Conheça a FAEMG

A FAEMG (Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Minas Gerais) defende os interesses dos produtores rurais do estado.

Crédito Rural

Veja informações sobre os financiamentos destinados aos produtores rurais, cooperativas ou associações para fomentar a produção e comercialização de produtos agropecuários.

Informações Jurídicas

Acesse os documentos disponibilizados pela Assessoria Jurídica para auxiliar os produtores rurais.

Contribuição Sindical
Leiloeiros Rurais

Veja todas as informações sobre os leiloeiros rurais do estado de Minas Gerais.

Compartilhe


Recuperação de valores do leite anima produtores

CONSELEITE-MG
ESCRITO POR JANAINA ROCHIDO, DE BELO HORIZONTE
28/05/2024 . SISTEMA FAEMG, FAEMG

A reunião do Conseleite-MG, realizada na tarde de segunda-feira (27), informou os novos valores de referência do leite e anunciou o novo presidente do conselho. Para Jônadan Ma, presidente da Comissão Técnica de Pecuária de Leite do Sistema Faemg Senar, a reunião conseguiu refletir o comportamento do mercado lácteo no mês de maio, principalmente a recuperação dos preços do leite em pó e do leite UHT no mercado mineiro.

O leite entregue em maio a ser pago em junho fechou com R$ 2,2018 como menor valor de referência e R$ 2,9963 como maior. Em relação ao mês anterior, foram 5% de aumento. “Esse reajuste está totalmente dentro da realidade do mercado, sem nenhum fator especulativo, totalmente dentro da metodologia dos padrões do Conseleite, o que nos traz bastante segurança e confiabilidade”, disse Jônadan.

“Percebemos esse comportamento em Minas Gerais se refletindo em outros estados que também têm Conseleite, como Santa Catarina e Paraná”, analisou o presidente da CT. Ele acredita que isso demonstra que o estado está bem alinhado com a realidade do mercado, com a capacidade de pagamento das indústrias e com a valorização dos produtos.

Nova direção

A partir de agora, Yago Oliveira, representante do Sindicato da Indústria de Laticínios do Estado Minas Gerais (Silemg), preside o Conseleite-MG, sucedendo Isabela Perez, da Ocemg. O sistema de gestão do grupo é rotativo, dividido entre Faemg, Ocemg e Silemg, as três entidades que norteiam o trabalho do Conseleite, em conjunto com milhares de produtores de leite e das mais de 25 indústrias que também fazem parte do sistema em Minas Gerais.

“O Conseleite-MG está crescendo, se fortalecendo, e se consolidando como a melhor referência para o produtor de leite e para a indústria no que se refere a valor de referência de mercado. Isso torna as relações saudáveis, positivas, fortes e transparentes nessa importante interação da cadeia láctea”, concluiu Jônadan Ma.

}