ESTÁ ABERTA A SELEÇÃO DE INTERESSADOS EM PARTICIPAR DA 2ª EDIÇÃO DO PROJETO “MEU CAFÉ NO SISTEMA FAEMG”
A iniciativa busca dar visibilidade e promover o melhor da produção mineira, fomentando novas conexões! A cada mês, um café é destacado, e apresentado em degustações e encontros institucionais na sede do Sistema Faemg Senar, nos Escritórios Regionais e nos eventos agropecuários de Minas Gerais. Os cafés também serão promovidos nos canais de comunicação e nas redes sociais do Sistema e de parceiros captados para promoção comercial dos cafés.
Seu café em destaque na Semana Internacional do Café (SIC)
Durante a Semana Internacional do Café (SIC 2024), o Sistema Faemg Senar promove uma rodada de negócios especial com as amostras inscritas. Conexão direta entre produtores, parceiros, mercado consumidor e potenciais compradores.
Os participantes do “Meu Café no Sistema Faemg” que tiverem interesse e disponibilidade poderão disponibilizar os cafés para venda por meio da ação “Dia do Café” na sede do Sistema Faemg Senar, toda segunda semana do mês de destaque, na terça-feira.
Não perca essa chance!
Como participar
- Para participar, o produtor deverá realizar cadastro exclusivamente por meio do preenchimento do formulário de inscrições online disponibilizado no link: https://forms.gle/KTpPbNVsMf3Lsgm5A , até o dia 30 de julho de 2024.
- Poderão se inscrever produtores individuais, grupos de produtores, cooperativas, associações e empresas privadas, provenientes de diferentes regiões do Estado de Minas Gerais.
- Após validação das informações, o Sistema Faemg Senar fará contato com o produtor/parceiro selecionado a cada mês, para orientações quanto ao envio do café para a sede em BH;
- O interessado deverá enviar para a sede do Sistema Faemg Senar uma saca de 60,5kg de café cru, beneficiado, com qualidade superior e/ou preferencialmente especiais, contendo laudo de avaliação sensorial do lote, devidamente identificados, em data a combinar, conforme calendário dos destaques.
- O café a ser enviado deverá estar acondicionada em saco de plástico transparente devidamente identificada com nome completo do produtor, nome da fazenda e município e nome/número do lote de referência.
- O envio do produto já embalado e com a marca do produtor/parceiro é opcional;
- Participantes do Programa de Assistência Técnica e Gerencial (ATeG) Café+ Forte ou associados a Sindicatos de Produtores Rurais terão prioridade na ordem de participação.
Mais informações: Acesse o edital AQUI.
PERGUNTAS FREQUENTES | MCSF 2ª EDIÇÃO
1- O CAFÉ A SER ENVIADO PRECISA SER “ESPECIAL”?
Não. O projeto tem por objetivo promover os cafés de melhor qualidade e/ou especiais. Quanto melhor a qualidade, melhor!
2- O CAFÉ A SER ENVIADO DEVE SER TORRADO?
Não. O café a ser enviado deve ser cru/verde, já beneficiado, pronto para ser torrado e consumido. A torra será realizada em Belo Horizonte, com parceria da Átilla Torradores, em data próximo ao consumo para preservar as nuances qualitativas e sensoriais do seu café.
3- QUAL QUANTIDADE E FORMATO DE CAFÉ DEVO ENVIAR?
O café a ser enviado para participar da inciativa deve ser cru/verde, já beneficiado, totalizando 01 (uma) saca de 60,5 kg. O café deverá ser da safra corrente (2023/2024) da espécie Coffea Arabica, com padrões de umidade (entre 11% e 12%) e tipo 2 para melhor (com máximo 4 defeitos) próprios para atender a qualidade exigida.
4- POSSO ENVIAR UM CAFÉ DA SAFRA ANTERIOR?
Depende. Lembre-se, o café será provado por consumidores e compradores de café, logo, poderá ter procura. Se o café tiver uma qualidade adequada dentro dos critérios sensoriais, sim. Se ainda tiver lote disponível para comercialização, sim. Se o café tiver perdido qualidade, não é recomendável.
5- PRECISO TER EMBALAGEM OU MARCA PRÓPRIA PARA PARTICIPAR?
Não. A ideia é valorizar o café e o(a) produtor(a). Ter a embalagem e/ou marca própria trarão oportunidades adicionais no âmbito da comercialização direta ao consumidor nos eventos e nas ações que iremos promover.
6- ONDE SERÁ SERVIDO E APRESENTADO PARA DEGUSTAÇÃO?
Os cafés serão apresentados e degustados nas dependências físicas da sede do Sistema Faemg Senar; nas 10 unidades regionais distribuídas ao longo do estado de Minas Gerais; e no Centro de Excelência do Café (CEC), em Varginha. Todo público circulante nessas dependências conhecerão os cafés e os(as) produtores(as), podendo adquirir os cafés. Ademais, em feiras e eventos com participação do Empório do Sistema Faemg Senar, os produtores participantes serão convidados a expor seus cafés para comercialização.
7- POSSO ENVIAR UMA QUANTIDADE MENOR?
Não. Diante a distribuição dos cafes para promoção e fomento à comercialização, o ideal é envio 1 saca, conforme edital.
8- PRECISO ENVIAR O CAFÉ OU O SISTEMA FAEMG SENAR BUSCARÁ?
Os(as) produtores(as) participantes serão contatados pelo Sistema Faemg Senar, pela analista técnica do café, para combinar como poderá ser realizada a coleta e envio do café à sede, em Belo Horizonte.
9- A DIVULGAÇÃO SERÁ APENAS NAS REDES SOCIAIS DO SISTEMA FAEMG SENAR OU TERIA MAIS ALGUM CANAL?
A divulgação dos cafés e dos(as) produtores(as) participantes acontecerão em todos os canais de comunicação institucional do Sistema Faemg Senar, que inclui: site, redes sociais – Instagram, WhatsApp, tv corporativa, mailing. Além de plotagem em eventos, inclusão de cards nas copas e elevadores, e produção de uma matéria especial.
10- CONSEGUIREI VENDER MEU CAFÉ AO PARTICIPAR DO PROJETO?
O projeto proporcionará visibilidade e possibilidade de conexão com consumidores e compradores de cafés, seja pela promoção e divulgação dada, seja pelas ações de fomento a comercialização em feiras e eventos onde os participantes serão convidados, seja por meio das sessões de cuppings realizadas durante a Semana Internacional do Café 2024, e ainda pelas rodadas de negócios que serão organizadas com intuito de aproximar produtor(a) e comprador(a). Os(as) produtores(as) que tiverem interesse e disponibilidade poderão vender seus cafés na ação “Dia do Café”, promovida na sede do Sistema Faemg Senar, durante o mês que seu café estiver em destaque.
11- QUAIS OS BENEFÍCIOS DE PARTICIPAR?
Os benefícios de participar vão desde a visibilidade no âmbito estadual, nacional e até mesmo internacional, uma vez que os cafés/produtores(as) poderão expor seus cafés durante o maior evento do café do Brasil, a Semana Internacional do Café, de cunho internacional. E tem como benefício também a ampliação e as conexões potenciais para comercialização dos seus cafés.