Conheça a FAEMG

A FAEMG (Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Minas Gerais) defende os interesses dos produtores rurais do estado.

Crédito Rural

Veja informações sobre os financiamentos destinados aos produtores rurais, cooperativas ou associações para fomentar a produção e comercialização de produtos agropecuários.

Informações Jurídicas

Acesse os documentos disponibilizados pela Assessoria Jurídica para auxiliar os produtores rurais.

Contribuição Sindical
Leiloeiros Rurais

Veja todas as informações sobre os leiloeiros rurais do estado de Minas Gerais.

Compartilhe


Minas entra na era digital da gestão hídrica com o SOUT

DIGITALIZAÇÃO
ESCRITO POR IZAMARA ARCANJO, DE BELO HORIZONTE
05/09/2024 . SISTEMA FAEMG, FAEMG

Novo sistema digital agiliza e simplifica a obtenção de outorgas para uso de recursos hídricos

Uma nova era na gestão dos recursos hídricos em Minas Gerais se inicia com o lançamento do Sistema de Outorga de Direito de Uso de Recursos Hídricos – SOUT. Desenvolvido pelo Instituto Mineiro de Gestão das Águas (IGAM), o sistema promete revolucionar a forma como as outorgas são solicitadas, analisadas e concedidas no estado. O SOUT entrou em operação hoje (5/9), e os usuários de recursos hídricos em Minas Gerais devem se preparar para essa nova realidade.

O anúncio do novo sistema foi feito durante o 1º Seminário Mineiro de Irrigação, em Paracatu, pelo diretor-geral do Igam, Marcelo da Fonseca. O evento, que reuniu mais de 700 pessoas contou, ainda, com a participação da secretária de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, Marília Melo e do Secretário de Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Thales Fernandes, além de várias autoridades. O governador Romeu Zema e o vice-governador, Mateus Simões, participaram de maneira remota. 

Com o SOUT, todo o processo de regularização de uso da água, desde o pedido inicial até a decisão final, será unificado em uma única plataforma digital. Essa centralização garante maior eficiência, segurança e transparência em todas as etapas, agilizando significativamente o atendimento aos usuários.

“ Este é um pleito antigo do setor e do Sistema FAEMG SENAR, que sempre defendeu a necessidade de uma solução que permitisse a análise mais eficiente dos pedidos, dada a complexidade e as múltiplas variáveis envolvidas. Sem um sistema adequado, a insegurança e a morosidade predominavam nas análises, dificultando o acesso dos produtores aos recursos necessários. Agora, estaremos atentos ao funcionamento do novo sistema, monitorando para sabermos se ele realmente atenderá às expectativas e necessidades dos usuários”, avaliou a gerente de Sustentabilidade do Sistema Faemg Senar.

Benefícios para os usuários:

Agilidade: Processo mais rápido e simplificado, desde a solicitação até a emissão da outorga.

Facilidade: Interface intuitiva e de fácil acesso, permitindo que os usuários acompanhem o status de seus pedidos online.

Transparência: Maior visibilidade sobre as etapas do processo e os critérios de análise.

Centralização: Todas as informações em um único lugar, facilitando a gestão dos recursos hídricos.

O que muda com o SOUT

A principal mudança é a digitalização e integração de todas as etapas do processo de outorga. Com o novo sistema, os usuários poderão:

Realizar solicitações online: Sem a necessidade de se deslocar até um órgão ambiental.

Acompanhar o andamento do processo: Recebendo notificações e consultando informações sobre o status de seus pedidos.

Consultar a legislação: Acessar as normas e regulamentos aplicáveis à outorga de recursos hídricos.

O IGAM oferecerá treinamentos e materiais de apoio para auxiliar na adaptação ao novo sistema.