Conheça o INAES

O INAES (Instituto Antonio Ernesto de Salvo) é uma associação civil sem fins lucrativos, dedicada ao desenvolvimento, pesquisa e inovação de sistemas produtivos. Atua em parceria com instituições públicas e privadas para fomentar a evolução das cadeias do agronegócio.

Projetos Estudos e Publicações
Editais

Pesquise todos os editais emitidos pelo SISTEMA FAEMG (FAEMG, SENAR, INAES e Sindicatos).

Compartilhe

Como funciona o setor de Comunicação do Sistema?

FIQUE SABENDO - BOLETIM DA CINT
ESCRITO POR CRISTIANE MENDONÇA, ASCOM/CRH
17/11/2023 . SISTEMA FAEMG, SINDICATOS, INAES, FAEMG
Equipe da Ascom na sede: profissionais de diferentes áreas atuam na comunicação estratégica e institucional


A Assessoria de Comunicação (Ascom) do Sistema Faemg Senar é o setor responsável pela comunicação institucional e estratégica da entidade. Uma área que tem duas missões principais: tornar o Sistema referência na mídia quando o assunto é agro e colaborar para desmistificar a imagem distorcida de parte da população em relação ao segmento.


Porém, como isso acontece na prática?
O setor é coordenado por Rogério Maurício Pereira. Um jornalista com 30 anos de carreira, com experiência em veículos como rádios Super, Globo e CBN, jornal Super e O Tempo, Governo de Minas e Cemig, e que assumiu a área de comunicação do Sistema em junho deste ano.

Rogério Pereira: coordenador da Ascom tem 30 anos de experiência no jornalismo


Ele está à frente de uma equipe formada, atualmente, por 21 pessoas. Destas, 13 estão na sede trabalhando em diferentes frentes de produção de conteúdo, tais como matérias, coberturas, vídeos, produção de cards e material publicitário. Já no interior, para cada um dos 10 escritórios regionais, também existe a figura do assessor de imprensa. Um profissional de comunicação responsável por cobrir os eventos e cursos que acontecem em diferentes cidades mineiras e fazer com que eles ganhem visibilidade nos sites, rádios e jornais desses municípios.


A equipe de jornalismo, formada por 17 profissionais, atua em todo estado produzindo matérias, cobrindo eventos e publicando conteúdo noticioso em diferentes canais. O portal do Sistema Faemg Senar, as redes sociais, o WhatsApp e os canais de comunicação interna como TVs corporativas, Fluig e murais da sede são alguns dos exemplos. Apenas nos meses de agosto e setembro, foram 144 matérias publicadas e 556 conteúdos divulgados nas redes sociais do Sistema.


Outra atuação da equipe de jornalismo é a assessoria de imprensa, que tem como objetivo municiar os veículos de comunicação de Belo Horizonte e cidades do interior com informações sobre as ações que o Sistema Faemg Senar desenvolve em prol do produtor rural, tais como cursos, eventos e as atuações políticas em defesa dos direitos do homem e da mulher do campo.

Para se ter uma ideia, em agosto e setembro deste ano, o setor gerou mais de 27 milhões de reais em mídia espontânea, o que significa que diferentes veículos de comunicação, entre eles, Globo (TV Integração), Itatiaia, Record e O Tempo, divulgaram ações positivas do Sistema Faemg Senar sem que a entidade tivesse que pagar por isso.

Assessores regionais (da esquerda para direita):
 Diego (ER Governador Valadares); Flávio (ER Juiz de Fora); Izabella (ER Araçuaí);
Josiane (ER Sete Lagoas); Juliana (ER Uberaba); Karoline (ER Varginha);
Lílian (ER Viçosa) e Ricardo (ER Montes Claros)

Na área de publicidade são três profissionais especializados em design, dedicados à produção de materiais gráficos, impressos e digitais, que circulam no nosso portal, nas nossas redes sociais, em folders, panfletos, na produção de eventos e até na fachada de sindicatos, por exemplo. Tudo que se refere à parte visual é desenvolvido por eles. Por exemplo, as artes que vemos em estandes de feiras e eventos, como na Semana Internacional do Café e o Festival do Queijo Artesanal de Minas. Foram 275 criações de design em agosto e setembro.


