Conheça a FAEMG

A FAEMG (Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Minas Gerais) defende os interesses dos produtores rurais do estado.

Crédito Rural

Veja informações sobre os financiamentos destinados aos produtores rurais, cooperativas ou associações para fomentar a produção e comercialização de produtos agropecuários.

Informações Jurídicas

Acesse os documentos disponibilizados pela Assessoria Jurídica para auxiliar os produtores rurais.

Contribuição Sindical
Leiloeiros Rurais

Veja todas as informações sobre os leiloeiros rurais do estado de Minas Gerais.

Compartilhe


Intercâmbio Minas e Paraná fortalece atuação do ATeG

ASSISTÊNCIA TÉCNICA E GERENCIAL
ESCRITO POR ASCOM
05/09/2024 . SISTEMA FAEMG, SINDICATOS, SENAR, INAES, FAEMG
Representantes do Senar Paraná visitam Minas para intercâmbio sobre o ATeG

A atuação do programa de Assistência Técnica e Gerencial (ATeG) de Minas tem sido exemplo para outros Serviços Nacionais de Aprendizagem Rural do Brasil. Na última semana, a Diretoria e gestores do Sistema Faemg Senar receberam a visita de três representantes do Senar Paraná. Os profissionais também fizeram visitas aos sindicatos do interior para conhecer de perto a atuação do ATeG nos municípios mineiros. O objetivo foi promover um intercâmbio entre as entidades para fortalecimento da assistência nos dois estados.

O analista de pecuária Alexandre Lobo Blanco, o analista de agricultura Daniel Ricardo Silva e o especialista em projetos Guilherme Norberto fazem parte dos projetos de implementação do ATeG no Paraná. No ano passado, foram quatro turmas de olericultura e a proposta para esse ano é ampliar para dez grupos no estado. Ao longo da semana, os profissionais fizeram, junto às equipes do Senar Minas, visitas às cidades do interior onde o programa acontece. São Gonçalo do Pará, Carmo do Cajuru, Divinópolis, Oliveira, Cláudio e Mário Campos são algumas das cidades que receberam os profissionais.

Visita do Senar Paraná na Fazenda Cajuru Velho, em Carmo do Cajuru: propriedade atendida pelo ATeG na bovinocultura de leite

Para o superintendente do Senar Minas, Celso Furtado Jr., “é uma honra receber o Senar Paraná com objetivo de apresentar nossa atuação na ATeG e trocar experiências. Sabemos da importância desse programa para aumento da produtividade e renda no campo. Nesse sentido, estaremos sempre à disposição para compartilhar nossas conquistas e desafios”, reforçou.

Sentimento compartilhado pela gerente da Assistência Técnica e Gerencial (GATG), Nathália Rabelo, que considera a troca muito importante para integrar as federações. “Em Minas, temos muitos procedimentos evoluídos em relação ao ATeG, então, para nós, é um orgulho pensar que somos uma referência. É importante disseminar nosso formato de trabalho, mas também ouvir sugestões que façam nossas atividades evoluírem!”, diz.

Visitas às propriedades

Na quinta-feira (5/9), o grupo iniciou o trabalho de campo, visitando seis propriedades, cada uma de uma atividade diferente. Os profissionais também visitaram os sindicatos rurais para conhecer a parceria que permite o desenvolvimento do programa.

Os técnicos do Paraná conheceram, na prática, o ATeG nas áreas de apicultura, bovinocultura de corte, bovinocultura de leite, cafeicultura, fruticultura e olericultura. Até sexta-feira (6/9), foram visitadas propriedades nas cidades de São Gonçalo do Pará, em Carmo do Cajuru, em Divinópolis, Oliveira, Brumadinho e Mário Campos.

Experiência

“A equipe técnica do Senar Paraná está extremamente grata e honrada com a receptividade do povo mineiro. Fomos muito bem recebidos na sede, nos sindicatos e nas propriedades rurais. Sentimos aqui um profundo apreço pela qualidade, metodologia e respeito ao produtor rural, e levaremos ótimas ideias e inspirações para a jornada do ATeG no Paraná”, agradeceu Alexandre Lobo Blanco.

Ele também destacou a organização documental, os processos e a construção de soluções. “Pretendemos aplicar a metodologia das funções de técnicos e supervisores da ATeG. Como temos diferenças regionais e culturais, precisamos adaptar os aprendizados colhidos aqui”.