programa na Expô Janaúba

Integrando parte do polo de irrigação da fruticultura regional, com grande movimentação financeira para este setor, Janaúba terá, entre as ações da sua 41ª exposição agropecuária, o lançamento de um programa para o incentivo à produção de cacau no Norte de Minas. A iniciativa será desenvolvida em uma parceria entre o Sistema Faemg Senar, a Cargill, a Associação Central dos Fruticultores do Norte de Minas (Abanorte) e o Sindicato Rural. A proposta é atuar com suporte e assistência técnica para grupos de produtores dentro dos perímetros irrigados.

Além deste momento, outras ações já estão acertadas para mostrar a potencialidade da região, como destaca o presidente do Sindicato Rural, Huarrisson Antunes Cangussu, o Bionicão. “Serão 12 cursos do Senar ao longo do evento. Iremos também realizar a segunda edição do Torneio Leiteiro e palestras técnicas dentro da Casa do Leite, que em 2023 teve grande participação dos grupos de ATeG. A expectativa é para uma Expô Janaúba ainda maior”, revela. 

Técnicos de campo do Programa ATeG terão atuação ativa em dois outros momentos da exposição. No dia 31 de maio acontece um encontro técnico do ATeG, onde serão debatidos casos de sucesso e ações regionais. Novamente neste ano, o Sistema Faemg Senar será parceiro na Exposição de Ciência, Tecnologia e Educação (Expotech), que reunirá acadêmicos e produtores rurais no debate sobre novas tecnologias no campo para a convivência com o semiárido.

Mais de 300 mil pessoas são esperadas ao longo de todos os dias de programação, que também incluirá shows nacionais. A exposição acontecerá entre os dias 30 de maio e 9 de junho.

Carreta Agro na Expomontes

A grande novidade nas feiras regionais ficou para Montes Claros. Durante a edição comemorativa de 50 anos da Expomontes, o Sindicato dos Produtores Rurais levará para o evento a Carreta Agro pelo Brasil, iniciativa do Sistema CNA/Senar que leva tecnologia, inovação e conhecimento ao produtor rural.

Carreta chamou a atenção do público durante a ExpoZebu deste ano, em Uberaba

A Carreta já passou por cerca de 11 municípios de várias regiões do país - Montes Claros será a 3ª cidade mineira a receber o projeto. Na carreta, que tem quase 100 m², o público participará de experiências imersivas, com projeções de vídeos e sons, mostrando a relação entre “Terra, Ciência e Alimento”. A estrutura conta ainda com cozinha experimental, para aulas e demonstrações e um estúdio, onde serão gravados podcasts e entrevistas especiais.

“As expectativas são muito boas. A parceria Sindicato Rural e Sistema Faemg Senar é muito importante. E neste ano estamos trazendo a Carreta Agro, com o que há de mais moderno sobre a agricultura e a pecuária brasileira. Nela vamos ter uma interação muito grande com o público para o conhecimento do que realmente é a agricultura brasileira”, pontua o presidente do Sindicato Rural, Alexandre de Aguiar Rocha.

Além da Carreta Agro, a proposta do evento inclui ainda debates e palestras sobre temas de impacto ao produtor, como sanidade e alimentação animal e o uso da palma forrageira, além de capacitações diversas.

Estande do Sistema Faemg Senar na última Expomontes

Para Dirceu Martins, gerente regional do Sistema Faemg Senar em Montes Claros, as exposições agropecuárias são a grande vitrine do campo. “Estes eventos mostram a força do produtor rural para quem vive na área urbana. É também oportunidade para capacitações e treinamentos, divulgando o trabalho do Sistema Faemg Senar e apoiando o produtor rural no intuito de, cada vez mais, produzir mais e melhor, com gestão da sua propriedade rural e segurança alimentar”, pontua.

A 50ª Expomontes, coordenada pela Sociedade Rural de Montes Claros com apoio do Sindicato Rural e Sistema Faemg, acontece entre os dias 28 de junho e 7 de julho. Mais de 400 mil pessoas são esperadas ao longo de todos os dias de programação, que também incluirá vários shows nacionais.

}