Dias
0 0 0
Horas
0 0
Minutos
0 0
Segundos
0 0
Compartilhe


Agro +Verde já entregou mais de 1.400 toneladas de insumos

AGRO + VERDE
ESCRITO POR JULIANA FIDELIS, DE UBERABA
26/05/2023 . SISTEMA FAEMG, SINDICATOS, SENAR, INAES, FAEMG

Projeto garante orientações técnicas e insumos que melhoram a qualidade das pastagens

Técnico de campo Ivo Perceu, o produtor André Moura e o supervisor do Sistema Faemg Senar, Sebastião de Paula, durante a entrega do calcário

Mais de 1.400 toneladas de insumos foram entregues pelo Projeto Agro +Verde a produtores rurais da região do Triângulo Mineiro. A iniciativa é promovida pelo Sistema Faemg Senar, por meio do Instituto Antônio Ernesto de Salvo (Inaes), e a Cargill. Neste projeto, os produtores rurais recebem orientações técnicas e insumos para melhorar a qualidade das pastagens e restaurar áreas de preservação permanente e reserva legal dentro das propriedades.

O coordenador do projeto pelo Sistema Faemg Senar, Giovanne Oliveira Sousa, explica que esta quantidade de insumos foi entregue aos 30 produtores que integram a fase piloto do Agro +Verde, desenvolvida em parceria com o Sindicato Rural de Uberlândia. “Até o momento foram 1.330 toneladas de calcário e 91 toneladas de adubo entregues para auxiliar os produtores na recuperação de pastagens, e ainda 337 mil metros de arame liso para a construção de cercas”, ressaltou.

Para a gerente de Projetos de Sustentabilidade da Cargill, Bárbara Rotter, o momento de entrega dos insumos concretiza uma etapa importante do Agro +Verde. “É um projeto muito alinhado com as nossas iniciativas de proteger, restaurar e recuperar as áreas produtivas. Estamos muito felizes de conseguir entregar tudo dentro do cronograma e agora vamos partir para a segunda fase”, afirmou.

Uma das propriedades beneficiadas é a Estância Alvorada, de 25 hectares, localizada em Uberaba. O pecuarista de leite André Atílio Moura recebeu 5,6 toneladas de calcário, 1,2 tonelada de adubo formulado, além de 6 mil metros de arame e 45 catracas para a construção de cercas. “Vou corrigir o solo e jogar mais adubo na pastagem. Sem essa ajuda, eu não daria conta de fazer, teria que ser aos poucos. Esta parceria foi ótima”, disse André.

Produtor André Moura recebeu calcário e adubo para a recuperação de pastagem e arame para cercamento de Área de Vegetação Nativa

O técnico de campo do Sistema Faemg Senar, Ivo Perceu Campos, explicou que o calcário e o adubo vão ser utilizados para a recuperação de 3,76 hectares de pastagem na propriedade. “Vamos fazer a aplicação do calcário em julho. Além disso, o produtor já iniciou o cercamento de 6,35 hectares de Área de Vegetação Nativa, com o material que recebeu”, completou.

O pecuarista de leite André Moura é um dos beneficiados pelo projeto Agro +Verde 

Iniciativa

As ações do Agro +Verde incluem o diagnóstico da propriedade rural e das áreas de proteção legal que serão restauradas, análise de solo para levantar quais serão os insumos necessários, o fornecimento de mudas, além da capacitação dos produtores para manutenção e monitoramento das áreas restauradas. Os produtores são assistidos por técnicos de campo do Sistema Faemg Senar, em visitas mensais nas propriedades.

Segunda fase

A segunda fase do projeto vai atender mais 170 produtores rurais, totalizando 200 beneficiados na região do Triângulo Mineiro. O gerente regional do Sistema Faemg Senar, Ricardo Tuller, ressaltou que podem participar pecuaristas de corte e de leite, de 14 municípios. São eles: Uberaba, Veríssimo, Campo Florido, Uberlândia, Campina Verde, Prata, Ituiutaba, Monte Alegre de Minas, Gurinhatã, Santa Vitória, Comendador Gomes, União de Minas, Conquista e Nova Ponte.

“Estamos selecionando os produtores e aqueles que tiverem interesse podem entrar em contato com o escritório regional ou o sindicato do seu município. É necessário apresentar uma documentação específica da propriedade, que será analisada. Se for preciso, o produtor receberá as orientações para se adequar ao projeto”, concluiu Tuller.