Iniciante na atividade leiteira, o produtor Valtecir Rosa, o Teco, comemora o aumento da produtividade na pequena propriedade localizada em Dionísio, na região central de Minas Gerais. Planejamento, organização e compromisso resultaram em 13 litros de leite a mais na média de produção diária.
O número já faz a diferença no dia a dia da família e Teco garante que esse é só o começo! “Cada vez que eu recebo uma visita, é só melhoria”, afirmou o produtor. A visita transformadora que ele comemora é a do técnico de campo do Programa de Assistência Técnica e Gerencial - ATeG Inclusão Produtiva Bovinocultura de Leite, do Sistema Faemg Senar.
Atualmente, Teco, com a ajuda da esposa Cirlene e do filho Lucas tira cerca de 45 litros de leite por dia. O rebanho de 10 vacas tem cinco em lactação e as demais em preparação para iniciar a produção de leite. A previsão da família é chegar à média de 80 litros ao dia até dezembro. “Se não fosse o ATeG eu estava todo perdido aqui. Estou na atividade há um ano e essa oportunidade veio na hora certa”, afirmou Teco.
Parceria de sucesso
Os atendimentos do programa especial começaram em março deste ano, mas antes do ATeG Inclusão Produtiva a realidade da propriedade era diferente. Segundo o técnico de campo Bruno Xavier, faltava foco. “60% do rebanho era de gado de leite e 40% de gado de corte. Houve descarte dos animais de corte e troca de vacas. Também estamos plantando volumoso adequado para o rebanho para o próximo ano”, relatou.
Teco contou que o auxílio do técnico, renovou seu ânimo na atividade e com o conhecimento compartilhado por Bruno, solucionou um problema recorrente na propriedade. “A época de chuvas é difícil para conseguir alimentar os animais, mas agora plantamos capiaçu no morro, e quando tiver que mover o gado para lá, por conta das águas, já vai ter alimento”, explicou.
Teco está determinado a crescer e salientou que “a atenção e o compromisso do ATeG” estão fazendo a diferença não só na sua propriedade como em toda a comunidade. “Todo mundo aqui de Baixa Verde que recebe o técnico teve mudanças. Eu estou muito satisfeito com o apoio do Sistema Faemg Senar”.
Inclusão Produtiva
A analista técnica responsável pelo ATeG Inclusão Produtiva, Ingryd Lanna, explica que O ATeG Inclusão Produtiva é uma iniciativa do Sistema Faemg Senar que leva assistência técnica e gerencial para produtores que estão iniciando a atividade de forma profissional.
Um dos objetivos dessa modalidade é preparar os produtores para ingressarem na versão tradicional do ATeG para seguirem evoluindo em produção e comercialização. Teco está entre os 744 atendidos pelo programa em todo o estado. “É muito gratificante presenciar as melhorias que uma assistência de qualidade pode promover”, comentou a analista.