Conheça a FAEMG

A FAEMG (Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Minas Gerais) defende os interesses dos produtores rurais do estado.

Crédito Rural

Veja informações sobre os financiamentos destinados aos produtores rurais, cooperativas ou associações para fomentar a produção e comercialização de produtos agropecuários.

Informações Jurídicas

Acesse os documentos disponibilizados pela Assessoria Jurídica para auxiliar os produtores rurais.

Contribuição Sindical
Leiloeiros Rurais

Veja todas as informações sobre os leiloeiros rurais do estado de Minas Gerais.

Compartilhe


Meu Café no Sistema Faemg: inscrições abertas

MEU CAFÉ NO SISTEMA FAEMG SENAR
ESCRITO POR ASCOM/SISTEMA FAEMG SENAR
28/06/2024 . SISTEMA FAEMG, SINDICATOS, SENAR, INAES, FAEMG

ESTÁ ABERTA A SELEÇÃO DE INTERESSADOS EM PARTICIPAR DA 2ª EDIÇÃO DO PROJETO “MEU CAFÉ NO SISTEMA FAEMG”

A iniciativa busca dar visibilidade e promover o melhor da produção mineira, fomentando novas conexões! A cada mês, um café é destacado, e apresentado em degustações e encontros institucionais na sede do Sistema Faemg Senar, nos Escritórios Regionais e nos eventos agropecuários de Minas Gerais. Os cafés também serão promovidos nos canais de comunicação e nas redes sociais do Sistema e de parceiros captados para promoção comercial dos cafés.

Seu café em destaque na Semana Internacional do Café (SIC)
Durante a Semana Internacional do Café (SIC 2024), o Sistema Faemg Senar promove uma rodada de negócios especial com as amostras inscritas. Conexão direta entre produtores, parceiros, mercado consumidor e potenciais compradores.

Os participantes do “Meu Café no Sistema Faemg” que tiverem interesse e disponibilidade poderão disponibilizar os cafés para venda por meio da ação “Dia do Café” na sede do Sistema Faemg Senar, toda segunda semana do mês de destaque, na terça-feira.

Não perca essa chance!

Como participar

 - Para participar, o produtor deverá realizar cadastro exclusivamente por meio do preenchimento do formulário de inscrições online disponibilizado no link: https://forms.gle/KTpPbNVsMf3Lsgm5A , até o dia 30 de julho de 2024.

- Poderão se inscrever produtores individuais, grupos de produtores, cooperativas, associações e empresas privadas, provenientes de diferentes regiões do Estado de Minas Gerais.

- Após validação das informações, o Sistema Faemg Senar fará contato com o produtor/parceiro selecionado a cada mês, para orientações quanto ao envio do café para a sede em BH;

- O interessado deverá enviar para a sede do Sistema Faemg Senar uma saca de 60,5kg de café cru, beneficiado, com qualidade superior e/ou preferencialmente especiais, contendo laudo de avaliação sensorial do lote, devidamente identificados, em data a combinar, conforme calendário dos destaques.

- O café a ser enviado deverá estar acondicionada em saco de plástico transparente devidamente identificada com nome completo do produtor, nome da fazenda e município e nome/número do lote de referência.

- O envio do produto já embalado e com a marca do produtor/parceiro é opcional;

- Participantes do Programa de Assistência Técnica e Gerencial (ATeG) Café+ Forte ou associados a Sindicatos de Produtores Rurais terão prioridade na ordem de participação.

Mais informações: Acesse o edital AQUI.

 

PERGUNTAS FREQUENTES | MCSF 2ª EDIÇÃO

 

1- O CAFÉ A SER ENVIADO PRECISA SER “ESPECIAL”?
Não. O projeto tem por objetivo promover os cafés de melhor qualidade e/ou especiais. Quanto melhor a qualidade, melhor!

 

2- O CAFÉ A SER ENVIADO DEVE SER TORRADO?


Não. O café a ser enviado deve ser cru/verde, já beneficiado, pronto para ser torrado e consumido. A torra será realizada em Belo Horizonte, com parceria da Átilla Torradores, em data próximo ao consumo para preservar as nuances qualitativas e sensoriais do seu café.

