Conheça o INAES

O INAES (Instituto Antonio Ernesto de Salvo) é uma associação civil sem fins lucrativos, dedicada ao desenvolvimento, pesquisa e inovação de sistemas produtivos. Atua em parceria com instituições públicas e privadas para fomentar a evolução das cadeias do agronegócio.

Projetos Estudos e Publicações
Editais

Pesquise todos os editais emitidos pelo SISTEMA FAEMG (FAEMG, SENAR, INAES e Sindicatos).

Compartilhe


Megaleite começa com lançamento do Cemig Agro

PECUÁRIA LEITEIRA
ESCRITO POR CRISTIANE MENDONÇA, ASCOM
11/06/2024 . SISTEMA FAEMG, SINDICATOS, SENAR, INAES, FAEMG

A Diretoria do Sistema Faemg Senar participou da abertura oficial da Megaleite 2024, na noite dessa terça-feira (11/6), no Parque da Gameleira, em Belo Horizonte.

Durante a solenidade, o presidente Antônio de Salvo reforçou a importância da união dos pecuaristas de leite. "Vamos demonstrar, nesse momento difícil, resiliência diante de todas as dificuldades, em mais uma feira como essa. Vamos continuar produzindo esse alimento fundamental para o ser humano, e isso acontece porque somos unidos!"

O evento também foi marcado por um anúncio importante dado pelo vice-governador de Minas, Mateus Simões: o lançamento do Cemig Agro, que dentre outras ações, traz um canal de atendimento direto aos produtores rurais via sindicatos. A ação contou com o apoio do Sistema no cadastro de mais de 120 sindicatos para acesso ao serviço.

A Megaleite vai até o próximo sábado (15/6) e o Sistema Faemg Senar estará presente com estande e diferentes atividades. No dia 12, às 14h, a entidade promove um encontro da Comissão Técnica de Pecuária de Leite para debater assuntos de interesse dos produtores rurais do estado.

A Carreta do Agro, caminhão itinerante criado pela Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), com quase 100m² e espaços multiusos, também estará presente na Megaleite com oficinas e diversos podcasts que destacarão temas como queijos artesanais de Minas e produção leiteira no estado. No dia 12, às 14h, será transmitido o podcast sobre queijos artesanais de Minas, seguido de discussões sobre regulamentações e previsibilidade do mercado de leite mineiro nos dias seguintes.

Diretoria do Sistema e autoridades políticas conheceram a Carreta Agro no primeiro dia da Megaleite - Foto: Diego/Seapa

Atrações
São esperados 1.500 animais de diversas raças leiteiras, mais de 100 empresas expositoras e um público superior a 70 mil visitantes. A previsão é que os negócios gerados durante o evento atinjam a marca de R$200 milhões.

As principais raças leiteiras serão exibidas no evento, entre elas Girolando, Gir Leiteiro, Holandês, Guzerá, Guzolando, Jersey e Búfalos. Além da exposição de animais, a programação inclui competições na pista de julgamento, oito leilões, torneio leiteiro, palestras, minicursos e lançamentos, como o esperado Sumário de Touros e Vacas Girolando.


Debates
Produtores de todo o Brasil e comitivas internacionais da América Latina, Ásia e África participarão do evento. Importantes discussões sobre o setor como a importação de leite de países do Mercosul serão abordadas.

 

}