Compartilhe


CCS Agro discute os embargos remotos em áreas desmatadas

PRODUÇÃO SUSTENTÁVEL
ESCRITO POR ASCOM
30/10/2024 . SISTEMA FAEMG, SINDICATOS, SENAR, INAES, FAEMG

O Sistema Faemg Senar promoveu a 12ª reunião do Comitê Consultivo de Sustentabilidade do Agro Mineiro (CCS Agro), nesta quarta-feira (30). O encontro, realizado de forma híbrida, reuniu o vice-presidente Secretário, Ebinho Bernardes, a equipe técnica da entidade, representantes do governo de Minas e de diferentes entidades do estado para entenderem como é feito o embargo remoto das áreas desmatadas.

O embargo é uma medida administrativa cautelar adotada pelos órgãos ambientais e aplicada sobre uma área para suspender atividades ilegais. No formato remoto, ele faz monitoramentos das áreas via satélite. A Subsecretaria de Fiscalização (Sufis) apresentou como o trabalho é feito e falou da implantação da Sala de Situação, um espaço onde é possível fazer as análises das imagens geoespaciais.

O analista de Sustentabilidade do Sistema Faemg Senar Henrique Damásio reforçou o papel da entidade no papel de orientar e apoiar os produtores rurais. “Estamos atentos aos procedimentos de fiscalização ambiental com o intuito de repassar aos nossos representantes a importância de manter a propriedade regularizada”, afirmou.

Sobre a CCS Agro – O comitê é presidido pelo Sistema Faemg Senar e tem caráter político e técnico, tendo sido criado a partir da demanda de algumas instituições em encontro com o governo estadual com o objetivo de melhorar o ambiente de negócios frente às pautas ligadas à sustentabilidade. Implementado em 2022, ele promove reuniões para discutir assuntos que sejam de interesse das entidades envolvidas, entre elas, as que representam o agro.