Conheça a FAEMG

A FAEMG (Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Minas Gerais) defende os interesses dos produtores rurais do estado.

Crédito Rural

Veja informações sobre os financiamentos destinados aos produtores rurais, cooperativas ou associações para fomentar a produção e comercialização de produtos agropecuários.

Informações Jurídicas

Acesse os documentos disponibilizados pela Assessoria Jurídica para auxiliar os produtores rurais.

Contribuição Sindical
Leiloeiros Rurais

Veja todas as informações sobre os leiloeiros rurais do estado de Minas Gerais.

Compartilhe


Sistema Faemg Senar apresenta projetos de sustentabilidade em seminário da ALMG

MEIO AMBIENTE
ESCRITO POR JULIANA FIDELIS, DE UBERABA
18/06/2024 . SISTEMA FAEMG, FAEMG

Projetos de sustentabilidade no campo desenvolvidos pelo Sistema Faemg Senar foram apresentados durante o Seminário Técnico “Crise Climática em Minas Gerais: Desafios na Convivência com a Seca e a Chuva Extrema”, promovido pela Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG). A 6ª edição do encontro regional foi realizada nesta segunda-feira (17/06), em Uberlândia, no Triângulo Mineiro. O evento tem o objetivo de analisar a situação da região perante a crise climática e apresentar exemplos de boas práticas para a convivência com as mudanças no meio ambiente.

Gerente regional Ricardo Tuller participa de painel no Seminário Técnico “Crise Climática em Minas Gerais” da ALMG

Entre as boas práticas, o gerente regional do Sistema Faemg Senar, Ricardo Tuller, foi o convidado para apresentar os projetos FIP Paisagens Rurais e Agro + Verde em um dos painéis do seminário. As duas iniciativas trabalham o fortalecimento de adoção de práticas de conservação e recuperação ambientais, bem como atividades agrícolas sustentáveis de baixa emissão de carbono. O FIP Paisagens Rurais tem financiamento do Banco Mundial e é executado pelo Sistema Faemg Senar na região do Triângulo Mineiro. Já o Agro + Verde conta com a parceria da Cargill, para o fornecimento de mudas e insumos aos produtores rurais.

“Estar presente no seminário da ALMG foi mais uma oportunidade para divulgar nossas ações de sustentabilidade no campo. Os projetos FIP Paisagens Rurais e Agro + Verde já beneficiaram quase 3 mil produtores rurais no Triângulo Mineiro, com iniciativas de preservação e recuperação que estão impactando positivamente no meio ambiente da região”, disse Tuller.

Gerente regional Ricardo Tuller em sua participação, ao lado do presidente da ALMG, deputado Tadeu Martins Leite

A abertura do seminário contou com a participação de vários deputados federais e estaduais, e outras autoridades políticas da região. “Este é o 6º encontro que fazemos para discutir as mudanças climáticas, que talvez seja o maior desafio que o mundo, o Brasil e também Minas Gerais vêm passando. Este seminário foi iniciado no dia 14 de março, antes mesmo da tragédia do Rio Grande do Sul, e isso só demonstra a urgência de tratarmos esta discussão”, disse o presidente da ALMG, deputado Tadeu Martins Leite.

O Seminário Técnico “Crise Climática em Minas Gerais” já foi realizado em Araçuaí, Itajubá, Juiz de Fora, Governador Valadares e Montes Claros. Depois de Uberlândia, o último encontro regional será em Unaí, no dia 21 de junho. 

6ª edição do Seminário Técnico “Crise Climática em Minas Gerais” foi realizada em Uberlândia, no Triângulo Mineiro
}