Conheça o INAES

O INAES (Instituto Antonio Ernesto de Salvo) é uma associação civil sem fins lucrativos, dedicada ao desenvolvimento, pesquisa e inovação de sistemas produtivos. Atua em parceria com instituições públicas e privadas para fomentar a evolução das cadeias do agronegócio.

Projetos Estudos e Publicações
Editais

Pesquise todos os editais emitidos pelo SISTEMA FAEMG (FAEMG, SENAR, INAES e Sindicatos).

Compartilhe


Sistema participa da construção do plano de manejo

PARQUE ESTADUAL DA SERRA DO SOBRADO
ESCRITO POR CRISTIANE MENDONÇA, ASCOM
19/06/2024 . SISTEMA FAEMG, SENAR, INAES, FAEMG
O Sistema Faemg Senar e o Sindicato de Produtores Rurais de Pedro Leopoldo participam dos debates


O plano de manejo do Parque Estadual da Serra do Sobrado (PESS), unidade de conservação localizada nos municípios de São José da Lapa e Pedro Leopoldo, está sendo pensado e debatido por diversos representantes da sociedade. Entre eles, o Sistema Faemg Senar e o Sindicato de Produtores Rurais de Pedro Leopoldo que, juntos, têm participado dos debates.

Na última semana, as entidades rurais participaram de dois dias de oficinas e debateram propostas para o PESS. O Sistema e o sindicato fizeram contribuições com informações técnicas das propriedades localizadas na área e justificativas jurídicas. Segundo o analista de sustentabilidade Henrique Damásio o objetivo foi garantir os direitos dos produtores que vivem no entorno da unidade de conservação.

“Entendemos que o plano de manejo é um instrumento legal adequado para a gestão do parque, contudo seu objetivo não pode ser desvirtuado para impor possíveis dificuldades na emissão de licenças, autorizações de intervenções e outorga de uso da água para os nossos produtores”, esclarece Damásio. O analista acrescenta que “o balanço final das reuniões foi positivo, mas precisaremos acompanhar todo o processo até a sua aprovação final”, avalia.

Etapas do plano de manejo:
O plano de manejo tem como objetivo estabelecer o zoneamento, as regras de uso e manejo da área, além de definir o planejamento da unidade de conservação para os próximos anos. Organizado pelo Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio das Velhas (CBH Rio das Velhas), o plano envolve representantes de diferentes setores da sociedade pública e civil.

As oficinas são feitas por etapas com objetivos específicos necessários à construção do instrumento de gestão. Entre eles, reunir informações e as percepções sobre a unidade de conservação, estabelecer propósitos, recursos, valores e quais são as questões chave para aquela área. 
 

}