O Sistema Faemg Senar recebeu, nesta semana, a visita de colaboradores da Federação da Agricultura e Pecuária de Mato Grosso (Famato). Os profissionais, que atuam no programa de Assistência Técnica e Gerencial (ATeG) e na Formação Profissional Rural do estado mato-grossense, vieram para conhecer como funcionam essas iniciativas em Minas. O intercâmbio teve como objetivo estreitar os laços entre as federações e trocar experiências sobre práticas bem-sucedidas nos dois estados.
Na segunda-feira (28), a equipe da Famato foi recebida na Sede, em Belo Horizonte, pela diretoria e gerências do Sistema. O presidente Antônio de Salvo deu as boas-vindas e reafirmou a importância das parcerias entre as entidades. “Promover essa troca de experiências entre a nossa federação e a de Mato Grosso fortalece não só a nossa atuação em prol do desenvolvimento do agro, mas também permite que o ATeG e a Formação Profissional Rural evoluam em seus trabalhos. Todos saem ganhando, principalmente o produtor rural, que é sempre o nosso principal objetivo!”, disse.
Para o coordenador do ATeG da Famato, Bruno Faria, a visita ao Sistema Faemg Senar foi uma oportunidade valiosa para troca de experiências e fortalecimento de práticas voltadas ao produtor rural. “Foi fundamental entender como o sistema mineiro conduz os cursos de Formação Profissional Rural e a assistência técnica, sempre focando no desenvolvimento do produtor, que é o verdadeiro ‘patrão’ do nosso trabalho. A assistência técnica de vocês está muito alinhada à metodologia, assim como a nossa, e ambos os estados seguem firmes no propósito de entregar o melhor para o campo”, afirmou.
Faria destacou ainda o envolvimento do Agente de Desenvolvimento Rural (ADR) no processo, ressaltando o impacto positivo da integração entre as equipes de base e o sistema em Minas Gerais. “A atuação do ADR em Minas é muito forte e bem inserida no sistema, o que enriquece o trabalho diretamente na base, junto ao produtor,” concluiu.
Visitas em campo
Após a agenda na Sede do Sistema Faemg Senar, o grupo seguiu viagem para uma programação em campo, na regional do Sistema em Sete Lagoas. Na rota, três importantes ações de referência: acompanhamento de um curso de Formação Profissional Rural (FPR) de Defumados, em Santa Luzia; visita ao Sindicato dos Produtores Rurais de Taquaraçu de Minas; e à Fazenda Rio de Peixe, do produtor Werciley Cássio dos Santos, atendido pelo Programa de Assistência Técnica e Gerencial (ATeG Balde Cheio).
“Eles conheceram as etapas práticas de realização dos nossos cursos, os processos de gestão do Sindicato e a parceria que permite o desenvolvimento do ATeG em suas diversas cadeias produtivas. Na propriedade, foram destacados os indicadores técnicos e financeiros, o sistema de produção e planejamento com metas para o último ano de atendimento, e a evolução da propriedade na área da bovinocultura de leite”, explicou o técnico de campo, Higor Augusto Pereira Madureira.
A analista de Assistência Técnica e Gerencial do Sistema Faemg Senar e coordenadora do Programa ATeG Agroindústria, Paula Lobato; o gerente regional do Sistema Faemg Senar em Sete Lagoas, Ricardo Costa; o analista técnico regional, Raimundo Papa; o analista Lucas Oliva; e as agentes de desenvolvimento rural pelos Sindicatos dos Produtores Rurais de Santa Luzia e Taquaraçu de Minas, Simone Soares e Cristiane Silva Guimarães, acompanharam os trabalhos em campo.
Equipe Famato
Representando o ATeG de Mato Grosso, participaram o gerente Bruno Faria; o coordenador Bernardo Carvalho; o supervisor administrativo Jheferson Xavier; a assistente administrativa Dayane Rosa; a supervisora técnica Ianna Marília; e o supervisor de qualidade Gonçalo Alves. Também estiveram presentes pela FPR, o coordenador Rafael Flores e a analista Camilla Diniz; além do coordenador de Relacionamento com o Credenciado, João Paulo Fernandes.
Clique abaixo e veja as fotos da visita no Flickr: