Conheça a FAEMG

A FAEMG (Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Minas Gerais) defende os interesses dos produtores rurais do estado.

Crédito Rural

Veja informações sobre os financiamentos destinados aos produtores rurais, cooperativas ou associações para fomentar a produção e comercialização de produtos agropecuários.

Informações Jurídicas

Acesse os documentos disponibilizados pela Assessoria Jurídica para auxiliar os produtores rurais.

Contribuição Sindical
Leiloeiros Rurais

Veja todas as informações sobre os leiloeiros rurais do estado de Minas Gerais.

Compartilhe


Nova sede e compromisso renovado com o produtor

SINDICATOS
ESCRITO POR RICARDO GUIMARÃES, DE MONTES CLAROS
05/04/2024 . SINDICATOS, FAEMG

Sindicato de São Francisco reinaugura sede e fortalece compromisso com o produtor rural do Norte de Minas

Com direito a uma grande festa, os produtores rurais conheceram as novas e modernas instalações do Sindicato dos Produtores Rurais de São Francisco, que reinaugurou sua sede administrativa durante solenidade nesta sexta-feira (5/4). Com a reforma total do prédio, erguido em 1993, o objetivo da entidade é criar um ambiente ainda mais acolhedor ao produtor associado.

“Essa reinauguração tem uma importância muito grande, porque o sindicato representa o município de São Francisco e tem a extensão de base em Icaraí de Minas e Pintópolis, com um público total de mais de 5 mil produtores. Com essa reestruturação, ficará mais cômodo para chegar ao sindicato, onde ele poderá tirar suas dúvidas, realizar capacitações e apresentar suas demandas. Essa é a casa do produtor rural”, afirmou o presidente do sindicato, José Botelho Neto.

Além dos produtores, a solenidade reuniu empresários vinculados ao agronegócio da região, representantes de autarquias estaduais e municipais, autoridades políticas e empresariais, além de representantes de diversos sindicatos rurais do Norte de Minas.

O Sistema Faemg Senar foi representado pelo gerente regional Dirceu Martins, que, em sua fala, destacou a importância da região como bacia leiteira estadual, com diversos empreendimentos instalados e gerando empregos, e a necessidade da união dos produtores em prol da efetivação de políticas públicas para o avanço regional.

“Quem sustenta a balança comercial desse país é o agro. Então nós temos que ser vistos com respeito, deixarmos de ser tímidos. Estamos aqui em uma das principais bacias leiteiras do estado. São produtores que hoje convivem com cenário de incerteza, e eles não aguentam mais. É preciso essa união para não ficarmos mais só ‘mendigando’ estrada, energia elétrica, entre outros benefícios que são obrigações dos governos. Por isso a representatividade como a do sindicato de São Francisco é um exemplo a ser seguido por outras regiões, é importante para assumirmos posições políticas, para mostrar nossa força”, pontuou.

Nova sede, mais ações

Para celebrar essa nova fase, o sindicato colocou em prática uma nova proposta de atuação, aumentando o número de colaboradores e de serviços ofertados ao produtor rural. Entre os novos serviços, o sindicato passa a ter um funcionário fixo para assessoria contábil, serviço de emissão das mais diversas guias e procedimentos administrativos, entre outros. A unidade também passa a contar com uma sala equipada e ainda mais confortável para ministrar cursos e treinamentos.

Equipe do Sindicato em frente à sede renovada

Produtor e associado ao Sindicato Rural de São Francisco desde a sua abertura, nos anos 1990, o pecuarista Carlos Alberto Almeida não escondeu a satisfação de ver o espaço reinaugurado e com novidades em prol do agro regional.

“É muito importante para nós esse espaço, porque o sindicato é o braço direito do produtor rural. Acredito que essa reestruturação da sede vai melhorar muito mais a prestação de serviço e representatividade para toda a região. O que é muito importante para fortalecer a produção”, destacou.

}