O mineiro é reconhecido mundialmente por muitos motivos, entre eles, por produzir de forma eficaz no campo e preparar riquezas da nossa culinária. E é a junção dessas qualidades que guia o Festival gastronômico Bar e Prosa – do Agro para o Prato, em Jaíba, no Norte de Minas. O festival, idealizado pelo Sindicato dos Produtores Rurais de Jaíba e Matias Cardoso, foi lançado nessa terça-feira (16/7).
O objetivo é valorizar a produção rural local, o polo de fruticultura, por meio de uma competição entre receitas de bares e restaurantes. As receitas precisam ter frutas produzidas na região do projeto de irrigação, como banana, manga, limão e mamão. O melhor prato será escolhido pela votação do público. Dez estabelecimentos participam do festival, que segue até setembro.
“O projeto valoriza o produtor rural e a fruticultura, que já tem relevância, com identidade geográfica reconhecida, e também é um momento importante para a economia local. Os bares e restaurantes estão dispostos a promover experiências diferenciadas e, com isso, a gente também gira a economia”, destacou o presidente do Sindicato Rural, Ciro Souza.
Além do Sindicato, o projeto, aprovado na Lei Paulo Gustavo, tem o Sebrae e a Prefeitura de Jaíba como realizadores e o Sistema Faemg Senar como parceiro. “O Norte de Minas é riquíssimo, e esse festival vai valorizar uma importante matéria-prima regional. Junto ao Sindicato Rural, estamos em busca de sempre apoiar eventos como esse”, disse o gerente regional do Sistema, Dirceu Martins.
Valorização regional
Maicon Fernandes Barbosa representa dois estabelecimentos na disputa e vê o projeto como importante para a região como um todo, inclusive para o fortalecimento da produção rural. “A maioria dos produtores é da agricultura familiar, e o festival vai agregar muito valor. Essa união vai ajudar a todos. Talvez até possa surgir uma patente de um prato novo, que leve o nome da região”, contou o empreendedor.
Além do concurso, os estabelecimentos participantes receberam consultoria dentro do Prepara Gastronomia, do Sebrae-MG. Agora, eles entendem melhor como se posicionar no mercado e aprimorar o seu negócio, valorizando o potencial regional.
“A região tem girado um turismo de negócio. Então, é relevante fazer essa promoção das frutas. Por meio da nossa culinária e daquilo em que somos referência, esperamos que haja um maior conhecimento da população sobre a importância da indicação geográfica e um aumento da demanda por esses pratos nos estabelecimentos. Para a próxima edição, já temos uma lista de espera”, explicou a analista do Sebrae Minas, Cleris Bibbo.
Cozinha Show
Para marcar o lançamento do festival, foi realizada uma Cozinha Show, com o preparo de uma moqueca de carne com banana da terra. O prato foi servido para os participantes do concurso.
O convidado foi o chef Vinicius Curtts, que deu a consultoria aos participantes do festival, conhecendo de perto a rotina dos bares e restaurantes de Jaíba. “A gente trabalhou a produção e a parte final, valorizando o ingrediente local”.