Na produção de vídeos, temos dois profissionais: um analista e um estagiário. Juntos eles produzem material audiovisual de cunho institucional, além de material sobre programas e ações políticas da casa. Esses vídeos são publicados nos nossos canais e divulgados também para mais de 700 produtores e sindicatos via WhatsApp.  Nos meses de agosto e setembro, foram 26 vídeos produzidos, entre eles, dois institucionais.


Na parte administrativa, a Ascom possui uma funcionária dedicada às tarefas que se referem aos contratos, orçamentos, compras e notas fiscais necessárias a todas as atividades exercidas pelo setor.


Núcleo de Eventos
Desde a segunda metade de novembro, a equipe de Eventos formou um setor distinto da Ascom e que, a partir de agora, se reporta diretamente à Superintendência Administrativa e Financeira (SUPAF).


Quem faz o quê?
Administrativo:


Mayara Moreira: Responsável pelos processos administrativos e financeiros da ASCOM.
 

Audiovisual:


George Leite: Produção de material audiovisual, spots, mini documentários de cunho institucional, publicitário e jornalístico.
 

Designer:

André Cruz: desenvolvimento de marcas e produção de peças gráficas impressas e digitais para conteúdos noticiosos e publicitários, tais como revistas, cards, banners, estandes, panfletos, e-mails, brindes diversos, entre outros materiais. Desenvolvimento de marcas e produção de peças gráficas impressas e digitais para conteúdos noticiosos e publicitários, tais como revistas, cards, banners, estandes, panfletos, e-mails, brindes diversos, entre outros materiais. Além de cuidar da marca institucional Faemg Senar, mantendo sua identidade visual e aplicações corretas em materiais impressos e on-line.


Everton Cirino: desenvolvimento de marcas e produção de peças gráficas impressas e digitais para conteúdos noticiosos e publicitários, tais como, revistas, cards, banners, estandes, panfletos, e-mails, brindes diversos, entre outros materiais. Desenvolvimento de marcas e produção de peças gráficas impressas e digitais para conteúdos noticiosos e publicitários, tais como revistas, cards, banners, estandes, panfletos, e-mails, brindes diversos, entre outros materiais. Além de cuidar da marca institucional Faemg Senar, mantendo sua identidade visual e aplicações corretas em materiais impressos e on-line.

 


Paula Almeida: desenvolvimento de marcas e produção de peças gráficas impressas e digitais para conteúdos noticiosos e publicitários, tais como, revistas, cards, banners, estandes, panfletos, e-mails, brindes diversos, entre outros materiais. Desenvolvimento de marcas e produção de peças gráficas impressas e digitais para conteúdos noticiosos e publicitários, tais como revistas, cards, banners, estandes, panfletos, e-mails, brindes diversos, entre outros materiais. Além de cuidar da marca institucional Faemg Senar, mantendo sua identidade visual e aplicações corretas em materiais impressos e on-line.


Estagiários:

Jornalismo
Rebeca Nichols: Apoio às atividades de jornalismo, clipping, entre outras atividades da área.
 


Audiovisual
Germânico Carlos: Apoio à produção de material audiovisual, spots, minidocumentários de cunho publicitário e jornalístico.
 

Jornalismo:


Cristiane Mendonça: Produção de conteúdo de comunicação interna para os funcionários (e-mails, comunicados, boletins de notícias, conteúdos para os murais e Fluig, além de material para as TVs internas).


Fernanda Martins: Produção de conteúdo para imprensa, mídias e portal, assessoria de imprensa, cobertura de eventos e reuniões, edição de matérias, produção de papers, apresentações e guias de fala para a Diretoria.


Izamara Arcanjo: Cobertura de eventos institucionais, produção de fotos, produção e  edição de matérias e conteúdos para o portal e demais mídias.

 


Janaína Rochido: Gestão dos assessores regionais, coberturas de eventos diversos, produção de fotos, produção e edição de matérias e conteúdos para o portal e demais mídias, atendimento aos Escritórios Regionais.


Nathalie Guimarães: Produção de conteúdo para imprensa, mídias e portal, assessoria de imprensa, cobertura de eventos e reuniões, edição de matérias, locução, edição do Em Dia com o Agro, fotografia, papers, apresentações e guias de fala para a Diretoria.


Simon Nascimento: Cobertura de eventos e agendas institucionais, produção e validação de conteúdo para redes sociais e site, fotografias, edição e redação de matérias.