Dias
0 0 0
Horas
0 0
Minutos
0 0
Segundos
0 0
Compartilhe


CT de Grãos se reúne no segundo dia da Femec

FEMEC
ESCRITO POR CRISTIANE MENDONÇA E JULIANA FIDÉLIS, ASCOM
02/04/2024 . SISTEMA FAEMG, SINDICATOS, SENAR, INAES, FAEMG

O Sistema Faemg Senar promoveu, durante o segundo dia da Femec, mais uma reunião da Comissão Técnica de Grãos. O encontro contou com as presenças do presidente, Antônio de Salvo, dos vices Renato Laguardia e Ebinho Bernardes, e do secretário de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Thales Fernandes.

A situação atual do seguro agrícola, os produtos da Faemg Clube de Benefícios e as ações da CT para o próximo trimestre foram alguns dos assuntos tratados.

Na ocasião, o secretário de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Thales Fernandes, chamou atenção para a plataforma Selo Verde e a importância dela para os produtores de soja. A iniciativa do Governo de Minas, em parceria com a Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), reúne dados ambientais das cadeias produtivas do café, florestas plantadas e sojas, e agrega rastreabilidade e transparência à produção mineira. Essas informações colaboram para reduzir o desmatamento ilegal, fortalecendo, assim, as oportunidades para exportação dos commodities agrícolas.

“Temos três culturas à disposição, basta o produtor rural entrar na plataforma com o seu número de Cadastro Ambiental Rural (CAR). Ela  mostra os estudos que foram feitos desde 2008 e que não existe desmatamento naquela propriedade. A soja está na plataforma e orientamos que os produtores rurais entrem lá, tirem seu “nada consta”. Vamos fomentar isso e buscar os parceiros para encorpar a plataforma para ter mais visibilidade e o Governo Federal fazer um piloto, quem sabe, usando os nossos dados”, reforçou.

Tema que é de suma importância segundo o presidente do Sistema, Antônio de Salvo. “36% do Complexo Soja é exportado para a União Europeia, 21% o café, então o Complexo Soja não é só grão ou farelo. Por isso, pode parecer que é algo que não nos atinge, mas nos afetará muito”, alertou reforçando a importância do envolvimento dos produtores no uso da plataforma Selo Verde.

Já o presidente da CT de Grãos, Paulo Mendonça Filho, destacou outros temas que, segundo ele, também foram importantes no encontro. “A questão do seguro agrícola, num momento que preocupa o produtor rural, os preços das commodities que estão em baixa e a questão em relação à segurança no campo que, em algumas regiões, nós ainda estamos com certa precariedade”, finalizou.

Programação da Femec

Nesta quarta-feira (03/04), a Femec será palco da reunião do Núcleo dos Sindicatos Rurais do Triângulo Mineiro e Alto Paranaíba, às 8h30. No dia 04 de abril, a partir das 9h, o Sistema Faemg Senar promoverá o evento “Desenvolvimento Sustentável e Valorização Econômica”, com apresentação do projeto Agro + Verde, uma iniciativa do Instituto Antônio Ernesto de Salvo (Inaes) e da Cargill. A programação é aberta aos produtores rurais e inclui palestra sobre a geração de renda em Reserva Legal e Área de Preservação Permanente no auditório do Sindicato Rural. Ainda no dia 04, a partir das 14h, o Sistema Faemg Senar tem participação no 4º Encontro das Mulheres Mineiras do Agronegócio, com palestra da gerente da Mulher, do Jovem e de Inovação, Silvana Novais.

No Pavilhão do Agronegócio, o Sistema Faemg Senar tem um estande para apresentação dos produtos e serviços. Neste local também são realizadas 13 oficinas gratuitas para os produtores rurais, com temas diversos como Agricultura de Precisão, Bem-estar Animal e Sanidade, Qualidade do Leite, Pecuária de Precisão, Biosseguridade na Suinocultura, entre outros.

Femec 2024

A 11ª edição da Femec tem como novidade a Arena da Tecnologia – espaço onde estarão concentradas empresas de máquinas e equipamentos com alta tecnologia embarcada para a operação rural. A feira reúne ainda as principais montadoras de veículos de carga, off road e de passeio, além de maquinário para a construção civil e indústria fotovoltaica, náutica, além de outros produtos e serviços destinados à produção agropecuária.

A Femec 2024 apresenta também os Campos Demonstrativos de Sementes e Insumos, mostras e exposições de animais, leilões e painéis temáticos. Em 2023, a feira recebeu cerca de 100 mil visitantes de várias partes do país, mais de 300 expositores e promoveu negócios na ordem de R$ 2,4 bilhões. O evento é realizado no Parque de Exposições Camaru e tem entrada gratuita.

 

Perdeu algum conteúdo da Femec 2024? Acompanhe abaixo: