Conheça a FAEMG

A FAEMG (Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Minas Gerais) defende os interesses dos produtores rurais do estado.

Crédito Rural

Veja informações sobre os financiamentos destinados aos produtores rurais, cooperativas ou associações para fomentar a produção e comercialização de produtos agropecuários.

Informações Jurídicas

Acesse os documentos disponibilizados pela Assessoria Jurídica para auxiliar os produtores rurais.

Contribuição Sindical
Leiloeiros Rurais

Veja todas as informações sobre os leiloeiros rurais do estado de Minas Gerais.

Compartilhe


Nova fase do Agro +Verde é lançada na Femec

AGRO + VERDE
ESCRITO POR JULIANA FIDELIS, DE UBERABA
22/03/2023 . SISTEMA FAEMG, SINDICATOS, SENAR, INAES, FAEMG

No Agro + Verde, os produtores rurais recebem orientações técnicas e insumos para melhorar a qualidade das pastagens e restaurar áreas de preservação permanente e reserva legal

Lançamento da segunda etapa do Programa Agro + Verde

A segunda fase do Programa Agro +Verde foi lançada nesta quarta-feira (22/3), durante a Feira do Agronegócio Mineiro (Femec), em Uberlândia. A iniciativa é uma parceria do Sistema Faemg Senar, por meio do Instituto Antônio Ernesto de Salvo (Inaes), e a Cargill. Nesta nova etapa, mais 170 produtores rurais irão receber insumos e assistência técnica para promover a sustentabilidade no Triângulo Mineiro. O projeto piloto, com 30 produtores, está sendo desenvolvido em parceria com o Sindicato Rural de Uberlândia.

No Agro +Verde, os produtores rurais recebem orientações técnicas e insumos para melhorar a qualidade das pastagens e restaurar áreas de preservação permanente e reserva legal dentro das propriedades. Pelo Sistema Faemg Senar, o termo de parceria da segunda etapa foi assinado pelo presidente Antônio de Salvo, pelo vice-presidente Ebinho Bernardes e pelo superintendente do Senar Minas, Celso Furtado Júnior, além dos gerentes de Projetos de Sustentabilidade da Cargill, Raphael Hamawaki e Bárbara Rotter.

Antônio de Salvo durante seu discurso no evento

“Estamos aqui para trabalhar para os produtores, inclusive trazendo parcerias como essa, que incentivam práticas de sustentabilidade. A segunda fase está encorpando este projeto para, quem sabe, possa ser transportado para todas as regiões mineiras”, disse o presidente Antônio de Salvo.

Superintendente do Senar Minas, Celso Furtado Júnior, assina o termo de parceria 

Os resultados preliminares obtidos na primeira fase das ações, que contemplam produtores de seis municípios das Bacias do Rio Grande e do Rio Tijuco, foram apresentados pelo vice-presidente Ebinho Bernardes. “O programa desenvolve várias ações, dentre elas a reforma de pastagens degradadas e de passivos ambientais. Isso é muito importante, principalmente para o pequeno produtor, que às vezes têm menos acesso a estas informações e até mesmo ao recurso. E isso vem também para incrementar a renda desses produtores, pois o melhoramento das pastagens permite a criação de mais animais por hectare”, afirmou.

As ações do programa incluem o diagnóstico da propriedade rural e das áreas de proteção legal que serão restauradas, análise de solo para levantar quais serão os insumos necessários, o preparo da área, o fornecimento de mudas, além da capacitação dos produtores para manutenção e monitoramento das áreas restauradas.

“Essa iniciativa está alinhada ao propósito da companhia em nutrir o mundo de maneira segura, responsável e sustentável. Participamos desde a definição e desenho do escopo deste projeto e continuaremos até a fase de monitoramento e avaliação do impacto da iniciativa”, disse o gerente da Cargill, Raphael Kamawaki.

Programação na Femec

Dentro da programação da Femec, nesta quinta-feira (23/3) o Sistema Faemg Senar promoverá um Encontro Regional de Produtores de Leite, às 10h, para apresentar a nova ferramenta do Conseleite-MG e debater outras demandas do setor. Também nesta quinta-feira outra atração será o 3º Encontro das Mulheres Mineiras do Agronegócio, às 14h. A roda de conversa é feita em parceria com o Sistema Faemg Senar e tem a participação da jornalista Kellen Severo, especialista em economia e agronegócio.

Vice-presidente do Sistema Faemg Senar, Ebinho Bernardes, apresentou os resultados do projeto piloto

Na sexta-feira (24), a programação inclui uma reunião do Núcleo dos Sindicatos Rurais do Triângulo Mineiro e Alto Paranaíba, a partir das 9h. Outra atividade é o painel “Construindo Valor no Agro”, com Marcos Fava Neves (Dr. Agro), e que terá a participação do vice-presidente de Secretaria do Sistema Faemg Senar, Ebinho Bernardes, a partir das 14h.

Nesta quinta e sexta, o estande do Sistema Faemg Senar, localizado no Pavilhão do Agronegócio, promoverá quatro oficinas de “Agricultura de Precisão” e de “Pecuária de precisão: robótica e automação de atividades zootécnicas”. Várias startups da NovoAgro Ventures também estão presentes no estande.

}