A atuação do programa de Assistência Técnica e Gerencial (ATeG) de Minas tem sido exemplo para outros Serviços Nacionais de Aprendizagem Rural do Brasil. Na última semana, a Diretoria e gestores do Sistema Faemg Senar receberam a visita de três representantes do Senar Paraná. Os profissionais também fizeram visitas aos sindicatos do interior para conhecer de perto a atuação do ATeG nos municípios mineiros. O objetivo foi promover um intercâmbio entre as entidades para fortalecimento da assistência nos dois estados.
O analista de pecuária Alexandre Lobo Blanco, o analista de agricultura Daniel Ricardo Silva e o especialista em projetos Guilherme Norberto fazem parte dos projetos de implementação do ATeG no Paraná. No ano passado, foram quatro turmas de olericultura e a proposta para esse ano é ampliar para dez grupos no estado. Ao longo da semana, os profissionais fizeram, junto às equipes do Senar Minas, visitas às cidades do interior onde o programa acontece. São Gonçalo do Pará, Carmo do Cajuru, Divinópolis, Oliveira, Cláudio e Mário Campos são algumas das cidades que receberam os profissionais.
Para o superintendente do Senar Minas, Celso Furtado Jr., “é uma honra receber o Senar Paraná com objetivo de apresentar nossa atuação na ATeG e trocar experiências. Sabemos da importância desse programa para aumento da produtividade e renda no campo. Nesse sentido, estaremos sempre à disposição para compartilhar nossas conquistas e desafios”, reforçou.
Sentimento compartilhado pela gerente da Assistência Técnica e Gerencial (GATG), Nathália Rabelo, que considera a troca muito importante para integrar as federações. “Em Minas, temos muitos procedimentos evoluídos em relação ao ATeG, então, para nós, é um orgulho pensar que somos uma referência. É importante disseminar nosso formato de trabalho, mas também ouvir sugestões que façam nossas atividades evoluírem!”, diz.
Visitas às propriedades
Na quinta-feira (5/9), o grupo iniciou o trabalho de campo, visitando seis propriedades, cada uma de uma atividade diferente. Os profissionais também visitaram os sindicatos rurais para conhecer a parceria que permite o desenvolvimento do programa.
Os técnicos do Paraná conheceram, na prática, o ATeG nas áreas de apicultura, bovinocultura de corte, bovinocultura de leite, cafeicultura, fruticultura e olericultura. Até sexta-feira (6/9), foram visitadas propriedades nas cidades de São Gonçalo do Pará, em Carmo do Cajuru, em Divinópolis, Oliveira, Brumadinho e Mário Campos.
Experiência
“A equipe técnica do Senar Paraná está extremamente grata e honrada com a receptividade do povo mineiro. Fomos muito bem recebidos na sede, nos sindicatos e nas propriedades rurais. Sentimos aqui um profundo apreço pela qualidade, metodologia e respeito ao produtor rural, e levaremos ótimas ideias e inspirações para a jornada do ATeG no Paraná”, agradeceu Alexandre Lobo Blanco.
Ele também destacou a organização documental, os processos e a construção de soluções. “Pretendemos aplicar a metodologia das funções de técnicos e supervisores da ATeG. Como temos diferenças regionais e culturais, precisamos adaptar os aprendizados colhidos aqui”.