Conheça o INAES

O INAES (Instituto Antonio Ernesto de Salvo) é uma associação civil sem fins lucrativos, dedicada ao desenvolvimento, pesquisa e inovação de sistemas produtivos. Atua em parceria com instituições públicas e privadas para fomentar a evolução das cadeias do agronegócio.

Projetos Estudos e Publicações
Editais

Pesquise todos os editais emitidos pelo SISTEMA FAEMG (FAEMG, SENAR, INAES e Sindicatos).

Compartilhe


Evento destaca sustentabilidade hídrica no Alto Rio Pardo

SUSTENTABILIDADE HÍDRICA
ESCRITO POR IZABELLA MACHADO, DE ARAÇUAÍ
05/12/2024 . SISTEMA FAEMG, SINDICATOS, SENAR, INAES, FAEMG

 

Dia de Campo sobre Práticas Sustentáveis em Taiobeiras

O "Dia de Campo sobre Práticas Sustentáveis", realizado pelo Sistema Faemg Senar em parceria com a Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA) e o Governo Federal, mostrou o comprometimento da região do Alto Rio Pardo com a sustentabilidade da bacia hidrográfica. O evento ocorreu nesta quinta-feira (5/12), no Parque de Eventos de Taiobeiras, com o apoio do Sindicato dos Produtores Rurais de Taiobeiras e Prefeitura Municipal.

Entre os destaques da agenda, o Seminário sobre Produção de Água em Propriedades Rurais apresentou soluções práticas para manejo de microbacias, regularização do uso da água e técnicas para aumentar a infiltração no solo. Durante a abertura, o presidente do Sistema Faemg Senar, Antônio de Salvo, enfatizou o papel do produtor rural na preservação ambiental.

“Sabemos que a sociedade, como um todo, precisa cuidar da água. Nós, produtores rurais, temos um papel ainda mais importante nesse processo. Embora muitas vezes sejamos vistos apenas como ‘consumidores de água’, a realidade é diferente: somos, na verdade, produtores de água”, disse. 

Aprendizado prático

Após as palestras, foi realizada uma aula prática que demonstrou a construção de estruturas de infiltração de água no solo, proporcionando aos participantes a oportunidade de discutir os conhecimentos adquiridos e aplicá-los.

Aula prática demonstrou a construção de estruturas de infiltração de água no solo

“O nosso interesse é promover a sustentabilidade e o uso consciente da água. Queremos que as propriedades rurais tenham práticas mecânicas e vegetativas bem implementadas”, frisou Cristianny Villela Teixeira, especialista em Regulação de Recursos Hídricos e Saneamento Básico da ANA.

O secretário de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento de Minas Gerais, Thales Almeida acrescentou que as políticas públicas podem caminhar junto de quem produz, ouvindo quem produz. “Só assim, teremos mais assertividade. Não adianta fazer legislações ambientais, trabalhistas, sanitárias e fiscais se não houver entendimento entre nós”, completou.

Fórum Agropecuário do Alto Rio Pardo

À noite, ocorreu o 1º Fórum Agropecuário do Alto Rio Pardo: Conhecimento, Inovação e Futuro, promovido pelo SPR de Taiobeiras, reunindo produtores, especialistas e grandes líderes para discutir desafios, explorar oportunidades e apresentar soluções inovadoras, marcando a transformação do Alto Rio Pardo em uma potência exportadora no cenário agropecuário. Um dos temas abordados foi o panorama do agronegócio mineiro, em uma apresentação feita pelo presidente do Sistema Faemg Senar, Antonio de Salvo. Em sua fala, ele reforçou a importância da união do setor.

O presidente do SPR de Taiobeiras, Lucas Sucupira, reforçou o objetivo do Fórum. "A iniciativa foi criada para promover o agronegócio do Alto Rio Pardo, destacando sua força, potencial produtivo e as práticas realizadas na região. Atualmente, contamos com áreas altamente produtivas, algumas com as maiores taxas de produtividade do país, além de fazendas 100% sustentáveis e extensas áreas preservadas. A diversidade de produção também é um destaque, com mais de dez cadeias inseridas no sindicato", destacou.

Durante o evento, o certificado do Arranjo Produtivo Local (APL) do café da região semiárida foi entregue pelo Secretário Thales ao presidente do SPR de Taiobeiras, Lucas Sucupira. Crédito: Adriel/Prefeitura de Taiobeiras

“Este evento reflete nosso esforço contínuo e de parceiros, em levar conhecimento técnico e soluções práticas para fortalecer a sustentabilidade no agro mineiro, principalmente nas regiões que mais precisam do nosso apoio como norte de Minas e Vale do Jequitinhonha”, concluiu a gerente de sustentabilidade do Sistema Faemg Senar, Mariana Ramos.