Conheça o INAES

O INAES (Instituto Antonio Ernesto de Salvo) é uma associação civil sem fins lucrativos, dedicada ao desenvolvimento, pesquisa e inovação de sistemas produtivos. Atua em parceria com instituições públicas e privadas para fomentar a evolução das cadeias do agronegócio.

Projetos Estudos e Publicações
Editais

Pesquise todos os editais emitidos pelo SISTEMA FAEMG (FAEMG, SENAR, INAES e Sindicatos).

Compartilhe

Semana Internacional do Café começa nesta quarta em Belo Horizonte

SIC 2023
ESCRITO POR ASCOM, DE BELO HORIZONTE
05/11/2023 . SISTEMA FAEMG, SINDICATOS, SENAR, INAES, FAEMG

Maior evento nacional do setor cafeeiro e um dos principais do mundo, a Semana Internacional do Café (SIC) abre a sua 11ª edição nesta quarta-feira (8/11), no Expominas, em Belo Horizonte. São esperadas mais de 20 mil pessoas de até 40 países, reunindo produtores rurais e compradores e gerando oportunidades de negócios para toda a cadeia do café brasileiro. Neste ano, o encontro destaca um dos assuntos mais relevantes do mercado internacional na atualidade: a sustentabilidade, tendo como tema central “Origens produtoras – uma visão de futuro para uma nova cadeia do café”.

Segundo o presidente do Sistema Faemg Senar, Antônio de Salvo, a SIC colabora para conectar o produtor rural a grandes agentes da cadeia cafeeira e para mostrar o valor do café nacional e do importante trabalho dos cafeicultores. Ele destaca, ainda, a relevância de Minas Gerais neste cenário e como a entidade, que é uma das organizadoras do evento, tem contribuído para o fomento do setor.

“Minas Gerais é o maior estado produtor de café do Brasil. E faz parte de nossa missão promover melhorias nas propriedades rurais para que o setor continue avançando. Por isso, levamos conhecimento aos cafeicultores e a todos os produtores rurais de Minas, por meio de cursos e assistência técnica e gerencial, além de assessoria técnica, jurídica e ambiental”, disse.

Programação

Durante os três dias do evento, que ocorre anualmente na capital mineira, profissionais e empresários do setor reúnem-se para uma programação diversa, com workshops, palestras, degustações, conversas e premiações, para compartilhar conhecimento, descobrir tendências, fazer negócios e fortalecer parcerias.

Durante os três dias, os participantes poderão desfrutar de mais de 20 eventos de conteúdo e premiações, como o concurso Coffee of the Year Brasil 2023, em que os melhores cafés brasileiros da safra nova serão conhecidos, e a premiação do 7º Cupping de Cafés Especiais do ATeG Café + Forte, concurso voltado para os produtores de cafés especiais de Minas Gerais que recebeu este ano mais de 1.800 amostras para serem avaliadas.

A Semana Internacional do Café é uma realização conjunta entre o Sistema Faemg Senar, Espresso & Co., Sebrae e Governo do Estado de Minas Gerais. Conta com o apoio institucional da OCEMG, patrocínio diamante 3 Corações, patrocínio prata Sicoob e Melitta, patrocínio Bronze Cocatrel Nescafé e Nucoffee.

O evento é gratuito para produtores rurais e empresas da área e visitantes internacionais. Pessoas físicas também têm acesso por meio da compra de ingresso (R$60,00 pelos três dias). A programação completa e os convidados confirmados podem ser conferidos no site oficial: www.semanainternacionaldocafe.com.br e nas mídias sociais do evento.