Conheça a FAEMG

A FAEMG (Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Minas Gerais) defende os interesses dos produtores rurais do estado.

Crédito Rural

Veja informações sobre os financiamentos destinados aos produtores rurais, cooperativas ou associações para fomentar a produção e comercialização de produtos agropecuários.

Informações Jurídicas

Acesse os documentos disponibilizados pela Assessoria Jurídica para auxiliar os produtores rurais.

Contribuição Sindical
Leiloeiros Rurais

Veja todas as informações sobre os leiloeiros rurais do estado de Minas Gerais.

Compartilhe


Mais leite e motivação com o ATeG em Dionísio

ATEG LEITE
ESCRITO POR LILIAN MOURA, DE VIÇOSA
11/10/2023 . SISTEMA FAEMG, SENAR, FAEMG

Iniciante na atividade leiteira, o produtor Valtecir Rosa, o Teco, comemora o aumento da produtividade na pequena propriedade localizada em Dionísio, na região central de Minas Gerais. Planejamento, organização e compromisso resultaram em 13 litros de leite a mais na média de produção diária.

Teco tem escalado a produção a partir das orientações do ATeG

O número já faz a diferença no dia a dia da família e Teco garante que esse é só o começo! “Cada vez que eu recebo uma visita, é só melhoria”, afirmou o produtor. A visita transformadora que ele comemora é a do técnico de campo do Programa de Assistência Técnica e Gerencial - ATeG Inclusão Produtiva Bovinocultura de Leite, do Sistema Faemg Senar.

Atualmente, Teco, com a ajuda da esposa Cirlene e do filho Lucas tira cerca de 45 litros de leite por dia. O rebanho de 10 vacas tem cinco em lactação e as demais em preparação para iniciar a produção de leite. A previsão da família é chegar à média de 80 litros ao dia até dezembro. “Se não fosse o ATeG eu estava todo perdido aqui. Estou na atividade há um ano e essa oportunidade veio na hora certa”, afirmou Teco.

Parceria de sucesso

Os atendimentos do programa especial começaram em março deste ano, mas antes do ATeG Inclusão Produtiva a realidade da propriedade era diferente. Segundo o técnico de campo Bruno Xavier, faltava foco. “60% do rebanho era de gado de leite e 40% de gado de corte. Houve descarte dos animais de corte e troca de vacas. Também estamos plantando volumoso adequado para o rebanho para o próximo ano”, relatou.

Teco contou que o auxílio do técnico, renovou seu ânimo na atividade e com o conhecimento compartilhado por Bruno, solucionou um problema recorrente na propriedade. “A época de chuvas é difícil para conseguir alimentar os animais, mas agora plantamos capiaçu no morro, e quando tiver que mover o gado para lá, por conta das águas, já vai ter alimento”, explicou.

Teco está determinado a crescer e salientou que “a atenção e o compromisso do ATeG” estão fazendo a diferença não só na sua propriedade como em toda a comunidade. “Todo mundo aqui de Baixa Verde que recebe o técnico teve mudanças. Eu estou muito satisfeito com o apoio do Sistema Faemg Senar”.  

Inclusão Produtiva

A analista técnica responsável pelo ATeG Inclusão Produtiva, Ingryd Lanna, explica que O ATeG Inclusão Produtiva é uma iniciativa do Sistema Faemg Senar que leva assistência técnica e gerencial para produtores que estão iniciando a atividade de forma profissional.

Um dos objetivos dessa modalidade é preparar os produtores para ingressarem na versão tradicional do ATeG para seguirem evoluindo em produção e comercialização. Teco está entre os 744 atendidos pelo programa em todo o estado. “É muito gratificante presenciar as melhorias que uma assistência de qualidade pode promover”, comentou a analista.
 

}