Conheça a FAEMG

A FAEMG (Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Minas Gerais) defende os interesses dos produtores rurais do estado.

Crédito Rural

Veja informações sobre os financiamentos destinados aos produtores rurais, cooperativas ou associações para fomentar a produção e comercialização de produtos agropecuários.

Informações Jurídicas

Acesse os documentos disponibilizados pela Assessoria Jurídica para auxiliar os produtores rurais.

Contribuição Sindical
Leiloeiros Rurais

Veja todas as informações sobre os leiloeiros rurais do estado de Minas Gerais.

Compartilhe


Sindicato promove tradicional festival de pratos com milho

EVENTOS
ESCRITO POR GABRIELA ALMEIDA, DE PATOS DE MINAS
27/05/2024 . SINDICATOS

Evento que celebra a cultura gastronômica da cidade, conhecida como ‘terra do milho’, chega à 39ª edição

Os pratos servidos durante o Festival de Pratos Típicos com Milho são oferecidos pelos convidados

Uma noite dedicada a homenagear o milho, cereal símbolo de Patos de Minas, cidade do Alto Paranaíba. Assim é o tradicional Festival de Pratos Típicos, que celebrou sua 39ª edição neste mês. O evento é uma realização do Sindicato dos Produtores Rurais e da prefeitura, com a coordenação da Emater-MG e apoio da sociedade patense.

O Festival de Pratos Típicos com Milho foi realizado no restaurante do Sindicato Rural e contou com a participação dos convidados. Cada um deles levou um prato caseiro, que podia ser doce ou salgado, com a exigência de ser feito à base de milho verde ou seco.

Para a presidente do Sindicato dos Produtores Rurais de Patos de Minas, Cleides Queiroz de Melo Júnior, é o envolvimento da sociedade que faz o sucesso da festa. "Nós fizemos, este ano, um dos maiores e melhores festivais que já tivemos. Enquanto eu estiver no sindicato, vou preservar e manter esta tradição da nossa festa maior, que traz o pessoal para degustar e mostrar as maravilhas e as gostosuras que temos aqui na nossa região”, contou.

Jurados dos concursos

Criatividade à mesa

Para incentivar os participantes a elaborarem receitas cada vez mais diferenciadas, a organização do Festival de Pratos Típicos com Milho premia, todos os anos, três convidados: as receitas mais inovadoras levam o Troféu Lusmar Costa. Este ano, receberam o troféu: Mariana Caixeta, com o prato Porto do Milho, Hilda Pereira, com a Coquelita de Milho, e Sueli da Silva, que levou a Merenda de Carreiro.

Uma das premiadas, a servidora pública Sueli da Silva, recebeu o Troféu Lusmar Costa pela primeira vez. Ela participa do festival há mais de 10 anos, pois adora a festa repleta de pratos maravilhosos. A receita de Sueli foi uma homenagem ao pai, que era carreiro. Ela confeccionou uma maquete de carro de boi para servir a "Merenda de Carreiro", que tem como base angu de milho verde, coberto com carne de boi e paçoca, um alimento que seu pai relatava sustentar-lhe à tarde, na hora da merenda, durante as viagens no carro de boi.

Sueli da Silva premiada com o Troféu Lusmar Costa pela receita Merenda de Carreiro

Concurso Queijo Minas Artesanal do Cerrado

Durante o Festival de Pratos Típicos também ocorreu a premiação do 13º Concurso Queijo Minas Artesanal do Cerrado. O concurso, promovido pela Emater-MG, selecionou cinco produtores de queijo que poderão participar do concurso estadual, realizado em agosto na cidade do Serro. Os premiados e suas respectivas cidades de origem foram:

1º lugar: Queijo Herança de Minas, Cruzeiro da Fortaleza

2º lugar: Queijo Nossa Senhora Aparecida, Patrocínio

3º lugar: Queijo Carmense, Carmo do Paranaíba

4º lugar: Queijo Bernardes, Carmo do Paranaíba

5º lugar: Queijo Eudes Braga, Carmo do Paranaíba

18 produtores de queijos do Alto Paranaíba disputaram o Concurso
}