A união é primordial para alçar conquistas para a pecuária de leite. Por isso, a Comissão Técnica (CT) da Pecuária de Leite do Sistema Faemg Senar levou a sua 26ª reunião para dentro da Megaleite, em Belo Horizonte, nesta quarta-feira (12/6), convidando deputados para apresentarem os planos de ação em apoio ao produtor de leite.
Além dos deputados, participaram representantes de associações, cooperativas e presidentes de sindicatos dos produtores rurais. “Fazer esta reunião com a participação dos deputados é uma forma de trabalharmos alinhados para que, juntos, possamos ter uma frente ampla para fortalecer o setor. Isso vai dar mais pujança para os nossos pleitos como maior representatividade”, destacou o presidente da CT da Pecuária de Leite, Jônadan Ma.
O vice-presidente secretário do Sistema Faemg Senar, Ebinho Bernardes, ressaltou a importância do alinhamento e a necessidade de pressionar por soluções para as demandas do produtor rural. “Nossa CT tem trabalhado muito junto a cooperativas, associações. E o Sistema Faemg Senar tem um diálogo bastante propositivo junto ao governo do estado. Vamos continuar firmes nessa batalha para fazermos sempre algo melhor. Se o setor tiver unido, teremos êxito com nossas pautas”, ressaltou.
Em prol do produtor de leite
Para o deputado Coronel Henrique, presidente da Frente Parlamentar em Apoio ao Produtor de Leite da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), a união de esforços é determinante. “As metas do setor produtivo são comuns a todos nós. Então ouvir o produtor e trazer o que estamos fazendo para dentro da comissão técnica é muito importante. Quem escuta mais erro menos”.
O deputado federal Rafael Simões, presidente da Subcomissão Permanente do Leite da Comissão de Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural (CAPDR), agradeceu a oportunidade. “É trazer para os produtores da cadeia leiteira tudo o que estamos fazendo em Brasília e o que ainda podemos fazer por meio da união de todos. Plantamos uma semente para buscar um projeto estruturante para toda a cadeia”.
A deputada federal Ana Paula Leão, presidente da Frente Parlamentar em Apoio ao Produtor de Leite da Câmara dos Deputados, destacou a importância do diálogo com a classe. “Precisamos continuar trabalhando em conjunto com as entidades de classe e fazer com que nossos projetos de lei tenham andamento no Congresso”.
Atuação da CT
Mais do que ouvir o que está sendo feito pelos parlamentares, o momento também foi de apresentar demandas e mostrar ações. Jônadan Ma apresentou as principais ações da CT da Pecuária de Leite e da CNA em prol do setor leiteiro brasileiro:
1. Monitoramento permanente das importações e medidas adotadas
2. Processo antidumping (CNA);
3. Atuação nas questões sanitárias: foco no programa nacional de controle e erradicação de brucelose e tuberculose
4. Promover mecanismos de negociação e adoção de valores de referência para a comercialização do leite para o produtor, especialmente o Conseleite-MG
5. Aproximar o produtor com o varejo e consumidor
“Trabalhamos muito bem da porteira para dentro. E precisamos nos preocupar com a porteira para fora. Precisamos continuar firmes e fortes para mostrar a importância do nosso setor para a economia de Minas e do Brasil”, disse o presidente do Sistema Faemg Senar, Antônio de Salvo, no fechamento do evento.
Informação empodera o setor
Na reunião, o pesquisador da Embrapa Gado de Leite, Glauco Carvalho, falou sobre o mercado leiteiro, competitividade e desafios da cadeia.
Também prestigiaram a reunião o vice-presidente de Finanças do Sistema Faemg Senar, Renato Laguardia; o presidente da Girolando, Domício Silva; a chefe-geral da Embrapa Gado de Leite, Elizabeth Fernandes, e o secretário estadual de Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Thales Fernandes.