Conheça a FAEMG

A FAEMG (Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Minas Gerais) defende os interesses dos produtores rurais do estado.

Crédito Rural

Veja informações sobre os financiamentos destinados aos produtores rurais, cooperativas ou associações para fomentar a produção e comercialização de produtos agropecuários.

Informações Jurídicas

Acesse os documentos disponibilizados pela Assessoria Jurídica para auxiliar os produtores rurais.

Contribuição Sindical
Leiloeiros Rurais

Veja todas as informações sobre os leiloeiros rurais do estado de Minas Gerais.

Compartilhe


Qualidade sobe e 2ª fase tem mais selecionados

CUPPING ATEG CAFÉ+FORTE
ESCRITO POR JANAINA ROCHIDO, DE BELO HORIZONTE
11/10/2023 . SISTEMA FAEMG, SENAR

Faltando um mês para a Semana Internacional do Café – SIC, o 7° Cupping de Cafés Especiais do ATeG Café+Forte entra em nova etapa. Encerrada a primeira fase, feita no Centro de Excelência em Cafeicultura (CEC), em Varginha, quando 1.845 amostras foram avaliadas por uma equipe de q-graders, 100 foram selecionadas para segunda etapa, que acontecerá entre os dias 23 e 27 de outubro.

Conforme um dos coordenadores do Programa ATeG Café+Forte, Lucas Oliva, cada um dos produtores selecionados para a segunda etapa deverá enviar uma nova amostra de 3 kg, como informado no edital do concurso. “O prazo é até 20 de outubro”, destaca Lucas. Este ano, o cupping recebeu um número 15% maior de inscrições – por isso, mais cafés foram selecionados para esta segunda etapa.

“Ao invés de classificarmos apenas os 60 mais bem colocados, classificamos 100. Além de um número maior de participantes, também observamos uma melhora na qualidade dos grãos, com as quatro regiões cafeeiras competindo em alto nível para saber qual será o melhor café Arábica e o melhor Conilon”, comemora o coordenador.

Novidades de 2023

O Cupping ATeG Café+Forte consiste na avaliação física e classificação sensorial/degustação de amostras de café dos produtores atendidos pelo Programa ATeG, ranqueando-os pela pontuação de bebida de acordo com a escala SCA – Associação de Cafés Especiais (sigla em inglês).

O objetivo é incentivar a produção de cafés de alta qualidade, atendendo aos regulamentos nacionais e internacionais de boas práticas de produção. O evento ainda promove a maior eficácia na conquista de novos mercados e a consolidação dos produtores rurais atendidos pelo ATeG, além de agregar valor aos cafés e, consequentemente, trazer mais sustentabilidade à cadeia produtiva.

Essa edição conta também com novas categorias especiais de premiação que são: Melhor Café Especial – Mulher; Melhor Café Especial – Jovem; e Melhor Café Especial - Manejo Produtivo Sustentável. Todos os vencedores serão conhecidos na solenidade realizada durante a Semana Internacional do Café – SIC 2023, de 8 a 10 de novembro no Expominas, em Belo Horizonte.

}