Conheça a FAEMG

A FAEMG (Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Minas Gerais) defende os interesses dos produtores rurais do estado.

Crédito Rural

Veja informações sobre os financiamentos destinados aos produtores rurais, cooperativas ou associações para fomentar a produção e comercialização de produtos agropecuários.

Informações Jurídicas

Acesse os documentos disponibilizados pela Assessoria Jurídica para auxiliar os produtores rurais.

Contribuição Sindical
Leiloeiros Rurais

Veja todas as informações sobre os leiloeiros rurais do estado de Minas Gerais.

Compartilhe


Vem aí a 7ª edição do Cupping ATeG Café+Forte

CUPPING ATEG CAFÉ+FORTE
ESCRITO POR IZAMARA ARCANJO, DE BELO HORIZONTE
07/07/2023 . SISTEMA FAEMG, SINDICATOS, SENAR, FAEMG

Estão abertas as inscrições de amostras para o tradicional Cupping de Cafés Especiais do Programa ATeG Café+Forte. Este ano, a 7ª edição do concurso, direcionado para cafeicultores atendidos pela assistência técnica e gerencial do Sistema Faemg Senar, assim como no ano passado, o evento traz a divisão das provas e a classificação das amostras em duas etapas, ambas ocorrerão no Centro de Excelência em Cafeicultura do Sistema, localizado em Varginha.

O Cupping ATeG Café+Forte consiste na avaliação física e classificação sensorial/degustação de amostras de café dos produtores atendidos pelo Programa ATeG ranqueando-os pela pontuação de bebida de acordo com a escala SCA – Associação de Cafés Especiais (sigla em inglês). O objetivo é incentivar a produção de cafés de alta qualidade, atendendo aos regulamentos nacionais e internacionais de boas práticas de produção.

“Cada ano que passa a gente tem percebido que têm aumentado não só o número de amostras que recebemos, mas também a qualidade dessas amostras. Isso é fruto do trabalho que tem sido feito pelo ATeG, trabalho esse que melhora a lavoura do produtor, faz com que ele entenda a importância de participar deste tipo de evento, pois nele também estarão presentes compradores, torradores, e, então, é um lugar para que o produtor possa ter essa visibilidade, avalia o analista de Assistência Técnica e Gerencial, João Thomaz Cruz Silva.

Ainda segundo João Thomaz, o cupping, que é a avaliação técnica dos cafés especiais, e finda com a premiação durante a Semana Internacional do Café, tem o intuito também de mapear, de fazer um diagnóstico dos cafés que existem nas diversas regiões de Minas. “Com este evento, podemos saber mais sobre as potencialidades, o que precisa ser melhorado. Através de todo esse processo de prova, a gente consegue ter um volume muito grande de informações”, diz.

Oportunidade e novidades

A 7ª edição do Cupping vai permitir que o produtor conheça todo o potencial de seu produto, o que é muito importante para que ele possa comercializar e negociar da melhor maneira o seu café e receber por ele um preço justo.

O evento ainda promove a maior eficácia na conquista de novos mercados e a consolidação dos produtores rurais atendidos pelo ATeG, além de agregar valor aos cafés e, consequentemente, trazer mais sustentabilidade à cadeia produtiva.

Essa edição conta também com novas categorias especiais de premiação que são: Melhor Café Especial – Mulher; Melhor Café Especial – Jovem e; Melhor Café Especial - Manejo Produtivo Sustentável.  

Regulamento

O regulamento do 7º Cupping ATeG Café+Forte já está no ar e pode ser lido e baixado neste link.

Podem participar produtores que cultivam cafés Arábica e Canéfora (conilon), desde que assistidos pelo programa e sediados em Minas Gerais. As amostras deverão ser entregues na data limite 08 de setembro e a prova e classificação da 1ª etapa será realizada entre os dias 18 e 29 de setembro em Varginha.

}