Compartilhe

Auditoria da ISO 9001 no interior recebe ‘nota 10’

QUALIDADE
ESCRITO POR FLÁVIO CHRISTO, DE JUIZ DE FORA; E LÍLIAN MOURA, DE VIÇOSA
24/11/2023 . SISTEMA FAEMG, SENAR

A qualidade dos serviços oferecidos pelo Sistema Faemg Senar pode ser comprovada nos diversos casos de sucesso e na satisfação de seus clientes. Visando a melhoria contínua, o Senar Minas buscou a certificação ISO 9001 há quase 20 anos para os serviços de Formação Profissional Rural, Promoção Social e incluiu, recentemente, a Assistência Técnica e Gerencial.

Por isso, no início de novembro foram realizadas, por quatro dias, verificações na sede do Sistema Faemg Senar em Belo Horizonte, e visitas ao escritório regional de Viçosa e ao escritório regional de Juiz de Fora, sendo, neste último, auditado um curso de formação profissional rural. As auditorias foram feitas por um representante da certificadora DNV Business Assurance, para verificar se os processos estão atendendo aos requisitos da norma ISO e demais normativos.

Em Belo Horizonte, a partir da esquerda: o auditor da DNV Miguel Paiva; a gerente de Administração e Finanças do Sistema Faemg, Ana Lúcia Campos; o superintendente do Senar Minas, Celso Furtado Jr.; e a analista de Qualidade Márcia Betti

A certificação atesta a qualidade dos serviços prestados e a auditoria, que ocorre por amostragem, analisa processos e documentações dos setores, e evidências de conformidade. “Conseguimos gerar evidências do cumprimento de todos os requisitos normativos. Nenhuma não conformidade foi identificada. Portanto, conseguimos manter nossa recomendação à certificação ISO 9001:2015 por mais um ano”, disse Celso Furtado Júnior, superintendente do Senar Minas.

Na auditoria realizada no curso de Inseminador, na cidade de Piedade do Rio Grande, foi verificado se o curso estava atendendo as necessidades dos produtores e trabalhadores rurais, e se a documentação estava de acordo com os critérios definidos para sua realização.

Auditoria Piedade do Rio Grande, na regional de Juiz de Fora

“Fizeram uma análise criteriosa, levando em conta métodos de ensino, ensinamentos prático e teórico. Estávamos confiantes no resultado positivo, pois sabemos que fazemos o trabalho da maneira correta”, contou Emerson Simão, gerente regional do Sistema Faemg Senar em Juiz de Fora, que acompanhou a auditoria em Piedade do Rio Grande.

Em Viçosa, o gerente regional Marcos Reis destacou que a auditoria foi exitosa e atribuiu a avaliação positiva à dedicação e empenho da equipe. “Uma prática que adotamos, especificamente o controle das pendências junto às entidades cooperadas, virará benchmarking para as demais regionais, bem como nossa apresentação das ações durante o ano.  Vamos continuar evoluindo pensando juntos novas formas de controle, indicadores, iniciativas e ações de forma geral”, finalizou.

ER de Viçosa passou por avaliação dos auditores