 

3- QUAL QUANTIDADE E FORMATO DE CAFÉ DEVO ENVIAR?


O café a ser enviado para participar da inciativa deve ser cru/verde, já beneficiado, totalizando 01 (uma) saca de 60,5 kg. O café deverá ser da safra corrente (2023/2024) da espécie Coffea Arabica, com padrões de umidade (entre 11% e 12%) e tipo 2 para melhor (com máximo 4 defeitos) próprios para atender a qualidade exigida.

4- POSSO ENVIAR UM CAFÉ DA SAFRA ANTERIOR?


Depende. Lembre-se, o café será provado por consumidores e compradores de café, logo, poderá ter procura. Se o café tiver uma qualidade adequada dentro dos critérios sensoriais, sim. Se ainda tiver lote disponível para comercialização, sim. Se o café tiver perdido qualidade, não é recomendável.

 

5- PRECISO TER EMBALAGEM OU MARCA PRÓPRIA PARA PARTICIPAR?


Não. A ideia é valorizar o café e o(a) produtor(a). Ter a embalagem e/ou marca própria trarão oportunidades adicionais no âmbito da comercialização direta ao consumidor nos eventos e nas ações que iremos promover.

 

6- ONDE SERÁ SERVIDO E APRESENTADO PARA DEGUSTAÇÃO?


Os cafés serão apresentados e degustados nas dependências físicas da sede do Sistema Faemg Senar; nas 10 unidades regionais distribuídas ao longo do estado de Minas Gerais; e no Centro de Excelência do Café (CEC), em Varginha. Todo público circulante nessas dependências conhecerão os cafés e os(as) produtores(as), podendo adquirir os cafés. Ademais, em feiras e eventos com participação do Empório do Sistema Faemg Senar, os produtores participantes serão convidados a expor seus cafés para comercialização.

 

7- POSSO ENVIAR UMA QUANTIDADE MENOR?


Não. Diante a distribuição dos cafes para promoção e fomento à comercialização, o ideal é envio 1 saca, conforme edital.

 

8- PRECISO ENVIAR O CAFÉ OU O SISTEMA FAEMG SENAR BUSCARÁ?


Os(as) produtores(as) participantes serão contatados pelo Sistema Faemg Senar, pela analista técnica do café, para combinar como poderá ser realizada a coleta e envio do café à sede, em Belo Horizonte.

 

9- A DIVULGAÇÃO SERÁ APENAS NAS REDES SOCIAIS DO SISTEMA FAEMG SENAR OU TERIA MAIS ALGUM CANAL?


A divulgação dos cafés e dos(as) produtores(as) participantes acontecerão em todos os canais de comunicação institucional do Sistema Faemg Senar, que inclui: site, redes sociais – Instagram, WhatsApp, tv corporativa, mailing. Além de plotagem em eventos, inclusão de cards nas copas e elevadores, e produção de uma matéria especial.

 

10- CONSEGUIREI VENDER MEU CAFÉ AO PARTICIPAR DO PROJETO?


O projeto proporcionará visibilidade e possibilidade de conexão com consumidores e compradores de cafés, seja pela promoção e divulgação dada, seja pelas ações de fomento a comercialização em feiras e eventos onde os participantes serão convidados, seja por meio das sessões de cuppings realizadas durante a Semana Internacional do Café 2024, e ainda pelas rodadas de negócios que serão organizadas com intuito de aproximar produtor(a) e comprador(a). Os(as) produtores(as) que tiverem interesse e disponibilidade poderão vender seus cafés na ação “Dia do Café”, promovida na sede do Sistema Faemg Senar, durante o mês que seu café estiver em destaque.

 

11- QUAIS OS BENEFÍCIOS DE PARTICIPAR?


Os benefícios de participar vão desde a visibilidade no âmbito estadual, nacional e até mesmo internacional, uma vez que os cafés/produtores(as) poderão expor seus cafés durante o maior evento do café do Brasil, a Semana Internacional do Café, de cunho internacional. E tem como benefício também a ampliação e as conexões potenciais para comercialização dos seus cafés.