Quatro dias de imersão em inovação, criatividade e tecnologia é o que promete o HackTown 2022 em Santa Rita do Sapucaí, evento que começa nesta quinta-feira (15/9) e vai até domingo com a proposta de promover na cidade mais de 800 atividades em cerca de 40 locais diferentes. O Sistema Faemg é a única federação no evento e terá um espaço interativo em parceria com o Sindicato dos Produtores Rurais de Santa Rita do Sapucaí.
Esta é a 6ª edição presencial do HackTown, mas será a primeira em que o agro terá uma participação de peso. A gerente do Faemg Jovem, Faemg Mulher e Inovação, Silvana Novais, adianta que a entidade preparou uma programação especial que será oferecida no Coffe Hub, um espaço novo dedicado a inovações no mercado dos cafés especiais. Serão três ambientes com painéis, workshops, palestras e outras atividades.
Vários setores e programas do Sistema Faemg vão marcar presença no HackTown. O Programa de Assistência Técnica e Gerencial – ATeG Café+Forte oferecerá as palestras “Gargalos na atividade rural” e “Casos de sucesso de produtores da região”; A Novo Agro Ventures levará startups para o Startup Disruptures, com 48 grandes investidores; a Gerência de Educação Formal fará uma ação com estudantes de escolas públicas da região para aproximá-los da inovação e dos cursos técnicos do Centro de Excelência em Cafeicultura.
“O evento sempre existiu com uma programação técnica e cultural, mas não tinha foco no agro. É o primeiro ano em que estão trazendo o setor para dentro desse processo que transforma Santa Rita do Sapucaí em uma cidade inteligente e inovadora e do qual o agro agora faz parte com fortes referências”, explicou Silvana Novais.
Pioneirismo
A gerente destaca que esta será a primeira participação do Sistema Faemg como entidade de representação de produtores, o que torna a ação ainda mais especial dentro de um evento reconhecido mundialmente. “Outro ponto muito importante é que quem começou esse processo inovador na cidade foi um casal de cafeicultores e hoje temos a satisfação de ver esse reconhecimento dentro do HackTown. Por isso mesmo, queremos participar e levar os produtores para conhecer isso tudo de perto”, concluiu.
Para o gerente regional do Sistema Faemg em Varginha, Caio Oliveira, a realização do evento na regional é extremamente relevante. “Não só ficamos sabendo das tendências do mercado tecnológico voltado para o agro, como temos contato direto com esses atores, pessoas que fazem essa tecnologia acontecer”. Caio também destaca a troca de experiências e conhecimentos. “Nossa programação está bem intensa dentro do conteúdo de tecnologia e inovação. Estamos muito confiantes e a expectativa é que seja um grande sucesso”, avalia.
Saiba mais sobre o evento no site oficial e adquira seu ingresso neste link.
Confira as atividades que o Sistema Faemg está levando para o HackTown: