Conheça o INAES

O INAES (Instituto Antonio Ernesto de Salvo) é uma associação civil sem fins lucrativos, dedicada ao desenvolvimento, pesquisa e inovação de sistemas produtivos. Atua em parceria com instituições públicas e privadas para fomentar a evolução das cadeias do agronegócio.

Projetos Estudos e Publicações
Editais

Pesquise todos os editais emitidos pelo SISTEMA FAEMG (FAEMG, SENAR, INAES e Sindicatos).

Compartilhe


Presidente do Sistema Faemg Senar é homenageado na Megaleite

MEGALEITE
ESCRITO POR NATHALIE GUIMARÃES, DE BELO HORIZONTE
07/06/2023 . SISTEMA FAEMG, SINDICATOS, SENAR, INAES, FAEMG

Comenda “Mérito Girolando” é concedida a personalidades que contribuem para o avanço da pecuária leiteira nacional

Governador Romeu Zema participou da abertura da Megaleite

O presidente do Sistema Faemg Senar, Antônio Pitangui de Salvo, foi homenageado com o Mérito Girolando na abertura da Megaleite na manhã desta quarta-feira (7/6), comenda concedida a personalidades que vêm contribuindo para o avanço da pecuária leiteira nacional. Durante a solenidade, o presidente ressaltou o orgulho de Minas Gerais por receber a maior exposição de pecuária leiteira da América Latina.

“Hoje é um dia de festa para o produtor rural brasileiro que, com sua capacidade, soube dosar e temperar uma raça tão específica criada aqui, a partir de raças trazidas de fora, e se tornar um dos maiores produtores de leite do país. Isso é o que a Girolando faz hoje, juntamente com raças adjacentes, que também participam dessa excelente produção. Vamos continuar juntos, levando esse melhoramento genético para o nosso pequeno produtor, que tanto precisa”, disse.

Comenda foi entregue por representantes da Girolando

Antônio de Salvo destacou, ainda, a atuação do Senar para o desenvolvimento da atividade leiteira no estado. “São mais de 8 mil fazendas atendidas em Minas Gerais. E vamos continuar trabalhando, não somente por meio da nossa Comissão Técnica de Pecuária de Leite, mas também com o Conseleite, e junto com cooperativas, associações, entidades parceiras e Governo de Minas, continuar defendendo os nossos produtores rurais”.

A 18ª Megaleite vai até 10 de junho no Parque da Gameleira, em Belo Horizonte. O Sistema Faemg Senar participa da programação com reuniões de comissões técnicas da cadeia produtiva, encontro regional do Conseleite-MG, encontro técnico do ATeG de bovinocultura de leite e agroindústria e premiação do ATeG de bovinocultura de leite.

Com entrada gratuita, os visitantes poderão acompanhar as inovações da pecuária leiteira apresentadas por cerca de 100 empresas expositoras, além de conferir mostras e competições com a participação de cerca de 1200 animais das principais raças do Brasil. A programação completa do evento está disponível no site da Megaleite

Abertura simbólica Festival do Queijo

Abertura simbólica do Festival do Queijo Minas Artesanal

Antes da abertura da Megaleite, o presidente do Sistema Faemg Senar e o diretor superintendente do Sebrae Minas, Afonso Rocha, receberam o governador de Minas Gerais, Romeu Zema, para a abertura simbólica do Festival do Queijo Artesanal de Minas. Ele conversou com produtores de queijo, ouviu demandas do setor e experimentou a iguaria.

"Nós temos plena ciência da importância do agro para a economia e o desenvolvimento do estado, com geração de emprego e renda. É um setor que tem crescido acima dos demais e vai continuar crescendo no que depender de nós", destacou o governador. Também participaram o vice-presidente de Secretaria, Ebinho Bernardes, o assessor da diretoria, Antônio Álvares (Toninho de Pompéu) e os presidentes das Comissões Técnicas do Queijo Minas Artesanal e do Leite, Frank Barroso e Jônadan Ma.

Ebinho Bernardes ressaltou a importância do evento para o agro mineiro

"Realizar os dois eventos juntos é somar forças. Estamos com as associações e nossos produtores rurais para ajudar a construir, cada vez mais, um ambiente favorável aos nossos produtores , que lutam tanto para manter esse produto tão nobre e de qualidade para toda a população mineira e brasileira. Todos nós da diretoria do Sistema Faemg Senar estamos aqui conversando e ouvindo as demandas dos produtores para atuarmos na melhoria dos desafios", ressaltou Ebinho Bernardes.

A programação do evento começa, oficialmente, nesta quinta-feira (8/6). Haverá degustação de queijos das 12 regiões produtoras de Minas, experiências gastronômicas, seminário técnico e avaliação técnica de queijos de produtores atendidos pelo Programa de Assistência Técnica e Gerencial (ATeG). Saiba mais no site oficial.

A realização é do Sistema Faemg Senar e Sebrae Minas.

}