Conhecido por sua rica herança histórica, com capelas centenárias e paisagens exuberantes na Serra da Mantiqueira, o município de Cristina integra a renomada rota de peregrinação, que tem se destacado cada vez mais nas áreas de turismo e cultura, consolidando-se como um destino de grande relevância em Minas Gerais. Por essas razões, Cristina foi escolhida como destino da 14ª edição do Projeto Cavalgadas Temáticas, promovido pela Associação Brasileira dos Criadores do Cavalo Mangalarga Marchador (ABCCMM), com o apoio do Sistema Faemg Senar. Realizada neste sábado (24), a cavalgada reuniu entusiastas e autoridades do setor.
O percurso da cavalgada, com aproximadamente 23 quilômetros, é um trajeto histórico que percorre diversas capelas locais, simbolizando a cultura, fé e tradição. Iniciando na Igreja Matriz do Divino Espírito Santo, os participantes seguiram por um caminho que os conduziu a importantes marcos religiosos, como a Capela de Nossa Senhora do Rosário, Capela de Nossa Senhora da Glória, Capela de Nossa Senhora das Graças e Capela de Santo Expedito.
Estiveram presentes o vice-presidente de Finanças do Sistema Faemg Senar, Renato Laguardia, o superintendente do Senar Minas, Celso Furtado Jr, a presidente da Associação Brasileira dos Criadores do Cavalo Mangalarga Marchador (ABCCMM), Cristiana Gutierrez (Leia aqui), o assessor especial da presidência, Antônio Álvares (Toninho de Pompéu); o presidente do Sindicato dos Produtores Rurais de Cristina, Alysson Baltazar dos Santos; o gerente de Formação Profissional Rural e Promoção Social (GFPR/PS), Wander Magalhães, o gerente regional do Sistema em Varginha, Caio Oliveira, e outras autoridades e representantes do agronegócio.
>> Assista ao vídeo da cavalgada aqui
O presidente do Sindicato de Produtores Rurais de Cristina, Alysson Baltazar dos Santos, destacou a relevância da iniciativa para o município, enfatizando seu papel importante para a interação entre os participantes e na valorização da diversidade da região.
"Estamos extremamente satisfeitos com essa iniciativa, que é de fundamental importância para nossa comunidade. A cavalgada oferece aos cavaleiros uma oportunidade única de explorar diversos pontos desta região tão significativa, além de fortalecer os laços culturais e mostrar o que temos de melhor," explicou.
LEIA TAMBÉM - Sistema celebra tradição e cultura de cavalgada em Cristina