Compartilhe


Encontro Regional em Patos de Minas

CONSELEITE-MG
ESCRITO POR ÉLCIO FONSECA, DE PATOS DE MINAS
25/05/2023 . SISTEMA FAEMG, SINDICATOS, SENAR, INAES, FAEMG

 Encontro reuniu cerca de 200 produtores de leite no auditório do Memorial do Milho, no Parque de Exposições de Patos de Minas

A 62ª Fenamilho, realizada pelo Sindicato dos Produtores Rurais de Patos de Minas, sediou o 5º Encontro Regional do Conseleite-MG, nessa quarta-feira (24/5), no auditório do Memorial do Milho, no Parque de Exposições Sebastião Alves do Nascimento. A cidade do Alto Paranaíba representa a maior bacia leiteira de Minas Gerais e a segunda do país.

Com presença de representantes da Comissão Técnica de Pecuária de Leite do Sistema Faemg Senar e das indústrias de laticínios de Minas Gerais (Silemg e Sistema Ocemg), o objetivo foi apresentar o Conseleite-MG e a ferramenta de cálculo do valor de referência do leite, que permite dar previsibilidade para o produtor.  

Pecuaristas compareceram no encontro regional

“Normalmente, o produtor trabalha o mês inteiro, entrega seu produto e só fica sabendo do valor que vai receber no mês seguinte. O Conseleite tem esta grande virtude de gerar um valor referência para o próximo mês, dando uma tranquilidade ao produtor, que passa a ter uma previsão do que vai receber e, assim, consegue se organizar melhor”, explica o presidente da Comissão Técnica de Pecuária de Leite do Sistema Faemg Senar, Jônadan Ma.

O presidente da Comissão Técnica de Pecuária de Leite, Jônadan Ma

O diretor tecnológico do Silemg, Yago Silveira, acrescenta que a metodologia do Conseleite gera uma estabilidade dentro da cadeia do leite. “Estamos reunindo indústria e produtores para discutir os dados, dando mais transparência e tranquilidade para o setor, diminuindo as incertezas com relação ao leite. É preciso saber as tendências do mercado para que o produtor possa se ajustar na produtividade e saber quais serão os impactos nos gastos diários”.

“Ter este controle gerencial e de mercado é importante para obter sucesso na atividade. Quanto mais a gente reúne, mais informações são compartilhadas. Por isso é tão importante fortalecer esta união, para que todos entendam o mercado do leite”, ressalta o representante do Sistema Ocemg, Vasco Praça Filho.

Durante o encontro os produtores puderam tirar dúvidas e conseguiram se orientar melhor, conversando diretamente com os laticínios. “Os encontros do Conseleite têm possibilitado o amplo diálogo entre todos os envolvidos nessa cadeia produtiva. Parabenizamos os produtores que participaram em massa, lotando o auditório no Parque de Exposições de Patos de Minas”, destaca o gerente regional do Sistema Faemg Senar em Patos de Minas, Sérgio Coelho.

A anfitriã, presidente do Sindicato dos Produtores Rurais de Patos de Minas, Jane Campos, agradeceu a participação dos produtores e entidades do segmento. “Estamos muito felizes de sediar um encontro do Conseleite, era realmente um sonho nosso, ainda mais integrando a programação oficial da Fenamilho. É um prazer receber a todos em nosso evento, que está de volta após três anos, superando todas as expectativas”. 

Participação da Diretoria

Também participaram do 5º Encontro Regional do Conseleite-MG em Patos de Minas, o presidente do Sistema Faemg Senar, Antônio Pitangui de Salvo, o vice-presidente de Secretaria, Ebinho Bernardes, e o vice-presidente de Finanças, Renato Laguardia.

O presidente do Sistema Faemg Senar, Antônio de Salvo

“Os encontros têm permitido transmitir a milhares de produtores de leite do estado o que é o Conseleite e o que temos desenvolvido para obter uma previsibilidade melhor do mercado. Com o esforço conjunto do Sistema Faemg Senar, Silemg e Sistema Ocemg estamos conseguindo informar aos produtores quais serão os preços do leite no próximo mês, o que é essencial para eles”, salienta Antônio de Salvo.

Renato Laguardia chama atenção para a importância de discussão do tema com os produtores mineiros. “Estamos participando dos encontros em todo o estado e não poderíamos ficar de fora da edição em Patos de Minas, a maior bacia leiteira do estado. Estamos reunindo todos os envolvidos da cadeia do leite para divulgar o que é o Conseleite e essa ferramenta que deve ser multiplicada entre os produtores como forma de ajuda-los nas tomadas de decisões em suas propriedades”.

Já Ebinho Bernardes lembra que o produtor de leite é continuamente desafiado pelos altos custos de produção. “Por isso, o Conseleite-MG assume este compromisso de dar mais previsibilidade para o produtor com relação ao mercado, oferecendo a ele uma ferramenta confiável que o auxilia nas negociações com os laticínios. Este é o propósito do Sistema Faemg Senar”.