Conheça a FAEMG

A FAEMG (Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Minas Gerais) defende os interesses dos produtores rurais do estado.

Crédito Rural

Veja informações sobre os financiamentos destinados aos produtores rurais, cooperativas ou associações para fomentar a produção e comercialização de produtos agropecuários.

Informações Jurídicas

Acesse os documentos disponibilizados pela Assessoria Jurídica para auxiliar os produtores rurais.

Contribuição Sindical
Leiloeiros Rurais

Veja todas as informações sobre os leiloeiros rurais do estado de Minas Gerais.

Compartilhe


Mais de 480 produtores finalizam programa no Triângulo Mineiro

FIP PAISAGENS RURAIS
ESCRITO POR JULIANA FIDELIS, DE UBERABA
01/12/2023 . SISTEMA FAEMG, SINDICATOS, SENAR

Um total de 483 produtores rurais concluiu a participação no FIP Paisagens Rurais em novembro, no Triângulo Mineiro. Durante dois anos, eles receberam assistência gratuita, promovida pelo Sistema Faemg Senar com apoio de entidades parceiras, por meio de visitas mensais de um técnico de campo. Em Minas Gerais, o projeto abrange 2.722 propriedades localizadas na Bacia do Rio Tijuco, em 14 municípios da região.

Reunião de benchmarking do FIP Paisagens Rurais em União de Minas

“Estamos muito satisfeitos com os resultados obtidos pela Assistência Técnica e Gerencial (ATeG) no FIP Paisagens Rurais, proporcionando recuperação de áreas de baixa produtividade e de forma sustentável, com a conservação da vegetação nativa. Esses 483 participantes foram visitados por 24 meses pelos técnicos de campo e ainda contaram com Dias de Campo, eventos e premiações. Com o término desses 17 grupos, começamos a caminhar para o fim desta iniciativa em Minas Gerais”, ressaltou o coordenador do projeto no estado, o analista técnico do Sistema Faemg Senar Giovanne Oliveira Costa Sousa. Os resultados dos grupos foram apresentados em reuniões de benchmarking com os produtores participantes, em vários municípios.

O gerente regional do Sistema Faemg Senar em Uberaba, Ricardo Tuller, comentou que outros 519 produtores rurais permanecem no projeto, divididos em 19 grupos. “Ao longo do próximo ano, outros grupos finalizarão a assistência e o último encerrará o período de 24 meses em fevereiro de 2025. Todo este trabalho está sendo monitorado para que, ao final, possamos avaliar a mudança na paisagem da região e o ganho ambiental com as ações do FIP Paisagens Rurais”, explicou. Até o momento já foram recuperados 26 mil hectares de pastagens degradadas e quase 7 mil hectares de práticas com conservação e restauração ambiental em Minas Gerais.

Produtores de Gurinhatã acompanham resultados do projeto

O FIP Paisagens Rurais é desenvolvido em sete estados no Brasil e tem o objetivo de fortalecer a adoção de práticas de conservação e recuperação ambientais, bem como atividades agrícolas sustentáveis de baixa emissão de carbono em bacias selecionadas do bioma Cerrado. Financiado pelo Banco Mundial e Fundo de Investimento Climático (CIF), ele recebeu recursos de 21 milhões de dólares.

Avaliação do produtor

Um dos produtores que concluiu a assistência neste mês foi Lucas Calçado Assunção, do município de Comendador Gomes. Seguindo as orientações do técnico de campo, ele conseguiu aumentar a produção leiteira passando de 200 para 350 litros por dia. “Foi muito bom, fiquei satisfeito com tudo. Recuperamos pastagem, melhorou a produção e a renda. Valeu muito a pena participar do projeto”, afirmou.

Técnico de campo Wesly Fhayr ao lado do produtor Lucas Calçado

Do total de 16 hectares da propriedade, 5,32 foram recuperados e foi implantado o pastejo rotacionado para os animais. “Neste tempo conseguimos trabalhar com a recuperação de pastagens degradadas. Finalizamos o projeto com 18 piquetes em 0,8 hectare. E, por meio da correção e adubação com nitrogênio, conseguimos recuperar o capim para que as vacas em lactação pudessem entrar nesse piquete”, explicou o técnico de campo Wesly Fhayr Santos Cavalcanti.

}