Conheça o INAES

O INAES (Instituto Antonio Ernesto de Salvo) é uma associação civil sem fins lucrativos, dedicada ao desenvolvimento, pesquisa e inovação de sistemas produtivos. Atua em parceria com instituições públicas e privadas para fomentar a evolução das cadeias do agronegócio.

Projetos Estudos e Publicações
Editais

Pesquise todos os editais emitidos pelo SISTEMA FAEMG (FAEMG, SENAR, INAES e Sindicatos).

Compartilhe


Jovens debatem bovinocultura de leite em encontro

MEGALEITE
ESCRITO POR CRISTIANE MENDONÇA, ASCOM
15/06/2024 . SISTEMA FAEMG, SINDICATOS, SENAR, INAES, FAEMG
Encontro reuniu universitários, técnicos e profissionais recém-formados

Uma manhã para promover conhecimento sobre bovinocultura de leite entre técnicos e universitários das áreas agrárias. Esse foi o propósito do 1º Encontro Faemg Jovem e PUC Minas, promovido neste sábado (15), pela Comissão Faemg Jovem e a Gerência da Mulher, do Jovem e da Inovação do Sistema Faemg Senar.

Cerca de 100 pessoas participaram do encontro que, segundo a gerente, Silvana Novais, mostra o sucesso da iniciativa. “Esse encontro é um evento feito pela Comissão de Jovens. Eles organizaram e fizeram a mobilização convidando os palestrantes e os estudantes. Uma forma de incentivarmos que eles comecem a atuar e exercer liderança”, conta.

Palestras
A médica veterinária e consultora de negócios da Rehagro Mayra Abreu abriu o evento abordando o tema reprodução bovina com informações sobre as melhores práticas.

Em seguida, o médico veterinário com doutorado sobre ruminantes Alan Figueiredo falou sobre o monitoramento de dieta de vacas leiteiras e dicas para melhores resultados na alimentação do gado.

O tema qualidade do leite foi abordado pela médica veterinária Jéssica Santa que trouxe exemplos de boas práticas de ordenha e como isso impacta na gestão, no rendimento e na qualidade dos lácteos.

Roda de conversa

Membros da Comissão Faemg Jovem: equipe organizou e mobilizou o encontro sobre bovinocultura de leite

O segundo momento do encontro foi marcado por uma roda de conversa entre os membros da Comissão Faemg Jovem e os participantes do evento. Luiza Lima, estudante do 9º período de medicina veterinária; Marina Campos, médica veterinária; Laura Meireles, advogada da área do agronegócio, e os produtores rurais Daniel Alves e Vinícius Mattar, membros da Comissão Faemg Jovem se apresentaram e iniciaram o debate sobre os desafios que os recém-formados enfrentam para ingressar no mercado de trabalho.

Palestrante Alan Figueiredo: “É preciso investir no conhecimento técnico”.

Tema que, segundo um dos palestrantes do encontro Alan Figueiredo, são amenizados com capacitação técnica. “A gente vê o mercado querendo contratar e os estudantes querendo emprego e, infelizmente, vemos uma desconexão. Vivemos a falsa ilusão de que os profissionais precisam ter apenas as chamadas soft skills, ou seja, habilidades comportamentais como relacionamento e compromisso, mas deixamos de lado a importância dos aspectos técnicos. Tem que fazer estágio, tem que estudar!”, afirmou.

Experiência prática que, segundo Marina Campos, membro da Faemg Jovem e médica veterinária, ela conquistou com apoio do Senar Minas. “Eu fiz o curso de Assistência Técnica e Gerencial (ATeG). Então, eu já saí da faculdade como técnica, podendo fazer atendimento nas fazendas. E o Sistema Faemg Senar me proporcionou isso com o curso e o estágio. A entidade capacita, dá oportunidade e ajuda a inserir no mercado de trabalho”, afirmou.

 

}