Conheça a FAEMG

A FAEMG (Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Minas Gerais) defende os interesses dos produtores rurais do estado.

Crédito Rural

Veja informações sobre os financiamentos destinados aos produtores rurais, cooperativas ou associações para fomentar a produção e comercialização de produtos agropecuários.

Informações Jurídicas

Acesse os documentos disponibilizados pela Assessoria Jurídica para auxiliar os produtores rurais.

Contribuição Sindical
Leiloeiros Rurais

Veja todas as informações sobre os leiloeiros rurais do estado de Minas Gerais.

Compartilhe


Projeto Agro + Verde distribui mais de mil toneladas de calcário

AGRO + VERDE
ESCRITO POR NICOLAU COIMBRA, DA ASCOM
15/02/2023 . SISTEMA FAEMG, SINDICATOS, SENAR, INAES, FAEMG

Em parceria com a Cargill, o objetivo do projeto é recuperar áreas protegidas e retomar a qualidade das pastagens

O projeto Agro + Verde, realizado pelo Sistema Faemg Senar em parceria com a Cargill, está concluindo a entrega de mais de 1,3 mil toneladas de calcário para produtores rurais no Triângulo Mineiro. Cerca de 30 propriedades participam da primeira fase do projeto, que tem previsão de atender 200 fazendas até 2024.

As ações começaram no ano passado e os participantes serão assistidos durante 18 meses por técnicos do Senar Minas. A ideia é que o Agro + Verde promova o equilíbrio entre o meio ambiente, a produção agrícola e a pecuária na região.

O Instituto Antônio Ernesto de Salvo (Inaes), braço no desenvolvimento de projetos, é o responsável pelo gerenciamento do Agro + Verde por meio da Gerência de Estratégia e Planejamento. A proposta tem o objetivo de recuperar áreas degradadas de pastagens e promover a recomposição da vegetação nativa em áreas de preservação permanente e reserva legal.

O técnico de campo do projeto FIP Paisagens Arturo Teixeira acompanhou a entrega de calcário no município de Veríssimo. “Estou acompanhando a entrega de 47 toneladas de calcário na Fazenda Alvorada pelo Projeto Agro + Verde”. A previsão é de que, nesta primeira fase, mais de mil toneladas sejam distribuídas nas propriedades rurais que participam do projeto.

O gerente executivo de Estratégia e Planejamento do Sistema Faemg Senar e do Inaes, Celso Furtado Junior, detalhou a conclusão dessa primeira fase do Agro + Verde e destacou a sua importância para os produtores rurais.

“Estamos concluindo, desde a semana passada, a entrega de mais de 1,3 mil toneladas de calcário para produtores rurais no Triângulo Mineiro por meio da parceria com a Cargill. Essa ação é essencial para o produtor, que terá acesso a insumos com melhores preços”.

Para o coordenador de Sustentabilidade de Sustentabilidade da Cargill, Raphael Hamawaki, o projeto é essencial para a conservação e restauração do meio ambiente. “Com o Agro + Verde trabalhamos na prática o nosso conceito de atuação em paisagem em uma das áreas prioritárias para a companhia, beneficiando tanto fornecedores da Cargill quanto não fornecedores. Esta abordagem potencializa os impactos ambientais, ao mesmo tempo em que benefícios diretos são gerados para o produtor, uma vez que tanto a agricultura e pecuária, quanto a conservação e restauração são trabalhadas de forma integrada, aliando produção e conservação. Acreditamos que este é o caminho para construirmos sistemas alimentares cada vez mais sustentáveis e resilientes”, afirma Raphael Hamawaki, coordenador de Sustentabilidade da Cargill.

Escolha das propriedades

Incialmente, foram selecionadas propriedades nos municípios de Prata, Uberlândia, Uberaba, Veríssimo, Campina Verde, Monte Alegre de Minas e Gurinhatã.

Monitoramento

A Cargill irá monitorar todo o Agro + Verde e avaliar os impactos na região. A iniciativa está alinhada com o propósito da companhia em nutrir o mundo de maneira segura, responsável e sustentável. Cem mil hectares de vegetação nativa devem ser restaurados até 2024.

}