A Comissão Nacional das Mulheres do Agro da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) se reuniu, na terça (9), para discutir temas como o cenário econômico, perspectivas para o agro e a atuação das comissões estaduais nas federações.
A presidente da Comissão, Stéphanie Ferreira, enfatizou a importância de a comissão priorizar a discussão de pautas técnicas entre as lideranças femininas, diante das diversas frentes de atuação do colegiado.
“Essa abordagem reforça ainda mais as propostas delineadas no plano de ação, proporcionando uma base sólida para o progresso e a realização dos objetivos estabelecidos”, disse Stephanie.
A gerente da Mulher, do Jovem e da Inovação do Sistema Faemg Senar, Silvana Novais, foi uma das participantes do encontro. Ela considerou muito positiva a oportunidade de ver o trabalho desenvolvido por outras federações e conhecer os olhares diferenciados de outros estados. “Tentamos alcançar o melhor que o nosso agro tem para as mulheres, trazendo o olhar da mulher para dentro do sistema sindical.
Silvana ressalta que esse é o trabalho que a Gerência da Mulher, do Jovem e da Inovação, junto à Comissão Faemg Mulher, vem fazendo em Minas Gerais também, de forma a realizar ações locais pelo desenvolvimento do agro mineiro. “Essa é uma comissão bastante nova dentro da CNA, mas todos tem se empenhado muito para fazer o melhor, alcançando cada vez mais mulheres do agro no país”, finalizou a gerente.
Temas importantes
Outro tema do encontro foi o trabalho das comissões estaduais das mulheres. Representantes das Federações de São Paulo, Rio Grande do Sul e Alagoas compartilharam suas experiências, com o objetivo de promover um intercâmbio de informações para fortalecer a atuação nos estados e promover sinergias entre as regiões.
A comissão também anunciou o Fórum da Liderança Sindical Feminina, previsto para o dia 26 de junho deste ano. Esse evento tem como principal propósito promover a interação entre as mulheres do sistema sindical, ampliando suas oportunidades de atuação em diferentes cenários, além de destacar a importância da representatividade de classe e evidenciar a competência das mulheres em temas técnicos relevantes.