Evento que celebra a cultura gastronômica da cidade, conhecida como ‘terra do milho’, chega à 39ª edição
Uma noite dedicada a homenagear o milho, cereal símbolo de Patos de Minas, cidade do Alto Paranaíba. Assim é o tradicional Festival de Pratos Típicos, que celebrou sua 39ª edição neste mês. O evento é uma realização do Sindicato dos Produtores Rurais e da prefeitura, com a coordenação da Emater-MG e apoio da sociedade patense.
O Festival de Pratos Típicos com Milho foi realizado no restaurante do Sindicato Rural e contou com a participação dos convidados. Cada um deles levou um prato caseiro, que podia ser doce ou salgado, com a exigência de ser feito à base de milho verde ou seco.
Para a presidente do Sindicato dos Produtores Rurais de Patos de Minas, Cleides Queiroz de Melo Júnior, é o envolvimento da sociedade que faz o sucesso da festa. "Nós fizemos, este ano, um dos maiores e melhores festivais que já tivemos. Enquanto eu estiver no sindicato, vou preservar e manter esta tradição da nossa festa maior, que traz o pessoal para degustar e mostrar as maravilhas e as gostosuras que temos aqui na nossa região”, contou.
Criatividade à mesa
Para incentivar os participantes a elaborarem receitas cada vez mais diferenciadas, a organização do Festival de Pratos Típicos com Milho premia, todos os anos, três convidados: as receitas mais inovadoras levam o Troféu Lusmar Costa. Este ano, receberam o troféu: Mariana Caixeta, com o prato Porto do Milho, Hilda Pereira, com a Coquelita de Milho, e Sueli da Silva, que levou a Merenda de Carreiro.
Uma das premiadas, a servidora pública Sueli da Silva, recebeu o Troféu Lusmar Costa pela primeira vez. Ela participa do festival há mais de 10 anos, pois adora a festa repleta de pratos maravilhosos. A receita de Sueli foi uma homenagem ao pai, que era carreiro. Ela confeccionou uma maquete de carro de boi para servir a "Merenda de Carreiro", que tem como base angu de milho verde, coberto com carne de boi e paçoca, um alimento que seu pai relatava sustentar-lhe à tarde, na hora da merenda, durante as viagens no carro de boi.
Concurso Queijo Minas Artesanal do Cerrado
Durante o Festival de Pratos Típicos também ocorreu a premiação do 13º Concurso Queijo Minas Artesanal do Cerrado. O concurso, promovido pela Emater-MG, selecionou cinco produtores de queijo que poderão participar do concurso estadual, realizado em agosto na cidade do Serro. Os premiados e suas respectivas cidades de origem foram:
1º lugar: Queijo Herança de Minas, Cruzeiro da Fortaleza
2º lugar: Queijo Nossa Senhora Aparecida, Patrocínio
3º lugar: Queijo Carmense, Carmo do Paranaíba
4º lugar: Queijo Bernardes, Carmo do Paranaíba
5º lugar: Queijo Eudes Braga, Carmo do Paranaíba