Compartilhe


Conheça os vencedores do Cupping

CUPPING ATEG CAFÉ+FORTE
ESCRITO POR FERNANDA TEIXEIRA E SIMON NASCIMENTO, DA ASCOM
09/11/2023 . SISTEMA FAEMG, SINDICATOS, SENAR, FAEMG

Quase duas mil amostras foram analisadas no concurso de qualidade de cafés

Vencedor em duas categorias, produtor Horácio de Moura também levou a primeira colocação geral

Trinta produtores de cafés especiais atendidos pelo programa de Assistência Técnica e Gerencial - ATeG Café + Forte do Sistema Faemg Senar tiveram o trabalho reconhecido nesta quinta-feira (9/11), durante o segundo dia da Semana Internacional do Café (SIC 2023), realizada no Expominas, em Belo Horizonte. Com o grande auditório lotado por mais de mil pessoas, o 7º Cupping de Cafés Especiais premiou os cafeicultores e técnicos de campo mais bem colocados no concurso de qualidade. Este ano, foram analisadas 1845 amostras, número recorde que representa crescimento de 1.039% em comparação com a primeira edição do concurso, em 2017.

Durante a abertura, o presidente do Sistema Faemg Senar, Antônio de Salvo, enfatizou que o conhecimento é a única forma de manter a competitividade dentro das propriedades rurais. “Precisamos investir em conhecimento e em inovação. E o ATeG faz isso de forma excepcional.  Aqui em Minas Gerais, em parceria com a CNA, estamos fazendo a nossa parte de forma muito firme, contribuindo para a transformação de vidas. Não dá mais para continuarmos produzindo no ‘achismo’ ou na experimentação, precisamos trabalhar para atingirmos alto grau de competitividade e tendo o conhecimento como a luz que baliza a nossa permanência no campo”, disse. 

CLIQUE AQUI PARA VER AS FOTOS DA PREMIAÇÃO

Presidente Antônio de Salvo e diretoria do Sistema Faemg Senar participaram da premiação 

Na premiação, foram anunciados os três primeiros colocados de cada uma das quatro regiões cafeeiras – Sul, Matas de Minas, Chapadas de Minas e Cerrado Mineiro - nas categorias natural e cereja descascado. Foram agraciados os três melhores cafés produzidos por jovens, por mulheres, práticas de manejo sustentável e também os melhores cafés do tipo conilon. Para o superintendente do Senar Minas, Celso Furtado Jr., a premiação coroa o trabalho dos cafeicultores mineiros. 

“Esse modelo que estamos adotando com o ATeG é de muito êxito e aí está o resultado, os produtores hoje estiveram aqui com suas famílias comemorando este momento. E são eles, os produtores rurais, que fazem Minas Gerais melhor e que contribuem para o desenvolvimento dos demais setores também”, citou.

Vencedor

O produtor Horácio Antônio de Moura, do sítio Três Barras, em Simonésia, na região das Matas de Minas, foi o grande vencedor da tarde. Ele levou o primeiro lugar nas categorias Matas de Minas - Cereja Descascado e Manejo Sustentável. O café produzido por Horácio também foi coroado com o 1º lugar geral do Cupping, com a pontuação de 89,05.

Gerente Executivo Técnico do Sistema, Bruno Rocha, e o produtor Horácio de Moura

“Devido às premiações e ajuda do meu técnico, melhoramos o pós-colheita, resolvemos alguns gargalos além de melhorar a produção e comercialização. Esse foi o grande diferencial: o capricho e cuidado para cuidar dos grãos, com o incentivo do Senar em participar do concurso e não desistir nunca”, celebrou Horácio.

A assessora técnica da Comissão Técnica Nacional do Café da CNA, Raquel Miranda, avalia que a SIC é um momento oportuno para o reconhecimento ao trabalho dos cafeicultores. “Para nós, da CNA, é fundamental estar aqui na SIC, porque é a principal feira de café do Brasil, da América Latina e a quinta maior do mundo. É uma oportunidade de nos reunirmos com representantes de toda a cafeicultura nacional e internacional e divulgar o que temos feito pelos produtores rurais, de ter contato com esses produtores, com profissionais que atuam junto aos produtores e com os compradores internacionais”, frisou.

