A partir desta semana, o zootecnista Ricardo Costa Sousa, de 40 anos, é o novo gerente do Sistema Faemg Senar na região de Sete Lagoas, composta por 114 municípios.
Ricardo é graduado pela Universidade Federal dos Vales Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM) e tem mestrado em produção animal pela mesma instituição, com passagem pelos Estados Unidos.
Ele tem experiência em gestão, especialização em produção animal com foco em melhoramento e assistência ao pequeno e médio produtor, além de passagem por empresas como RC Agropecuária e Matsuda. Também já foi coordenador do Programa Genética em Campo na empresa Agro10X e atuou como gerente de leilões do Sindicato dos Produtores Rurais de Curvelo, o que o permitiu conhecer de perto a importância do sindicato para o desenvolvimento do produtor rural.
Natural de Curvelo, Ricardo é filho de pequenos produtores rurais. Sua mãe dedicou-se à produção de doces e participação em feiras e contou com o Sistema Faemg Senar para se aprimorar. “Foi isso que deu fôlego para os meus estudos. Enquanto Sistema, precisamos atender o produtor rural para que, além de ampliar sua rentabilidade no negócio, possa ter uma condição de vida melhor. Eu vivenciei isso e agora estou tendo a condição de devolver”.
Agora, Ricardo começa o trabalho à frente da gerência regional do Sistema Faemg Senar na região de Sete Lagoas dialogando com os sindicatos e equipe para conhecer os desafios do produtor rural e os pontos de atenção, de modo a trabalhar fortemente para oferecer atendimento de qualidade e o ajudar a se desenvolver.