A cadeia produtiva do leite foi o centro das discussões do 3º Dia de Campo do Sindicato dos Produtores Rurais de São João Nepomuceno, realizado na manhã desta sexta-feira (1°/11). O evento, que reuniu cerca de 150 pessoas, contou com a participação de especialistas e representantes de diversas entidades do setor. Duante o encontro, foram abordados temas como representatividade, mercado do leite e bem-estar animal.
O Vice-presidente de Finanças do Sistema Faemg Senar, Renato Laguardia, participou do Dia de Campo que também contou com representantes dos sindicatos de Mar de Espanha, Rio Pomba, Guarani, Descoberto e Bicas.
Em sua apresentação, Renato Laguardia abordou a representação, defesa e valorização dos produtores rurais e falou sobre as perspectivas para o mercado do leite. “Nós temos departamentos voltados para a economia agropecuária, que auxiliam com informações de várias cadeias, que permitem ao produtor rural ter controle sobre o preço do que ele produz”, afirmou.
Renato também trouxe dados da pesquisa encomendada pelo Sistema Faemg Senar ao instituto Quest, sobre a percepção da população sobre o agro mineiro. “41% reconhecem a agropecuária como a atividade mais importante do estado”, concluiu. Temas como padronização de processos, estresse térmico para vacas leiteiras e manejo nutricional de plantas também fizeram parte da programação.
O Dia de Campo é uma realização do Sindicato Rural de São João Nepomuceno, Sistema Faemg Senar e Cachaça Araci. O evento foi realizado na Fazenda dos Campos, no povoado de Araci, zona rural de São João Nepomuceno.