Assessora técnica da Comissão Nacional do Café da CNA, Raquel Miranda

ATeG Café + Forte

Em Minas, o ATeG Café + Forte atende mais de 4.200 produtores - um dos maiores números de atendimentos realizados em todas as cadeias. Ao todo, nove grupos de produtores recebem consultoria após a participação no ATeG. O programa está presente em todas as regionais, mostrando a potencialidade do estado para produção de cafés de qualidade. São 151 técnicos de campo, 13 supervisores e um consultor master designados para as atividades.

Os primeiros grupos encerraram em os ciclos de atendimento 2020 com incremento do lucro em quase 70%. Para o gerente executivo técnico do Sistema Faemg Senar, Bruno Rocha de Melo, este ano é considerado especial não somente pelo aumento na quantidade de amostras avaliadas, mas na melhoria da sua qualidade. “Esse número de 1.845 amostras representa, se não o maior concurso do Brasil, um dos maiores, e culmina nesta grande festa que é a Semana Internacional do Café. Utilizamos nos quatro meses de provas o recém-inaugurado Centro de Excelência em Cafeicultura, que é outro grande legado para os nossos produtores rurais e pelo desenvolvimento do setor”, assinalou.

CLIQUE AQUI PARA VER AS FOTOS DA PREMIAÇÃO

Veja a lista completa de vencedores: 

1º Lugar – Geral - Horácio Antonio De Moura
2º Lugar Geral - Erivelton Alberto Da Silva Orlando
3º Lugar – Geral - Ronoaldo Rovilson De Souza

Premiação por região

Matas (Natural) – 3º Lugar - Reginaldo Alves Dos Santos
Matas (Natural) – 2º Lugar - Joel Gilmar Emerick
Matas (Natural) – 1º Lugar - Victor Crisóstomo Da Silva

Sul De Minas (Natural) – 3º Lugar – Renato Donizetti De Carvalho
Sul De Minas (Natural) – 2º Lugar – Ronoaldo Rovilson De Souza
Sul De Minas (Natural) – 1º Lugar - Erivelton Alberto Da Silva Orlando


Chapada De Minas (Natural) – 3º Lugar – Gilson Pereira Da Silva
Chapada De Minas (Natural) – 2º Lugar – Luiz Carlos Sombini
Chapada De Minas (Natural) – 1º Lugar - Marcos Nunes Dos Santos


Cerrado (Natural) – 3º Lugar – Reinaldo Assis De Ávila
Cerrado (Natural) – 2º Lugar – Erly Silva
Cerrado (Natural) – 1º Lugar - Augusto Ferreira Guimarães


Matas (Cereja Descascado) – 3º Lugar – Gilmar Caetano Da Silva
Matas (Cereja Descascado) – 2º Lugar – Eduardo Bento Medeiros
Matas (Cereja Descascado) – 1º Lugar - Horácio Antonio De Moura


Sul De Minas (Cereja Descascado) – 3º Lugar - Eduardo Fenz
Sul De Minas (Cereja Descascado) – 2º Lugar - Antonio Rodrigues De Miranda
Sul De Minas (Cereja Descascado) – 1º Lugar - Joaquim Adolfo Pinto Noronha


Chapada De Minas (Cereja Descascado) – 3º Lugar – José Daniel Santos Alves
Chapada De Minas (Cereja Descascado) – 2º Lugar – Sebastião Gomes De Almeida
Chapada De Minas (Cereja Descascado) – 1º Lugar – Claudionor De Jesus Sousa


Conilon – 3º Lugar - Lucian Cícero Medeiros
Conilon – 2º Lugar – Ronaldo Pansine
Conilon – 1º Lugar - Jurandir Lourenço De Souza

Escritório Regional Destaque – Er-05 Viçosa
Categoria Jovens – 1º Lugar - Erivelton Alberto Da Silva Orlando
Categoria Mulheres – 1º Lugar - Patrícia Da Roza Emerick

}