Conheça o INAES

O INAES (Instituto Antonio Ernesto de Salvo) é uma associação civil sem fins lucrativos, dedicada ao desenvolvimento, pesquisa e inovação de sistemas produtivos. Atua em parceria com instituições públicas e privadas para fomentar a evolução das cadeias do agronegócio.

Projetos Estudos e Publicações
Editais

Pesquise todos os editais emitidos pelo SISTEMA FAEMG (FAEMG, SENAR, INAES e Sindicatos).

Compartilhe

Cerca de 8 mil em todos os Faemg Senar Em Campo

APROXIMAÇÃO
ESCRITO POR SIMON NASCIMENTO E ÉLCIO FONSECA, DE PARACATU
16/08/2023 . SISTEMA FAEMG, SINDICATOS, SENAR, INAES, FAEMG

Paracatu recebeu a décima e última edição do Faemg Senar Em Campo nesta quarta-feira (16). Ao todo, desde o início do ano, cerca de 8 mil pessoas participaram dos encontros que aproximaram a diretoria e áreas técnicas do Sistema Faemg Senar dos produtores rurais e sindicatos espalhados pelo interior de Minas Gerais. Somente em Paracatu, foram 1.200 presentes, entre produtores rurais, representantes de cooperativas, associações, sindicatos, profissionais que atuam no agro e estudantes do setor na região Noroeste e Alto Paranaíba. Todas as fotos do evento estão disponíveis neste link

O presidente Antônio de Salvo destacou a importância de levar ao interior conhecimento sobre o que o Sistema Faemg Senar faz para defender os interesses e direitos dos produtores. "O resultado dos eventos foi muito bom, mas mais do que isso: nesta aproximação, as pessoas conseguiram entender a importância que o Sistema Faemg Senar tem na vida de cada um", destacou Salvo, que esteve acompanhado dos vice-presidentes Renato Laguardia e Ebinho Bernardes.

O coordenador do Faemg Senar em Campo, o assessor especial da diretoria, Toninho de Pompéu, celebrou o reconhecimento que o Sistema obteve no interior em todas as dez edições. "Teve uma revolução no estado com relação ao conhecimento do produtor sobre o Sistema Faemg Senar. A maioria dos produtores não sabia o que o Sistema poderia fazer por meio dos sindicatos", comentou.

Paracatu

Na avaliação do presidente do Sindicato dos Produtores Rurais de Paracatu, Paulo Ribeiro de Mendonça, o Faemg Senar em Campo proporciona conhecimento e integração a quem trabalha no campo. “Muito importante para agregar e esclarecer a todos sobre o trabalho dos Sindicatos e do Sistema Faemg Senar em prol dos produtores. É uma honra para nós receber tantas pessoas de municípios diferentes, afinal, juntos somos mais fortes”.

Já o gerente regional do Sistema Faemg Senar em Patos de Minas, Sérgio Coelho, destacou que o evento é uma extensão do trabalho feito diariamente junto aos produtores rurais. “Momento muito especial para o Sistema Faemg Senar. Todos os dias estamos nas fazendas e hoje invertemos. Trouxemos eles até nós, em Paracatu. Nosso papel é apoiar o produtor em diversos âmbitos. Então, é um momento muito enriquecedor. Parabéns a todos que nos ajudaram a fazer um evento tão grandioso”.

O produtor rural Leandro Botelho lembrou que já utiliza diversos serviços oferecidos nos sindicatos. Ele acredita que, a partir do Faemg Senar em Campo, será possível buscar ainda mais auxílio para o dia a dia na fazenda. “Nós, que somos pequenos, médios produtores, contamos muito com o Sindicato Rural e o Sistema Faemg Senar. Importante evento para nos inteirar sobre o que podemos fazer juntos e nos fortalecer”.

Faemg Senar em Campo

Iniciado em fevereiro deste ano, o Faemg Senar em Campo foi idealizado a partir da necessidade de aproximar o trabalho feito na sede, em Belo Horizonte, do interior. Os eventos foram realizados em Manhuaçu, Alfenas, Santa Rita do Sapucaí, Padre Paraíso, São Gotardo, Barbacena, Lagoa da Prata, Prata, São João da Ponte e Paracatu.