Compartilhe


Dia de Campo valoriza queijo minas artesanal, no Vale do Jequitinhonha

QUEIJO MINAS ARTESANAL
ESCRITO POR IZABELLA MACHADO, DE ARAÇUAÍ
25/05/2023 . SISTEMA FAEMG, SINDICATOS, SENAR, INAES, FAEMG

Em Diamantina, no mês de maio, a Fazenda Braúnas recebeu o programa do Sistema Faemg Senar - Dia de Campo. O encontro foi realizado em parceria com a Prefeitura Municipal e a Associação de Produtores de Queijo Artesanal da Região de Diamantina - Aprodia. O Queijo Minas Artesanal (QMA) foi o tema do evento que teve na programação quatro palestras e uma visita guiada.

A região de Diamantina é reconhecida como produtora de Queijo Minas Artesanal 

“Atingimos o nosso objetivo principal que foi integrar conhecimentos teóricos com a prática, trocar experiências em uma propriedade vitrine do Queijo Minas Artesanal e, principalmente, resgatar a cultura da produção de queijos artesanais na região. Tivemos vários retornos positivos de produtores de leite, que pensam em migrar ou usar parte de sua produção na fabricação do produto para agregar valor e renda às propriedades”, explicou o Presidente do Sindicato dos Produtores Rurais de Diamantina, Roberto Vial Costa.

Mais de 200 participantes marcaram presença no Dia de Campo. “Informação sempre é bom e o Sistema Faemg Senar faz isso por meio de cursos, palestras, capacitações. É uma parceria essencial”, disse o proprietário da fazenda Braúnas, fundador e presidente da Aprodia.

Muito produtores acompanharam o Dia de Campo em Diamantina

A presença e o apoio de diversos municípios foram creditados pelo agente de desenvolvimento regional Jader Brant. “Todas as cidades que atendemos enviaram produtores. A repercussão foi excelente e entendemos que fortaleceu o nosso grupo de trabalho e a tradição da região na produção de queijo”, detalhou o agente.

O vice-prefeito de Diamantina, Alexandre Magno, que também responde pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Turismo, ressaltou “que a produção de queijo artesanal desempenha um papel importante como atrativo turístico, e é impulsionador da economia das localidades produtoras e, com isso, também beneficia 42 produtores que passaram a ter um reconhecimento nacional pela qualidade de produtos”, concluiu.

A Fazenda Braúnas sediou o Dia de Campo

Produtora de QMA

A região de Diamantina, Gouveia, Datas, Monjolos, Couto de Magalhães de Minas, São Gonçalo do Rio Preto, Felício dos Santos, Senador Modestino Gonçalves e Presidente Kubitschek foi reconhecida como produtora de Queijo Minas Artesanal (QMA) em março de 2022.

“Investimos e contribuímos para desenvolver a região na produção de queijos artesanais, especialmente a de Diamantina, fomentando a profissionalização do produtor, o aumento de renda e de produtividade e a melhoria na qualidade de vida”, ressaltou o gerente regional do Sistema Faemg Senar, em Araçuaí, Luiz Rodolfo Antunes Quaresma.

}