Compartilhe


Diretoria do Sistema Faemg Senar visita Centro, em Varginha

CENTRO DE EXCELÊNCIA EM CAFEICULTURA
ESCRITO POR LUCIANA TRINDADE, DE VARGINHA
17/02/2023 . SISTEMA FAEMG, SINDICATOS, SENAR, FAEMG

A diretoria do Sistema Faemg Senar realizou, nesta semana, nova visita de acompanhamento às obras do Centro de Excelência em Cafeicultura, localizado em Varginha, no Sul do estado. A comitiva foi composta pelo presidente da Faemg, Antônio Pitangui de Salvo, o superintende do Senar, Christiano Nascif, o vice-presidente de Finanças, Renato Laguardia, o vice-presidente de Secretaria, Ebinho Bernardes, e o assessor especial da diretoria, Antônio Alvares, o Toninho de Pompéu. O grupo também contou com gerentes e analistas da sede, em Belo Horizonte, e de Varginha.

A partir da esquerda: Ebinho Bernardes, Toninho de Pompéu, Antônio de Salvo, Renato Laguardia e Christiano Nascif

Já em fase final de acabamento, o grupo veio analisar os últimos detalhes antes da inauguração do espaço, prevista para ocorrer no mês de março. “As obras estão quase finalizadas e estou esperançoso com o início das atividades e com o que isso poderá trazer para a cafeicultura mineira e brasileira em todos os aspectos, desde torra, qualidade e melhoria dos produtos oriundos do café, até o fomento de capacitações profissionais. Sem dúvidas, vai ser um marco para o setor, que nos reconhecerá definitivamente como o melhor café do mundo”, afirma Antônio de Salvo.

Para o superintende do Senar, Christiano Nascif, estes últimos dias antes da abertura para o público externo são os mais aguardados por toda a cadeia cafeeira. “Agora, aumenta o nosso desafio de fazer toda a essa grande estrutura funcionar. Mas, já temos trabalhando aqui, desde o início do mês, uma equipe muito competente que vai trazer muito sucesso para toda região”.

Estrutura

O Centro de Excelência em Cafeicultura é um espaço totalmente dedicado à cafeicultura brasileira. Com área construída de aproximadamente 5 mil metros quadrados e instalado em um terreno de 20 mil metros quadrados, localizado ao lado da Fazenda Experimental da Fundação Procafé, o local possui espaço para exposições, centro de convenções, quatro laboratórios (um exclusivo para cafés especiais), salas de aulas, além de áreas para pesquisas e experimentos.

Equipe do Sistema Faemg Senar em visita ao Centro de Excelência em Cafeicultura

De acordo com Renato Laguardia, “o local é realmente de excelência, muito bem estruturado e elaborado para atender cafeicultores de todas as regiões produtoras do país. Após a inauguração, certamente se firmará como um centro de referência na análise de cafés e capacitação de jovens para atuarem no setor”.

“Fiquei impressionado com a estrutura do Centro de Excelência em Cafeicultura e muito entusiasmado, porque os nossos produtores rurais merecem isso. Muito em breve, poderemos melhorar ainda mais a forma de comercialização do café, já que será possível fazer experimentos daquilo que, de fato, é de interesse dos cafeicultores”, é o que diz Ebinho Bernardes.

Para Toninho de Pompéu, a sua primeira visita ao espaço foi uma agradável surpresa. “O local é muito grandioso. Sem dúvidas, o Centro de Excelência em Cafeicultura é uma das maiores ações já realizadas em benefício da cafeicultura brasileira. Já estou ansioso para ver toda o espaço, que tem padrões internacionais, cheio de cafeicultores e jovens em busca de qualificação profissional”, conclui. 

}