Compartilhe


Coffee Connect reúne profissionais da cadeia produtiva do café

CENTRO DE EXCELÊNCIA EM CAFEICULTURA
ESCRITO POR KAROLINE SABINO, DE VARGINHA
28/11/2024 . SISTEMA FAEMG, SINDICATOS, SENAR, INAES, FAEMG

O Superintendente do Senar Minas, Celso Furtado Júnior, esteve presente no Coffee Connect, evento promovido pelo Centro do Comércio do Café de Minas Gerais (CCCMG) e pela Plata Digital, realizado no Centro de Excelência em Cafeicultura, em Varginha. A iniciativa reuniu profissionais de toda a cadeia produtiva do café, reforçando a importância do setor cafeeiro para o desenvolvimento econômico e social de Minas Gerais e de todo o Brasil. 

O Coffee Connect promove o fortalecimento de produtores rurais e empreendedores do setor. A iniciativa reúne diversos profissionais, como proprietários de cafeterias, corretores, fornecedores e prestadores de serviços, conectando o campo à mesa. 

Em seu discurso, o superintendente do Senar Minas, Celso Furtado Júnior, destacou a relevância do produtor rural como o agente econômico responsável por impulsionar a cadeia produtiva do café.  "Todo esse cenário que vemos aqui só é possível graças ao produtor rural. É ele quem movimenta os principais fatores de produção. É na lavoura do café que essa riqueza brota e promove a dinâmica econômica que transforma a nossa realidade. Nosso agradecimento especial vai a cada um de vocês, especialmente, ao produtor rural, que é o verdadeiro protagonista nessa cadeia", afirmou o superintendente.

O Diretor do Centro de Excelência em Cafeicultura, Roberto Barata, ressaltou os avanços alcançados pelo Centro no último ano e reforçou o compromisso com a formação de profissionais qualificados para atender às demandas do agronegócio. "Há um ano, inaugurávamos este Centro com o compromisso de promover a qualificação profissional e, hoje, vemos esse resultado sendo alcançado. O Centro está crescendo cada vez mais e seguimos conectando toda a cadeia produtiva ao nosso polo de ensino, fortalecendo ainda mais o setor", afirmou.

O Secretário de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Thales Fernandes, destacou a importância do encontro para fortalecer a integração entre os diferentes elos da cadeia produtiva do café. “O café em Minas Gerais não para. Depois do sucesso da Semana Internacional do Café, em que alcançamos recordes de vendas, estamos aqui, no Coffee Connect, para somar esforços junto aos produtores, comerciantes e toda a cadeia produtiva. Este evento reflete o trabalho contínuo que realizamos para agregar valor, gerar renda e emprego, fortalecendo o café que é motivo de muito orgulho para todos os mineiros", destacou Thales Fernandes.

 

Diretor do Centro de Excelência em Cafeicultura, Roberto Barata, discursa durante o evento ao lado do superintendente do Senar Minas, Celso Furtado JR.

 Compromisso com trabalho digno no campo

Na quinta-feira (28), Fernanda Abreu, advogada do Sistema Faemg Senar, participou do painel "Trabalho Digno e Sustentabilidade Social", durante o Coffee Connect, ao lado do presidente do Centro do Comércio de Café de Minas Gerais (CCCMG), Ricardo Schneider.

Durante o painel, a advogada destacou que o Sistema Faemg Senar reafirma seu compromisso com a promoção de condições dignas e sustentáveis no campo, alinhando esforços para fortalecer as relações trabalhistas no setor agrícola.
 

Advogada do Sistema Faemg Senar, Fernanda Abreu, e presidente do Centro do Comércio de Café de Minas Gerais (CCCMG), Ricardo Schneider, durante o painel "Trabalho Digno e Sustentabilidade Social".

Estudantes participam de apresentação no Centro

Na manhã de hoje, o Superintendente do Senar Minas, Celso Furtado Júnior, e o Diretor do Centro de Excelência em Cafeicultura, Roberto Barata, conduziram uma apresentação para mais de 70 alunos da Escola Estadual Professora Selma Bastos, destacando a atuação da instituição na formação técnica de profissionais para o setor cafeeiro.

 Parque Tecnológico 

O Sistema Faemg Senar também esteve presente na inauguração do Porto Inovação, o novo parque tecnológico de Minas Gerais, localizado no Porto Seco Sul de Minas, em Varginha. O empreendimento integra o CIT Log, um condomínio industrial, tecnológico e logístico que já abriga uma estação aduaneira e mais de 100 empresas. O parque tecnológico é o primeiro do estado a ser totalmente financiado pela iniciativa privada, e conta com o apoio do Governo de Minas Gerais.

O superintendente do Senar Minas, Celso Furtado Júnior, o chefe de gabinete, Silas Canedo, o diretor do Centro de Excelência em Cafeicultura, Roberto Barata, e a gerente da Mulher, do Jovem e de Inovação do Sistema Faemg Senar, Silvana Novais, participaram da inauguração. 

Atualmente, há cerca de 1.000 parques tecnológicos em operação no mundo, sendo aproximadamente 66 no Brasil. Em Minas Gerais, o estado agora conta com 9 parques.