Compartilhe


Drone de pulverização é novidade nos cursos do Sistema Faemg Senar

MAIS TECNOLÓGICO, DIGITAL E VIRTUAL
ESCRITO POR JULIANA FIDELIS, DE UBERABA
10/06/2024 . SISTEMA FAEMG, SINDICATOS, SENAR

O curso “Operador de aeronaves não tripuladas – Drone (asa rotativa) – Pulverização de defensivos agrícolas” já está disponível no catálogo do Sistema Faemg Senar. O primeiro treinamento e o repasse técnico para capacitação de novos instrutores foram realizados na última semana, no município de Perdizes, no Triângulo Mineiro. A novidade conta com 24 horas de aulas e as turmas podem ter de 6 a 8 alunos cada.

Pulverização com drone já está disponível no catálogo de cursos do Senar Minas

O superintendente do Senar Minas, Celso Furtado Júnior, destacou que a capacitação em operação de drones para pulverização é mais um passo rumo à modernização. “A ampliação dos treinamentos de drones é um dos nossos objetivos. Precisamos treinar o que o mercado de trabalho rural demanda frente às inovações da agropecuária. Seguimos firmes no propósito de um Senar Minas mais tecnológico, digital e virtual”, disse.

Instrutores fazem a montagem do equipamento durante o repasse técnico

De acordo com o analista técnico de Formação Profissional Rural do Sistema Faemg Senar, Alexandre Martins, sete instrutores estão capacitados para ministrar o novo curso, após a realização do repasse técnico. “Já está disponível para todo o estado, para que possa ser ofertado pelos sindicatos rurais e nossos parceiros. O objetivo é atingir o maior número de participantes possível, que queiram trabalhar com o drone nas propriedades rurais e também se tornarem prestadores de serviço no ambiente rural, fortalecendo o agro mineiro e suas atividades”, explicou.

O instrutor José Renato Araújo contou que o curso abrange a legislação, o uso de equipamentos de proteção individuais (EPI’s), a classificação de defensivos, a operação do drone, entre outros aspectos. “Diferentemente do trator, com o drone o piloto está remoto. Por isso a necessidade de fazer o treinamento do uso desta tecnologia. Entre as vantagens para a utilização do drone está o não amassamento da lavoura e a possibilidade de pulverização mesmo quando o solo está úmido”, afirmou José Renato, destacando que o equipamento é mais eficiente, o que proporciona melhor retorno financeiro ao produtor.

Instrutores que participaram do repasse técnico em Perdizes, juntamente com o analista técnico Alexandre Martins e o gerente regional Ricardo Tuller

Alta demanda em Minas Gerais

Lucas Reichelm Costa saiu do município de Aimorés, na região do Vale do Rio Doce, para acompanhar o repasse técnico no Triângulo Mineiro. “Acredito que este é o curso mais aguardado no Senar. Eu já atuo nas áreas de defensivos agrícolas e de drone, e sempre perguntam por este treinamento. A demanda é gigantesca, vai agregar muito no catálogo de cursos”, disse o instrutor.

Parte teórica do repasse técnico aos instrutores, em Perdizes

A instrutora Virgínia Dutra de Araújo, de Montes Claros, confirmou que vários sindicatos da região Norte do estado estavam aguardando a oportunidade. “Com esse repasse, vamos atender a demanda que é crescente. Já temos muitos produtores esperando por este treinamento”, completou.

O gerente regional do Sistema Faemg Senar em Uberaba, Ricardo Tuller, ressaltou que o Triângulo Mineiro também sediou o piloto do curso, realizado em março, em Campo Florido. “Esta região investe muito em tecnologia, mas está carente de mão de obra capacitada para a pulverização com drone. Com certeza, a oferta do curso vai suprir esta demanda e incrementar o uso do equipamento nas propriedades rurais”, concluiu.

Instrutor do repasse técnico José Renato Araújo