Conheça o INAES

O INAES (Instituto Antonio Ernesto de Salvo) é uma associação civil sem fins lucrativos, dedicada ao desenvolvimento, pesquisa e inovação de sistemas produtivos. Atua em parceria com instituições públicas e privadas para fomentar a evolução das cadeias do agronegócio.

Projetos Estudos e Publicações
Editais

Pesquise todos os editais emitidos pelo SISTEMA FAEMG (FAEMG, SENAR, INAES e Sindicatos).

Compartilhe

Parceria amplia acesso ao programa ATeG

ATEG
ESCRITO POR FERNANDA TEIXEIRA, DE BELO HORIZONTE
04/10/2023 . SISTEMA FAEMG, SINDICATOS, SENAR, INAES, FAEMG

A assistência técnica e gerencial incentiva a profissionalização, o aumento de renda e a melhoria da qualidade de vida dos produtores rurais mineiros. Para ampliar o acesso de mais agricultores e pecuaristas a este importante instrumento de transformação da realidade rural, o Sistema Faemg Senar e o Governo de Minas Gerais, por meio da Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa) e a Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Minas Gerais (Emater-MG), firmaram uma parceria. A iniciativa foi anunciada nesta quarta-feira (4/10) durante coletiva de imprensa na sede do Sistema Faemg Senar, em Belo Horizonte.


Veja todas as fotos da assinatura no Flickr do Sistema Faemg Senar

Diretor-presidente da Emater-MG, Otávio Maia, vice-governador de Minas Gerais, Mateus Simões, presidente do Sistema Faemg Senar, Antônio de Salvo, e o secretário de Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Thales Fernandes.

Segundo o presidente do Sistema Faemg Senar, Antônio de Salvo, desde 2016, o Senar Minas tem trabalhado com a assistência técnica e gerencial, por meio do Programa ATeG. “Já foram mais de 400 mil visitas a propriedades rurais mineiras e mais de 30 mil produtores receberam orientações sobre gestão da propriedade e técnicas de produção. Com a parceria, queremos agregar a expertise e capilaridade do Governo de Minas para fazer com que o ATeG chegue a mais produtores, além de realizarmos ações conjuntas para o desenvolvimento rural sustentável do estado”.

O diretor-presidente da Emater-MG, Otávio Maia, acredita na importância das parcerias estratégicas para potencializar as políticas públicas no setor agropecuário. "Sozinhos vamos mais rápido, mas juntos vamos mais longe. A parceria com a Faemg/Senar chega a ser algo natural, já que ambas as instituições prestam assistência técnica aos produtores rurais mineiros. Precisamos ter essa mentalidade de unir esforços para buscar os melhores resultados. E é isso que buscamos com essa parceria. Esperamos que seja apenas o início de uma relação que potencialize as ações destas instituições e que resulte num setor agropecuário mineiro cada vez mais pujante”, disse.

“Junto com o Senar, podemos melhorar o atendimento aos produtores e alcançar locais que antes não conseguíamos. Uma das prioridades é o suporte ao Projeto Jaíba, especialmente para os pequenos agricultores no DIJ-1. Tanto a Emater quanto o Senar reconhecem que não há crescimento econômico, desenvolvimento e produção sem assistência técnica. Por isso, estamos juntos para atender com mais qualidade um número maior de produtores no estado. Lá na ponta, essa união vai se traduzir em mais emprego e renda para os mineiros”, enfatizou o secretário de Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Thales Fernandes.

Proposta

A parceria entre as instituições vai viabilizar a contratação de novos profissionais para integrar a equipe do Programa ATeG. Como se trata de um projeto piloto, serão formados inicialmente dez grupos para serem atendidos pelos profissionais da Emater-MG. O Senar Minas será responsável pela capacitação metodológica, bem como pela coordenação do programa.

A empresa e os profissionais devem seguir o processo de credenciamento, de acordo com as exigências do edital do programa. O Sindicato de Produtores Rurais será responsável por mobilizar os produtores, contando com o auxílio dos profissionais da Emater-MG, quando necessário. Inicialmente serão contemplados entre 300 e 400 produtores. 

“A partir desta reunião, faremos o alinhamento técnico necessário para unir a expertise das duas instituições, materializando um projeto que vai se expandir em todo o estado, com resultados efetivos dentro das propriedades rurais”, enfatizou o superintendente do Senar Minas, Celso Furtado Júnior.  

Assinatura do Protocolo de Intenções para ampliação da assistência técnica e gerencial aos produtores rurais de Minas Gerais

De acordo com o vice-governador de Minas Gerais, Mateus Simões, é possível perceber um movimento, em determinadas regiões do estado, de êxodo urbano, com o retorno das pessoas às propriedades rurais. “Com uso de tecnologia e um manejo mais adequado, é possível obter renda suficiente para a manutenção de uma família em condição digna, no mesmo fenômeno que no passado fez com que essas pessoas deixassem o campo. Acredito na importância de projetos como esse, que capacitam o produtor para que ele possa tratar o seu empreendimento como negócio, tornando sua propriedade mais produtiva e capaz de gerar renda para manter uma família”, destacou.  

Programa ATeG

Do planejamento financeiro e gestão das propriedades ao aprimoramento das práticas de produção, o Programa ATeG tem contribuído para o progresso do setor agropecuário em Minas Gerais. Ele é desenvolvido em cinco etapas, que envolvem diagnóstico produtivo individualizado, planejamento estratégico, adequação tecnológica, capacitação profissional complementar e avaliação sistemática de resultados.

Atualmente, o ATeG atende às cadeias produtivas de agroindústria, apicultura, avicultura, bovinocultura de leite, bovinocultura de corte, cafeicultura, caprinocultura, fruticultura, grãos, olericultura, ovinocultura, piscicultura e silvicultura.