Conheça o INAES

O INAES (Instituto Antonio Ernesto de Salvo) é uma associação civil sem fins lucrativos, dedicada ao desenvolvimento, pesquisa e inovação de sistemas produtivos. Atua em parceria com instituições públicas e privadas para fomentar a evolução das cadeias do agronegócio.

Projetos Estudos e Publicações
Editais

Pesquise todos os editais emitidos pelo SISTEMA FAEMG (FAEMG, SENAR, INAES e Sindicatos).

Compartilhe


Festival do Queijo começa nesta quinta-feira, 13/6

QUEIJO ARTESANAL DE MINAS
ESCRITO POR ASCOM, DE BELO HORIZONTE
11/06/2024 . SISTEMA FAEMG, SINDICATOS, SENAR, INAES, FAEMG
Em 2023, mais de 21 mil pessoas passaram pelo festival 

Para valorizar e promover um produto com enorme potencial econômico e um dos principais símbolos gastronômicos e culturais do estado, o Sistema Faemg Senar e o Sebrae Minas realizam o 6º Festival do Queijo Artesanal de Minas. O evento começa nesta quinta-feira (13/6) e vai até sábado, no Expominas (av. Amazonas, 6020 – Gameleira), em Belo Horizonte.

A programação inclui seminários, oficinas, palestras, votação popular do melhor queijo, Agenda de Relacionamento e feira de produtos da agroindústria mineira. Neste ano, estão previstos 40 expositores de diversos segmentos como azeites, mel, cachaças, doces, vinhos e cafés. Em 2023, mais de 21 mil pessoas passaram pelo festival, que comercializou cerca de quatro toneladas de queijo.

“Além de apresentar a diversidade dos queijos artesanais de Minas para o grande público, a proposta do evento é valorizar e reconhecer os produtores dessa cadeia tão relevante econômica, social e culturalmente, destacando as regiões produtoras e incentivando novos negócios”, destaca o presidente do Sistema Faemg Senar, Antônio de Salvo.

A sexta edição do Festival do Queijo Artesanal de Minas ocorre simultaneamente à Megaleite 2024 - considerada a maior exposição de pecuária leiteira da América Latina, realizada de 11 a 15 de junho no Parque de Exposições da Gameleira. A parceria permite aos visitantes uma verdadeira imersão na cadeia produtiva do leite e seus derivados.

TERRITÓRIOS 

Uma novidade deste ano é a inclusão da Serra Geral, no norte do estado, que produz diversos tipos de queijos e será representada pelos produtores do Queijo Minas Artesanal (QMA) da região. Somam-se a ela as dez regiões tradicionais na produção desse tipo de queijo: Araxá, Campo das Vertentes, Canastra, Cerrado, Diamantina, Entre Serras da Piedade ao Caraça, Serra do Salitre, Serras da Ibitipoca, Serro e Triângulo Mineiro.

Essas localidades possuem o seu "saber fazer" específico. Cada origem dá ao queijo uma identidade própria, de acordo com as características humanas, culturais e naturais do local onde é fabricado. Todos são produzidos a partir de leite de vaca cru, com leite procedente da mesma propriedade onde fica a queijaria.

Além do QMA, o evento conta com mais dois tipos de queijos artesanais: Alagoa e Mantiqueira de Minas, totalizando 13 participantes. Ao todo, são 15 regiões caracterizadas oficialmente como tradicionais produtoras de queijos artesanais:

GASTRONOMIA EM CENA

Entre as novidades está a Cozinha Show, fruto da parceria com o Instituto de Hospitalidade e Artes Culinárias (Inhac), escola de padrão internacional assinada pelo chef mineiro Léo Paixão. Nessa área, o público poderá participar e acompanhar o processo de criação de diversos pratos feitos pelos professores do Instituto.

FORMAÇÃO

O Seminário Técnico do Queijo Artesanal é outra iniciativa que volta a ser realizada neste ano. O objetivo é oferecer capacitação técnica tanto para produtores quanto técnicos das instituições que atuam junto ao produtor, como o Sistema Faemg Senar, Sebrae, Ministério da Agricultura, Secretaria de Estado da Agricultura, IMA, Emater, Epamig, entre outras.

Uma das pautas técnicas deste ano, encabeçada pelo Sistema Faemg Senar, será o Encontro das Mulheres do Queijo, incluindo produtoras, técnicas, pesquisadoras ou outras atuantes nessa área. O foco será valorizar e reconhecer a importância do empreendedorismo feminino nessa cadeia.

O evento tem o apoio da Secretária de Agricultura Pecuária e Abastecimento do Estado de Minas Gerais (Seapa), Sistema Ocemg, Associação Mineira do Queijo Artesanal (Amiqueijo), Sicoob, Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA), Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater–MG) e Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais (EPAMIG).

SERVIÇO

EVENTO: 6ª edição do Festival do Queijo Artesanal de Minas

LOCAL: Expominas (Av. Amazonas, 6020 - Gameleira, Belo Horizonte) 

DATA:  

13/06 - 12h às 22h 

14/06 - 12h às 22h

15/06 - 10h às 22h

Mais informações e vendas de ingressos: www.festivalqam.com.br

}