Conheça a FAEMG

A FAEMG (Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Minas Gerais) defende os interesses dos produtores rurais do estado.

Crédito Rural

Veja informações sobre os financiamentos destinados aos produtores rurais, cooperativas ou associações para fomentar a produção e comercialização de produtos agropecuários.

Informações Jurídicas

Acesse os documentos disponibilizados pela Assessoria Jurídica para auxiliar os produtores rurais.

Contribuição Sindical
Leiloeiros Rurais

Veja todas as informações sobre os leiloeiros rurais do estado de Minas Gerais.

Compartilhe


Horta familiar avança com auxílio do programa

ATEG OLERICULTURA
ESCRITO POR ÉLCIO FONSECA, DE PATOS DE MINAS
10/07/2023 . SISTEMA FAEMG, SINDICATOS, SENAR, FAEMG

Na pequena propriedade em Presidente Olegário, no Noroeste de Minas, ninguém fica parado. Evangelista Braga, a esposa Matilde, e a filha Tatiany, de 16 anos, se levantam, diariamente, por volta de 3h da madrugada para começar a labuta. 

A família faz de tudo um pouco na propriedade, mas a produção de verduras tem se destacado, com auxílio do Programa de Assistência Técnica e Gerencial (ATeG) Fruticultura do Sistema Faemg Senar. A horta está se desenvolvendo cada dia mais. As verduras alimentam crianças e adolescentes nas escolas da cidade. Com aumento da produção e sucesso do negócio, seu Evangelista, que fica responsável pelas entregas, pretende adquirir um novo veículo para facilitar o trabalho.

“Já estou olhando um caminhãozinho para comprar, para facilitar as entregas nas escolas e porque pretendemos, em breve, comercializar nossos produtos na Ceasa também. O programa ATeG tem proporcionado muitos avanços, graças a Deus”, ressalta o produtor.

Tatiany, que divide o trabalho na propriedade com os estudos, comemora o sucesso do negócio em família. “Eu nasci no meio do agro e não pretendo sair. Me levanto de madrugada, tiro leite, alimento as vacas e depois vou para a escola. Retorno à tarde, tiro leite novamente e depois ajudo na horta. É prazeroso, principalmente quando a gente vê resultados, como agora. Estamos muito gratos à assistência do programa, que veio para somar”.

Agente de desenvolvimento rural do sindicato de Presidente Olegário, Iolanda Araújo, com família Braga, na horta da propriedade

 

 

O técnico do ATeG Olericultura, responsável pela assistência na propriedade, Donizetti Rodrigues, elogia a dedicação e união da família. “Eles são sempre atentos às orientações e seguem à risca. Trabalhamos muito na preparação do solo, adubação e manejo da horta. Agora, estão colhendo os resultados”, destaca.

 

}