Dias
0 0 0
Horas
0 0
Minutos
0 0
Segundos
0 0
Compartilhe


Abertura da Femec reúne autoridades em Uberlândia

FEMEC
ESCRITO POR JULIANA FIDELIS, DE UBERABA
01/04/2024 . SISTEMA FAEMG, SINDICATOS, FAEMG

“Somos mais de 650 mil produtores rurais em Minas Gerais e estamos aprendendo a mostrar o que somos e o que fazemos. E vamos mostrar em feiras como essa o que o agro faz para melhorar a vida de todos os brasileiros que tanto precisam do que é gerado dentro das nossas propriedades. É um orgulho estar aqui, o Triângulo Mineiro é uma referência”, disse o presidente do Sistema Faemg Senar, Antônio Pitangui de Salvo, na abertura da Feira do Agronegócio Mineiro – Femec, nesta segunda-feira (1º/04), em Uberlândia. Considerada a maior feira do agro de Minas Gerais, a Femec é promovida pelo Sindicato Rural e segue até sexta-feira (5/04), com o lançamento das principais marcas de máquinas, equipamentos, implementos e insumos agrícolas do país.

 

Antônio Pitangui de Salvo (em pé) durante a abertura da Femec 2024

Antônio Pitangui de Salvo está presente no evento juntamente com os vice-presidentes Renato Laguardia e Ebinho Bernardes, e do assessor especial da diretoria, Toninho de Pompéu. Ao longo da semana, o Sistema Faemg Senar terá uma programação extensa, que inclui oficinas gratuitas, palestras, reuniões da Comissão Técnica de Grãos e do Núcleo dos Sindicatos Rurais do Triângulo Mineiro e Alto Paranaíba, entre outras ações.

Na abertura da Femec 2024, o vice-governador de Minas Gerais, Mateus Simões, destacou o evento “Minas Grita pelo Leite”, promovido pela Faemg no dia 18 de março, e que reuniu público de 7 mil pessoas em Belo Horizonte. “O resto do Brasil precisa gritar junto conosco. Não podemos permitir que as nossas fazendas sejam destruídas pela invasão de um leite subsidiado na Argentina e no Uruguai. É por isso que estamos tributando os laticínios que insistirem em importar leite desses países”, afirmou Simões.

O secretário de Agricultura, Pecuária e Abastecimento de Minas Gerais, Thales Fernandes, destacou que as exportações no estado no primeiro bimestre deste ano aumentaram 15% em relação ao ano passado, alcançando o patamar de 2,1 bilhões de dólares. “Hoje, o Triângulo Mineiro, impulsionado por esta locomotiva que é Uberlândia, já produz mais laranja do que a Flórida. São 18 milhões de caixas produzidas no Triângulo. Isso mostra a força do agro mineiro”, afirmou.

A solenidade, que foi aberta pelo presidente do Sindicato Rural, Thiago Silveira, também contou com as presenças do governador de Goiás, Ronaldo Caiado, do prefeito de Uberlândia, Odelmo Leão, além de deputados estaduais e federais, entre outras autoridades.

Programação

Durante os cinco dias de feira, o Sistema Faemg Senar tem um estande na Femec para apresentação dos produtos e serviços, e ainda das startups do portfólio da NovoAgro Ventures. O estande também é o local de realização de 13 oficinas gratuitas para os produtores rurais, com temas diversos como Agricultura de Precisão, Bem-estar Animal e Sanidade, Qualidade do Leite, Pecuária de Precisão, Biosseguridade na Suinocultura, entre outros.

No primeiro dia da feira, Salvo integra a mesa redonda que debaterá os biocombustíveis, logo após as palestras do ex-ministro da Agricultura, Roberto Rodrigues, e do vice-governador Mateus Simões, no Pavilhão do Agronegócio. A Femec também será palco das reuniões da Comissão Técnica de Grãos do Sistema Faemg Senar, no dia 2 de abril, às 14h, e do Núcleo dos Sindicatos Rurais do Triângulo Mineiro e Alto Paranaíba, no dia 3 de abril, às 8h30. No dia 4 de abril, a partir das 9h, o Sistema Faemg Senar promoverá o evento “Desenvolvimento Sustentável e Valorização Econômica”, com apresentação do projeto Agro + Verde, uma iniciativa do Instituto Antônio Ernesto de Salvo (Inaes) e da Cargill. A programação é aberta aos produtores rurais e inclui palestra sobre a geração de renda em Reserva Legal e Área de Preservação Permanente no auditório do Sindicato Rural. Ainda no dia 4, a partir das 14h, o Sistema Faemg Senar tem participação no 4º Encontro das Mulheres Mineiras do Agronegócio, com palestra da gerente da Mulher, do Jovem e de Inovação, Silvana Novais.

Femec 2024

A 11ª edição da Femec tem como novidade a Arena da Tecnologia – espaço onde estarão concentradas empresas de máquinas e equipamentos com alta tecnologia embarcada para a operação rural. A feira reúne ainda as principais montadoras de veículos de carga, off road e de passeio, além de maquinário para a construção civil e indústria fotovoltaica, náutica, além de outros produtos e serviços destinados à produção agropecuária.

A Femec 2024 apresenta também os Campos Demonstrativos de Sementes e Insumos, mostras e exposições de animais, leilões e painéis temáticos. Em 2023, a feira recebeu cerca de 100 mil visitantes de várias partes do país, mais de 300 expositores e promoveu negócios na ordem de R$ 2,4 bilhões. O evento é realizado no Parque de Exposições Camaru e tem entrada gratuita.