Conheça a FAEMG

A FAEMG (Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Minas Gerais) defende os interesses dos produtores rurais do estado.

Crédito Rural

Veja informações sobre os financiamentos destinados aos produtores rurais, cooperativas ou associações para fomentar a produção e comercialização de produtos agropecuários.

Informações Jurídicas

Acesse os documentos disponibilizados pela Assessoria Jurídica para auxiliar os produtores rurais.

Contribuição Sindical
Leiloeiros Rurais

Veja todas as informações sobre os leiloeiros rurais do estado de Minas Gerais.

Compartilhe


Sistema FAEMG participa de workshop do IEF

PRODUÇÃO SUSTENTÁVEL
ESCRITO POR JULIANA FIDELIS, DE UBERABA
19/07/2022 . SISTEMA FAEMG, SINDICATOS, FAEMG

O Sistema FAEMG esteve presente no Workshop “Pra produzir sustentável”, promovido pelo Instituto Estadual de Florestas (IEF), em Uberlândia, na segunda-feira (18). A ação tem o objetivo de realizar encontros presenciais para a divulgação do Programa de Regularização Ambiental (PRA), a promoção da capacitação dos produtores rurais e a integração junto aos setores ambiental e produtivo. O workshop incluiu a participação de parceiros, como o Sistema FAEMG, que contribuem com ações desenvolvidas para a promoção da regularização ambiental e do desenvolvimento sustentável em Minas Gerais.

Workshop sobre produção sustentável foi realizado em Uberlândia

A abertura do evento contou com a participação do vice-presidente do Sistema FAEMG, Weber Bernardes de Andrade, juntamente com o supervisor do IEF, Carlos Mamed, e o presidente do Sindicato Rural de Uberlândia, Thiago Silveira. “A iniciativa é muito importante para esclarecer os produtores rurais e também para a troca de informações entre os parceiros envolvidos, como o Sistema FAEMG, IEF, MAPA, Sindicato”, afirmou Weber Bernardes.

O gerente regional do Sistema FAEMG em Uberaba, Caio Oliveira, foi um dos palestrantes do workshop, abordando a parceria do produtor rural para efetivar o PRA. “Foi uma oportunidade para mostrar como o nosso Sistema pode contribuir com a sustentabilidade e a regularização ambiental, seja por meio dos cursos, de programas como o Nosso Ambiente, por meio da assistência técnica e gerencial e eventos como os dias de campo”, explicou Oliveira. Ele ainda apresentou casos de sucesso em Minas Gerais e detalhou alguns cursos, como de Proteção e Recuperação de Nascentes, Práticas Agroecológicas, Noções Básicas de Legislação Ambiental e outros.

Vice-presidente Weber Bernardes na abertura do workshop do IEF

O workshop também contou com palestras sobre o Cadastro Ambiental Rural (CAR) e os próximos passos para efetivar o PRA; Projeto FIP Paisagens Rurais; Projeto Buriti e Agroecologia fortalecendo a regeneração florestal do cerrado. Um balcão de atendimento sobre o programa também ficou disponível para tirar dúvidas dos produtores rurais. O evento foi realizado no auditório do Sindicato Rural de Uberlândia.

O “PRA Produzir Sustentável” vai acontecer nos 14 municípios sede dos regionais do IEF.  Até o momento, receberam o evento Brumadinho, Sete Lagoas, Barbacena e Uberlândia.

Pecuarista e ex-presidente do Sindicato Rural de Uberlândia, Paulo Roberto Andrade Cunha, o atual presidente Thiago Silveira e o vice-presidente do Sistema FAEMG, Weber Bernardes, após o workshop
}