Conheça o INAES

O INAES (Instituto Antonio Ernesto de Salvo) é uma associação civil sem fins lucrativos, dedicada ao desenvolvimento, pesquisa e inovação de sistemas produtivos. Atua em parceria com instituições públicas e privadas para fomentar a evolução das cadeias do agronegócio.

Projetos Estudos e Publicações
Editais

Pesquise todos os editais emitidos pelo SISTEMA FAEMG (FAEMG, SENAR, INAES e Sindicatos).

Compartilhe


Sistema Faemg Senar apresenta projetos de sustentabilidade em seminário da ALMG

MEIO AMBIENTE
ESCRITO POR JULIANA FIDELIS, DE UBERABA
18/06/2024 . SISTEMA FAEMG, FAEMG

Projetos de sustentabilidade no campo desenvolvidos pelo Sistema Faemg Senar foram apresentados durante o Seminário Técnico “Crise Climática em Minas Gerais: Desafios na Convivência com a Seca e a Chuva Extrema”, promovido pela Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG). A 6ª edição do encontro regional foi realizada nesta segunda-feira (17/06), em Uberlândia, no Triângulo Mineiro. O evento tem o objetivo de analisar a situação da região perante a crise climática e apresentar exemplos de boas práticas para a convivência com as mudanças no meio ambiente.

Gerente regional Ricardo Tuller participa de painel no Seminário Técnico “Crise Climática em Minas Gerais” da ALMG

Entre as boas práticas, o gerente regional do Sistema Faemg Senar, Ricardo Tuller, foi o convidado para apresentar os projetos FIP Paisagens Rurais e Agro + Verde em um dos painéis do seminário. As duas iniciativas trabalham o fortalecimento de adoção de práticas de conservação e recuperação ambientais, bem como atividades agrícolas sustentáveis de baixa emissão de carbono. O FIP Paisagens Rurais tem financiamento do Banco Mundial e é executado pelo Sistema Faemg Senar na região do Triângulo Mineiro. Já o Agro + Verde conta com a parceria da Cargill, para o fornecimento de mudas e insumos aos produtores rurais.

“Estar presente no seminário da ALMG foi mais uma oportunidade para divulgar nossas ações de sustentabilidade no campo. Os projetos FIP Paisagens Rurais e Agro + Verde já beneficiaram quase 3 mil produtores rurais no Triângulo Mineiro, com iniciativas de preservação e recuperação que estão impactando positivamente no meio ambiente da região”, disse Tuller.

Gerente regional Ricardo Tuller em sua participação, ao lado do presidente da ALMG, deputado Tadeu Martins Leite

A abertura do seminário contou com a participação de vários deputados federais e estaduais, e outras autoridades políticas da região. “Este é o 6º encontro que fazemos para discutir as mudanças climáticas, que talvez seja o maior desafio que o mundo, o Brasil e também Minas Gerais vêm passando. Este seminário foi iniciado no dia 14 de março, antes mesmo da tragédia do Rio Grande do Sul, e isso só demonstra a urgência de tratarmos esta discussão”, disse o presidente da ALMG, deputado Tadeu Martins Leite.

O Seminário Técnico “Crise Climática em Minas Gerais” já foi realizado em Araçuaí, Itajubá, Juiz de Fora, Governador Valadares e Montes Claros. Depois de Uberlândia, o último encontro regional será em Unaí, no dia 21 de junho. 

6ª edição do Seminário Técnico “Crise Climática em Minas Gerais” foi realizada em Uberlândia, no Triângulo Mineiro
}